Dia Mundial da Água: conheça as ações de sustentabilidade da Roca Brasil Cerámica

A Roca Brasil Cerámica está constantemente promovendo melhorias em seus processos com o objetivo de reduzir seus impactos ambientais. Prova disso, é ter sido o primeiro grupo da área a realizar a Análise do Ciclo de Vida dos produtos (ACV). Trata-se de um relatório detalhado de todos os recursos (matérias-primas, combustíveis, emissões de poluentes, uso de água etc.) utilizados na produção para a quantificação dos impactos ambientais. 

Dessa forma, é possível trabalhar com ecoeficiência, unindo responsabilidade ambiental e inteligência de mercado. Como resultado, obtêm-se produtos que agregam benefícios à qualidade de vida do usuário e, ao mesmo tempo, respeitam e otimizam os recursos naturais.

Ademais, os profissionais que utilizam produtos da marca conseguem obter a pontuação necessária para conquistar certificações sustentáveis, como a Certificação LEED, por exemplo. Além da ACV, a Roca Brasil Cerâmica promove outras iniciativas sustentáveis visando a redução do impacto ambiental e o desperdício de recursos.

É por isso que, em comemoração ao Dia Mundial da Água, neste artigo vamos abordar todas as iniciativas da Roca Cerámica visando uma produção sustentável que dizem respeito a este recurso. Além disso, vamos apresentar ainda outras ações de sustentabilidade adotada pela empresa. Confira! 

Apoiar o Dia Mundial da Água

Em 22 de março comemoramos o Dia Mundial da Água. A data foi instituída por uma Assembleia Nações Unidas para o Meio Ambiente em 21 de fevereiro de 1992 com o objetivo de debater os usos e o futuro do recurso natural no Planeta. 

Diante disso, uma das ações de sustentabilidade da Roca Cerâmica é apoiar o Dia Mundial da Água e ir mais além: propor soluções que vão ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável do milênio n° 6 (Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos) e n°14 (Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável).

Priorizar a reutilização da água

A água é um dos recursos naturais mais utilizados na produção de pisos cerâmicos e, por esse motivo, sempre esteve no topo da lista de ações sustentáveis. Para contribuir com esse processo, a Roca Cerâmica Brasil implementou Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) em sua Unidade Industrial. Com esse mecanismo, a empresa consegue tratar e reutilizar 100% da água durante o processo de fabricação das peças.

O tratamento de água segue os mais rigorosos padrões de qualidade, ultrapassando significativamente os padrões exigidos por lei. Além disso, vale destacar que a porcentagem de água que retorna para a natureza, seja em forma líquida ou em forma gasosa, apresenta um alto padrão de qualidade e limpeza.

Além disso, todos os centros administrativos utilizam metais com temporizadores sanitários com redutor de fluxo de água. Para complementar, frequentemente são desenvolvidas campanhas de conscientização para que todos do grupo Roca Brasil Cerâmica estejam unidos nesse propósito.

Para além dessas medidas, a Roca, buscando a constante inovação, desenvolveu peças com o consumo mais consciente de água, no qual também é possível fazer a reutilização. É o caso do W + W Roca, peça que une lavatório e bacia sanitária em um único produto. Com isso, a água utilizada para lavar as mãos é filtrada e pode ser utilizada na bacia. 

Investir em metas de redução de água

Frequentemente o Brasil enfrenta períodos de maior escassez de água, o que leva a problemas de crise hídrica, como aquela enfrentada em 2021, que afetou até a oferta de energia no país. Diante desse cenário, e visando minimizar os impactos da produção no consumo de água local, a Roca Brasil Cerâmica vem adotando metas constantes de redução no consumo de água no processo fabril. 

Com isso, já tem alcançado alguns resultados importantes. Por exemplo, a redução de 2020 para 2021 foi de 8,2% somando todas as fábricas. Para visualizar melhor o resultado, isso corresponde a um valor suficiente para encher 10 piscinas olímpicas ou 143 mil banhos. 

Participar do programa da Fundação WE ARE WATER

Em 2019, a Roca Brasil Cerâmica participou do programa de conservação de água da Fundação Internacional WE ARE WATER. A organização sem fins lucrativos tem dois objetivos principais:

  1. O primeiro deles é conscientizar e encorajar pessoas e instituições a pensarem na necessidade de se criar uma cultura para o uso da água, que permita o desenvolvimento de um gerenciamento justo e sustentável dos recursos de água no mundo.
  2. O segundo objetivo é fomentar as atividades que visam reduzir o efeito negativo de ações desenvolvidas para obtenção de água sem planejamento, principalmente pela falta de recursos adequados. Por esse motivo, a fundação está envolvida em projetos de infraestrutura, educação, saúde e pesquisa nas partes mais afetadas negativamente no mundo.

Reconhecendo a importância de todas essas iniciativas, a Roca Brasil Cerâmica assumiu um compromisso com a WE ARE WATER de reduzir em 18% a quantidade de água utilizada nos processos. E, hoje, podemos dizer que essa meta foi alcançada.

Com essa medida, contribuímos com o objetivo número 06 e 13 do Pacto Global pelo Meio Ambiente: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos e tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos, respectivamente.

Outras ações de sustentabilidade

Como falamos no início, a Roca Cerámica realiza a Avaliação do Ciclo de Vida para quantificar os recursos empregados e seu impacto no meio ambiente. De posse dessas informações, desde 2019, a empresa vem empregando uma série de ações de sustentabilidade que englobam também outros recursos, além do uso da água, com intuito de minimizar os impactos que a produção possa causar na natureza.

