Sustentabilidade na prática: contribuição da Análise do Ciclo de Vida para a certificação LEED

Análise de Ciclo de Vida

A Roca Brasil Cerámica é uma empresa com DNA global que criou diversas iniciativas para minimizar o impacto ambiental em seu processo de produção, além de agregar valor aos projetos de quem utiliza os seus produtos graças à maior durabilidade dos produtos. Esses valores também contribuem para a obtenção de certificações sustentáveis e incrementam o valor dos empreendimentos. 

No Relatório de Sustentabilidade da Roca Brasil, você conseguirá conferir todas as medidas adotadas que favorecem a construção de um mundo mais sustentável e colaboram com a preservação ambiental. Neste post, vamos falar sobre a Análise de Ciclo de Vida (ACV) e como ela contribui para a obtenção de certificações sustentáveis, como a Certificação LEED.

Gostaria de saber mais sobre o Relatório de Sustentabilidade 2022 da Roca? Acompanhe a leitura!

Qual é a importância da produção sustentável?

A produção sustentável facilita a conservação dos recursos naturais, que são finitos, para garantir a saúde e a segurança das próximas gerações. Muitas atividades produtivas são uma ameaça ao ecossistema se as empresas não fizerem investimentos em sustentabilidade. Esse conceito tornou-se relevante diante da sociedade que consome cada vez mais. Observe abaixo outros detalhes!

Conservação ambiental

Diante do crescimento do consumismo, o nosso planeta teve a sua capacidade de geração de recursos naturais comprometida. Hoje os recursos naturais já foram impactados pela atividade industrial e muitos nem podem ser utilizados. A produção sustentável é uma alternativa que se relaciona com a preocupação social, conservação ambiental e crescimento econômico.

Redução das desigualdades sociais

O desenvolvimento sustentável gera a interdependência entre meio ambiente, economia e sociedade. As medidas realizadas pelas empresas visam à redução da desigualdade social, a preservação ambiental e a estabilidade econômica. Elas se baseiam em um conjunto de princípios e ações de cunho social destinadas a diminuir os prejuízos ambientais para a sobrevivência da humanidade.

Aumento da lucratividade

A aplicação de medidas sustentáveis nas empresas favorece a reutilização de diversos recursos ambientais e a elevação dos lucros. Os colaboradores que se dedicam a preservar a natureza apostam no uso de meios de transportes não poluentes, na coleta seletiva, na aquisição de equipamentos que diminuem o consumo de energia, entre outras ações.

Progresso econômico

A sustentabilidade propicia o progresso econômico da sociedade tendo como base a preservação dos ecossistemas. Os recursos naturais passam a ser utilizados de modo racional para que não se esgotem e fiquem disponíveis para as próximas gerações. Dessa forma, o desenvolvimento das empresas depende da realização de atividades produtivas que conservem as águas, o solo, o ar etc.

Controle do aquecimento global

Os termos produção sustentável estão relacionados aos mais variados debates sobre as condições ambientais que iniciaram ainda no século XX. A preocupação com os recursos naturais começou a crescer em função dos efeitos negativos causados pela poluição e exploração incessante do meio ambiente. Questões como o aquecimento global e mudanças climáticas começaram a ser estudadas para que haja um controle.

Quais são as principais informações da Avaliação do Ciclo de Vida?

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) refere-se a um método de alta especificidade, que requer a realização de estudos de cada caso antes de aplicar práticas e ferramentas sustentáveis na cadeia produtiva de serviços ou produtos. Veja a seguir as informações mais relevantes sobre essa análise que surgiu com o reconhecimento da importância da proteção ambiental:

Requisitos da ACV

Os requisitos e orientações para realizar essa avaliação estão na Norma Brasileira Regulamentadora — NBR ISO 14044 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os estudos decorrentes da aplicação dessas regras servem para avaliar a exploração de matérias-primas, industrialização, transporte, reutilização e destinação final. O seu objetivo é diminuir os impactos da fabricação e do consumo de bens.

A técnica ACV tem a finalidade de entender e trabalhar para a redução dos efeitos negativos originados pelas atividades humanas. Trata-se de uma metodologia moldável e ampla em virtude da existência de processos complexos. Ela pode ser utilizada em todos os procedimentos que envolvem a criação de produtos com valor agregado.

Finalidades 

A ACV foi elaborada tendo como finalidade o atendimento de vários aspectos, como o aumento do nível de informações fornecidas aos gestores das indústrias, das organizações não-governamentais ou governamentais. Esses dados são relevantes para a definição de prioridades, planejamento estratégico ou reformulação de processos, ou projetos. Além disso, ajudam a identificar possibilidades de melhorias em diversos pontos.

A ACV tem o seu foco nos impactos ambientais causados por processos produtivos. Sendo assim, a metodologia facilita a escolha dos tomadores de decisões em relação aos indicadores de desempenho relevantes, às técnicas de medição e às ações de marketing referentes à elaboração de declaração ambiental, rotulagem ou apresentação de reivindicação para a preservação do meio ambiente.

Fases 

Os estudos de ACV são compostos por algumas fases, dentre as quais estão a fase de interpretação, avaliação de impactos, análise de inventário e definição de objetivo e escopo. O escopo vai depender do objetivo de cada estudo, nível de detalhamento e limitações. Já a abrangência e profundidade da análise pode variar conforme os objetivos dos profissionais responsáveis.

Depois disso, surge a fase de avaliação do Inventário do Ciclo de Vida (ICV). Nela é criado um documento que contém todas as informações de entradas e saídas relacionadas ao estudo em questão. É preciso realizar a coleta dos dados essenciais para atingir as metas do gestor. A próxima etapa é a análise dos Impactos do ciclo de vida (AICV).

