Por que apostar na sustentabilidade na construção civil? Veja!

sustentabilidade construção civil

A sustentabilidade na construção civil não é algo novo, porém, é um processo que está em constante desenvolvimento. Esse ramo tem buscado novas práticas para um consumo consciente, alinhando suas diretrizes, reduzindo os impactos ambientais, mas entregando os mesmo resultados almejados.

Graças à preocupação com novos hábitos e práticas que resultam em consequências diretas no espaço onde vivemos, as empresas compreenderam que os consumidores estão com uma visão consciente no que se refere aos seus consumos. Logo, o valor dessas organizações não está atrelado apenas a sua lucratividade ou à qualidade do produto, mas sim, a sua representatividade nos quesitos sustentáveis, por ser um setor que consome muitos recursos naturais, os clientes passaram a averiguar quais práticas das empresas que minimizam esses impactos.

Quer saber mais sobre a sustentabilidade na construção civil? Leia atentamente este post, e saiba as principais informações sobre o assunto!

O que é sustentabilidade?

Você conhece o que é sustentabilidade, ou melhor, você sabe se os produtos que você compra são fabricados por empresas que seguem uma visão sustentável? Afinal, a busca por recursos renováveis e produtos menos agressivos ao espaço em que vivemos é o principal objetivo para um consumo consciente.

Nas empresas da construção civil, a gestão sustentável vai desde ações comunitárias, voltadas para a capacitação dos colaboradores e a utilização de materiais menos agressivos, a saúde dos consumidores, até práticas individuais, como o uso de energias renováveis e tratamento e reutilização da água.

Em termos gerais, a sustentabilidade na construção civil tem o intuito de conservar ou manter os recursos utilizados, que muitas vezes, são finitos. A sustentabilidade busca alternativas para promover a conservação a longo prazo, traçando medidas de economia e redimensionamento da forma e utilização dos produtos na execução das tarefas.

Quando falamos em sustentabilidade na construção civil, o foco principal não muda, porém, a forma como é realizado esse planejamento requer detalhes específicos nas obras.

Qual a importância da sustentabilidade para a construção civil?

Como a sociedade tem mudado seus hábitos, com o propósito de garantir um futuro mais saudável, as empresas da construção civil não ficaram para trás na busca por ações eficazes no campo ambiental e, é claro, que gerem lucratividade para os negócios. A sustentabilidade nesse segmento é um fator que foge do convencional. Aqueles profissionais que visam apenas à execução, e não têm atenção aos novos tempos e, consequentemente, às tendências que vieram para ficar, perderão espaço nesse ramo.

As organizações perceberam a importância da sustentabilidade, não apenas como uma ato de preservação do meio ambiente, mas sim, como forma de se tornar mais competitivas em um mercado global, em 2021 a Forbes listou as empresas que se destacam na América Latina no quesito sustentabilidade, provando como esses processos agregam valor a marca.

O desempenho das empresas que optaram por um viés sustentável se destaca, pois apresenta uma linha de ações voltadas para o desenvolvimento. E isso vai muito além do aspecto social, ao criar uma cultura sustentável as organizações focam em diretivas como:

  • transparência;
  • investimento em processos de qualidade e segurança ambiental;
  • análises dos riscos econômicos;
  • manutenção das políticas de sustentabilidade;
  • treinamentos e capacitação de ações sustentáveis em toda a hierarquia.

Essas iniciativas adequam a visão de negócio da empresa a boas práticas globais. Na construção civil, essa mudança de comportamento impacta diretamente o bolso e o planeta. Por ser um setor que consome diversos tipos de recursos e gera um grande número de resíduos, quando a sustentabilidade é levada como prioridade, os resultados são alcançados em grande escala.

Não se trata apenas de utilizar materiais mais baratos, mas sim, de manter a qualidade, utilizando processos mais saudáveis, consumindo energias renováveis e protegendo áreas verdes. Essas atitudes trazem uma atmosfera mais limpa, além de economia financeira para os proprietários.

Como aplicar a sustentabilidade nos projetos da construção civil?

Para alcançar uma edificação sustentável, é necessário estudo e análise da viabilidade da obra. Esses fatores são estruturados desde a etapa do projeto de arquitetura, e não apenas na finalização da construção.

A partir de agora, veja as principais formas de aplicar a sustentabilidade na construção civil.

Planejamento

Como mencionamos, a busca por soluções sustentáveis vem desde o projeto. Por isso, é fundamental que esse foco seja priorizado no planejamento da obra, traçando opções que viabilizem a execução e direcionem os colaboradores à redução de emissão de resíduos, e ao uso consciente da água e energia.

Contudo, esses fatores devem ser definidos como essenciais em todas as etapas, para apresentar resultados condizentes com o almejado.

Mão de obra

Os colaboradores são grandes aliados na busca pela sustentabilidade na construção civil. Dessa forma, é fundamental que eles estejam alinhados com essa cultura da empresa. Procure capacitar a equipe para que realize de forma eficiente suas tarefas, tencionando sempre o consumo consciente dos produtos.

Materiais

A qualidade dos materiais é fundamental em qualquer tipo de construção. Quando a empresa visa a sustentabilidade, saber a procedência e os impactos ambientais que eles causam é prioritário para manter o padrão de sustentabilidade.

Procure itens que garantam a durabilidade esperada e que não exijam reparos contínuos. Além disso, aposte em materiais que utilizam tecnologias limpas, ou seja, que apresentam a reciclagem e outros processos alinhados com a sustentabilidade.

Montar um plano de reutilização desses materiais, gerenciar e reduzir a produção de resíduos faz parte da sustentabilidade na construção civil. Outro fator determinante nesse contexto é o planejamento no momento da compra, o que evita o desperdício e ainda contribui para a economia financeira da construção.

Tecnologias

Aposte nas novas tecnologias, afinal, elas agregam valores na execução. Proporcionam maior produtividade, alinham-se com os propósitos da sustentabilidade e promovem agilidade e otimização dos trabalhos que, antes, eram realizados manualmente.

Como saber qual empresa contratar?

Assim como em outros ramos, é necessário avaliar os prestadores de serviços antes de efetuar a contratação. Por isso, verifique os projetos já executados pela empresa, procure conversar com os clientes e, claro, certifique-se de que a prestadora está ajustada com as suas prioridades e necessidades.

Se o seu objetivo é executar uma obra visando à sustentabilidade na construção civil, é fundamental averiguar a quais padrões a empresa a ser contratada está submetida. Um empreendimento voltado para as edificações, seguidamente, é submetido a avaliações que apresentam o seu comprometimento com as ações sustentáveis.

Essas certificações apresentam exigências específicas do ramo. Sendo assim, as empresas que desejam ser destaque no mercado, certamente, vão procurar acatar tais obrigações para poder apresentar aos seus clientes essas garantias. Na construção civil, a certificação sustentável é uma comprovação de que o empreendimento adota procedimentos mais conscientes e corretos.

A Roca Brasil Cerámica trabalha com diversas tecnologias que visam à minimização dos impactos ambientais. Com estudos de viabilidade e análise socioambiental, a empresa tem diversos certificados que comprovam seu diferencial no mercado.

Agora que você sabe a importância da sustentabilidade na construção civil, que tal conhecer nossa linha de produtos? Somos especialistas no assunto.

Compartilhe:

Relacionados