Tais medidas envolvem desde o processo de mineração até a embalagem dos produtos, por exemplo. A seguir, falamos um pouco mais sobre cada uma delas. 

Fazer a extração responsável

As duas fábricas da Roca Brasil Cerámica foram estrategicamente posicionadas em regiões com abundância de matérias-primas e próximas à malha rodoviária. Dessa forma, é possível uma conveniência econômica e ambiental, uma vez que não é necessário o uso de meios de transporte que emitem gases poluentes.

Além disso, todas as jazidas são monitoradas durante a exploração e recuperadas após o uso, minimizando ao máximo o impacto da mineração no meio ambiente.

Usar fonte de energia limpa

Um dos pontos destacados pela última ACV realizada pela Roca Cerámica são os impactos do uso do petróleo para a geração de energia. 

É por isso que cerca de 79% da energia utilizada pela Roca Brasil Cerâmica é proveniente de fontes limpas. Já os fornos e secadores das fábricas operam 100% com gás natural e, em duas unidades, há lâmpadas LED, que proporcionam economia energética de 15%.

Além disso, em 2021, outra inovação visando encontrar fontes de energia mais limpas foi a implementação do uso de biomassa para geração de calor nas fornalhas dos atomizadores. Tais medidas colocam a empresa como referência na geração de calor por meio de combustíveis renováveis.

Fazer o controle dos resíduos

A Roca Brasil Cerámica tem um controle criterioso sobre as quantidades e tipos de resíduos gerados na produção. Para isso, dispõe de uma equipe que avalia quais são os destinos adequados para cada um deles e os direcionam, intensificando a reciclagem e reúso destes resíduos.

Após a queima dos resíduos, muitos são destinados às pequenas indústrias cerâmicas ou cimenteiras da região, as quais os utilizam em seus processos internos.

Reduzir os poluentes

Mais do que se preocupar com o uso de energias renováveis no processo produtivo, a Roca Cerámica também adota como uma medida de produção sustentável o controle da emissão de poluentes na atmosfera e a sua pegada de carbono. No último ano, foi possível observar uma redução de 2,4% nas emissões resultantes do processo de queima de combustíveis, mesmo com um aumento da produção, o que é um resultado muito importante. 

Esse número foi obtido com a economia de energia, tornando os processos mais eficientes assim como a substituição do coque de petróleo pela biomassa, que emite menos dióxido de carbono.

É importante destacar ainda que o processo de produção da Roca Brasil Cerâmica conta com um sistema de reaproveitamento de calor dos fornos com o qual parte da energia gerada é aproveitada nos secadores. Essa economia resulta em menos emissões, portanto, um menor impacto ambiental.

Preservar as áreas naturais

Algumas das ações da Roca Cerámica para aumentar a preservação das áreas naturais é investir na exploração consciente dos recursos, de forma que eles possam se renovar, além de evitar que os resíduos da fabricação retornem para a natureza como poluição. No ano de 2021, mais de 70% dos resíduos da fabricação do porcelanato foram enviados para fins mais nobres como reciclagem ou reuso. Outra importante medida nesse sentido é o investimento em embalagens Cerâmica são 100% recicláveis e otimizadas para o uso sem desperdício, gastando menos material sem comprometer a integridade do produto.

Cuidar da recuperação das jazidas

As jazidas são fontes essenciais de recursos para a Roca Cerámica, entretanto, a sua exploração pela empresa passa por um rigoroso processo monitorado por engenheiros ambientais visando a sua recuperação. O monitoramento obedece aos critérios da Política Ambiental Nacional — Lei n° 6.938, de 31 de dezembro de 1981 — como forma de minimizar os impactos na biodiversidade local.

Assim, o principal objetivo é recuperar as jazidas para que a área esteja apta para receber a atividade que era desenvolvida no local anteriormente a exploração. 

Investir na responsabilidade social

Como ações de responsabilidade social, a Roca Cerámica no crescimento do quadro de pessoal de forma diversa e inclusiva. Diante disso, no ano de 2021, aumentou em 3 pontos percentuais na porcentagem de mulheres na empresa em relação ao ano de 2020. 

Além disso, a empresa está constantemente investindo na capacitação profissional de seus colaboradores com o Roca Academy, que são treinamentos para que possam se aperfeiçoar e crescer profissionalmente. Também são feitos investimentos na saúde dos colaboradores visando a melhoria da qualidade de vida e do ambiente organizacional. 

Próximos passos

É fato que os resultados obtidos até aqui foram muito importantes para firmar a Roca Cerámica como referência em produção sustentável. Entretanto, nós ainda queremos fazer mais. É por isso que listamos quais serão os nossos próximos passos para que no próximo Dia Mundial da Água tenhamos mais resultados positivos para compartilhar. 

  • Avaliação de Ciclo de Vida dos produtos fabricados na Fábrica de São Mateus do Sul;
  • criação dos programa de educação ambiental nas fábricas;
  • Lançamento da Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (do Grupo Lamosa);
  • ampliação de reciclagem e conversão dos valores para uso do meio ambiente e funcionários;
  • aumento das campanhas sobre Saúde do Colaborador;
  • aumento de vendas no mercado europeu.

Se você deseja conhecer outras ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Roca, acesse nosso Relatório de Sustentabilidade! 

Compartilhe:

Relacionados