Essa terceira fase serve para a obtenção de dados adicionais que ajudarão na compreensão da relevância dos resultados do ICV dos produtos para a proteção ambiental. Por fim, a última fase de ACV trata da discussão ou interpretação das informações obtidas durante o estudo para chegar a uma conclusão e fazer recomendações que facilitem a tomada de decisão.

Procedimentos

Algumas situações exigem somente a realização da análise de inventário e a sua interpretação para atingir o objetivo da ACV. A NBR ISO 14044 fornece detalhes sobre esses dois tipos de estudos que são semelhantes, mas não devem ser confundidos. Os dados obtidos em um estudo de ICV ou ACV podem ser úteis nos processos decisórios.

Contudo, é importante que os contextos e pressupostos sejam equivalentes e que sejam atendidas as regras que garantem a transparência das avaliações. Portanto, a ACV é apenas uma entre diversas técnicas de gerenciamento ambiental. Existem outras, como a auditoria ambiental, avaliação de risco, avaliação de impacto ambiental, e avaliação de desempenho ambiental.

É necessário escolher qual delas é a mais indicada para cada caso, já que a ACV não tem como foco as características sociais ou econômicas de um bem de consumo. No entanto, a abordagem da metodologia é apropriada para a análise de outros aspectos de modo que não se destine a ampliar ou a alterar as obrigações das empresas.

Variações

As variações dependem do objetivo e do escopo do projeto, pois podem iniciar do berço ao portão de fábrica, do portão ao portão ou do berço ao túmulo. As variantes devem ser consideradas de acordo com a complexidade indicada pelo profissional responsável. Por exemplo, uma aplicação relevante no Brasil pode ser o desperdício dos resíduos orgânicos.

Como funciona a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) da Roca?

A Roca Brasil Cerámica é a primeira indústria brasileira de revestimentos cerâmicos a realizar a Análise de Ciclo de Vida (ACV). Essa prática consiste em analisar de forma sistemática os impactos ambientais dos processos e produtos de uma empresa.

Com ela, as empresas compreendem as incidências ambientais dos seus processos produtivos, possibilitando que elas adotem medidas que minimizem impactos ambientais. Ao realizar a ACV, a Roca analisou os efeitos associados às atividades produtivas durante as fases de extração de matérias-primas, transporte de insumo e produção. 

A realização da Análise de Ciclo de Vida e a adoção de diversas medidas, conferiu a determinados produtos da Roca a possibilidade de contribuírem para a Certificação LEED. Assim, os clientes que almejam construir edifícios certificados, podem adquirir produtos da Roca com a certeza de que eles o ajudarão a obter a certificação desejada.

Como funciona a produção da Roca Cerámica?

A Roca Brasil Cerámica tem como objetivo trabalhar com ecoeficiência, unindo responsabilidade ambiental com inteligência de mercado e praticidade. Com os produtos dessa parceria, é possível desenvolver projetos comprometidos com o meio ambiente, como exemplo, o edifício residencial Almáa Cabral, desenvolvido pela Construtora Laguna, empresa referência em empreendimentos que aliam design inovador e tecnologia de ponta com sustentabilidade. 

Energia renovável

O edifício tem certificação GBC Platinum devido às suas ações voltadas para o desempenho energético e energia renovável. O Almáa foi construído de forma a privilegiar a entrada de luz natural, reduzindo bastante o consumo de energia. O sistema de placas fotovoltaicas atende 100% do consumo de energia das tomadas usadas para carregar carros elétricos e 30% nas áreas comuns.

Conforto térmico 

Para ajudar a otimizar o desempenho energético, foram utilizados pisos da Roca. Nossos produtos favorecem a luminosidade e contribuem para o conforto térmico dentro dos apartamentos, ajudando a aumentar o bem-estar dos moradores e a reduzir o consumo de energia. 

Emissão de gases e carbono

Outro fator que contribuiu para a certificação foi a regionalidade da Roca. Como o edifício foi construído em Curitiba (PR) e boa parte da matéria-prima utilizada por nós é originária do Paraná, foi possível reduzir a emissão de gases e pegada de carbono, tendo em vista que não foi necessário deslocar o material por longas distâncias. 

Redução de desperdícios

Por fim, vale mencionar a redução de desperdícios dentro da obra graças à dimensão correta dos porcelanatos, dentro de uma paginação já programada dentro do projeto. Atualmente, a Laguna é a empresa com o maior número de edifícios sustentáveis ou em processo de certificação no sul do país e única incorporadora membro do Internacional WELL Building Institute. 

Certificação LEED

Antes de mostrarmos na prática como a Roca contribui para a obtenção de certificações sustentáveis, vale relembrar o que seria a Certificação LEED. A Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) corresponde a uma certificação internacional criada com o objetivo de incentivar a transformação dos projetos, obras e operações das edificações, com foco na sustentabilidade de suas atuações.

Entendeu como funciona a sustentabilidade na prática e qual é a contribuição da análise do ciclo de vida para a certificação LEED? Para obtê-la, o projeto precisa atingir uma pontuação específica que leva em consideração todo o ciclo de vida do empreendimento ou produto. Além dos benefícios ambientais, como economia de água, energia e recursos naturais, a certificação LEED também colabora para a diminuição dos custos operacionais, diminuição dos riscos regulatórios, valorização do imóvel e menor obsolescência da edificação. 

Agora, se quiser ficar por dentro de todas as iniciativas sustentáveis da Roca Brasil Cerámica, acesse o nosso Relatório de Sustentabilidade.

Agora, se quiser ficar por dentro de todas as iniciativas sustentáveis da Roca Brasil Cerámica, acesse o nosso Relatório de Sustentabilidade.

Compartilhe:

Relacionados