Arquitetura e construção sustentáveis: práticas para um mundo melhor

O ambiente em que vivemos, assim como os hábitos que adquirimos são determinantes para a melhoria de nossa qualidade de vida. Nesse sentido, a arquitetura sustentável pode trazer inúmeras contribuições para a rotina das pessoas, das famílias, das organizações e da sociedade. Espaços belos, tranquilos, com atmosfera biofílica, iluminação adequada, respeito ao ciclo circadiano, resgate das origens do ser humano, junto com uma arquitetura moderna e bem pensada são essenciais para o bem viver. 

Por isso, cada vez mais, arquitetos, designers e empresas do segmento da construção civil têm investido na utilização das variáveis da neuroarquitetura em suas obras, assim como em soluções sustentáveis. Afinal, é necessário pensar em todas as moradias, não somente as nossas casas ou apartamentos, mas também nos nossos municípios, estados, países… e claro, o planeta Terra, através do respeito ao meio ambiente.  

 

 DNA de inovação e sustentabilidade 

A Roca Brasil Cerámica através de suas fábricas em Campo Largo e São Mateus do Sul, ambas no Paraná avança ano após ano na intensificação de suas práticas sustentáveis, com o intuito de contribuir para um mundo melhor, a partir da utilização consciente dos recursos, do tratamento adequado dos resíduos gerados, assim como a criação de exemplos saudáveis para seus colaboradores e parceiros.  

Em 2019, trilhando esse caminho, a empresa se tornou a primeira indústria nacional de revestimentos cerâmicos a investir na Análise do Ciclo de Vida ou ACV, um estudo que monitora os impactos de sua produção. E de lá para cá muitos resultados expressivos já apareceram: redução do consumo de água, diminuição do consumo de energia, destinação dos resíduos gerados nas fábricas para fins nobres (reuso ou reciclagem), assim como a extinção do coque de petróleo em substituição pela biomassa – que é um combustível renovável, entre muitas outras ações, que podem ser vistas no nosso relatório de sustentabilidade.  

 

Logística 

Esse é outro fator importante! Embora com grandes medidas, os Superformatos da Roca Brasil Cerámica contam com espessura extrafina e, consequentemente peso reduzido das peças (40% mais leves em comparação com as convencionais do mercado), um diferencial que agrega vantagens para a obra, assim como se estende para outras áreas como transporte, logística e instalação. Dessa forma, são mais fáceis de carregar e mais sustentáveis também. 

 

Plantando bons exemplos

Como falamos acima, a neurociência explica que a criação de bons comportamentos contribui para uma vida mais saudável e feliz. Em poucas semanas o cérebro se acostuma com uma nova atividade, portanto é essencial iniciar algo diferente sempre.  

E que tal começar por pequenas ações, como criar uma horta por exemplo? Os colaboradores da fábrica da Roca Brasil Cerámica, em Campo Largo, ganharam um estímulo muito especial: receberam pequenas mudinhas para plantar alimentos (todas vindas como agradecimento pela parceria com a empresa Composta+). A partir dessa iniciativa, todos os resíduos orgânicos gerados no refeitório da fábrica vão para a compostagem e, em troca, a Composta+ envia adubos orgânico gerados pelo processo de compostagem e mudas para incentivo do plantio. 

Compartilhe:

Relacionados