Arquitetura digital: o que é e quais as vantagens desse conceito

roca arquitetura digital

A arquitetura digital é uma novidade no mercado, mas já está sendo adotada por empresas que estão em meio à transformação digital. Dessa forma, é importante ressaltar que a tecnologia contribui significativamente nos projetos arquitetônicos, tornando o trabalho dos profissionais mais efetivo.

Nesse sentido, a arquitetura digital consiste em nova modalidade de atuação. É possível contar com um eficiente software e com boas ferramentas capazes de ajudar na elaboração de projetos mais inovadores. Continue a leitura e saiba mais a respeito das vantagens da arquitetura digital!

O que é arquitetura digital?

A arquitetura digital é uma forma de trabalhar que utiliza as ferramentas tecnológicas para melhorar e aperfeiçoar a realização de atividades. Pode ser inserida nas mais diversas áreas da arquitetura, como em obras, nos projetos, na parte acadêmica, entre outras.

Dessa forma, a arquitetura digital tem como finalidade agilizar e facilitar a rotina dos especialistas em construção civil. Ela conta com técnicas que permitem a realização de um projeto bem feito.

Para que o profissional tenha acesso a ela, é preciso fazer uso da inteligência artificial e de um software. Ao utilizar essas ferramentas, diversos erros e falhas são minorados, como os de metragem.

O que muda com a arquitetura digital?

A criação de projetos muda de forma significativa com a inserção da arquitetura digital. Com a realidade virtual, os trabalhos realizados ficam mais dinâmicos e interativos, e o cliente consegue visualizar os objetivos com mais exatidão. Tudo isso, antes mesmo, de inserir o primeiro tijolo na construção.

Existe, também, a realidade mista, sendo possível fazer uma mistura de ambientes reais com os digitais. Com isso, é possível ficar atento a todas alterações que o espaço físico sofrerá. É perceptível que as tecnologias na arquitetura digital prometem revolucionar a área. 

É válido mencionar a respeito dos drones, visto que eles ajudam na evolução da arquitetura digital. Eles podem ser utilizados para incrementar a apresentação dos imóveis aos compradores.

Além do mais, eles podem ser inseridos para captar imagens da área antes da construção do imóvel. Assim, o profissional pode utilizar as imagens na elaboração do projeto. Dessa forma, os futuros compradores terão acesso a uma imagem realista de como será a paisagem vista pela janela do quarto, entre outras coisas.

Quais as vantagens da arquitetura digital?

A arquitetura digital apresenta diversas vantagens. Com ela, o profissional pode se destacar no mercado, visto que oferecerá o que tem de mais inovador e moderno. Veja, a seguir, seus benefícios!

Redução de erros e falhas

Com as ferramentas tecnológicas, o arquiteto sabe com antecedência o resultado final, devido aos softwares. Logo, ele pode fazer alterações antecipadamente, e as chances de erros e retrabalhos serão reduzidas, já que ele saberá exatamente o que será realizado no local.

Baixo investimento

Na arquitetura digital, os projetos são feitos por meio de softwares, podendo ser enviados para celulares ou transmitidos para os aplicativos de arquitetura. O especialista precisará adquirir poucos itens para exercer sua função com excelência.

Importante diferencial

É fundamental ressaltar que a arquitetura digital garante uma experiência inovadora ao cliente. Nesse contexto, os seus resultados com as vendas são potencializados.

Buscar oferecer uma interação do futuro comprador com o local ajuda na compreensão do que está sendo criado pelo profissional. A arquitetura digital consegue conquistar diversos clientes, uma vez que a realidade virtual dos projetos agrega um valor significativo.

Quais são as tendências da arquitetura digital?

A arquitetura digital conta com diversas tendências inovadoras, pois ela busca garantir o que existe de mais moderno no mercado para os seus clientes. Veja quais são!

Plataforma BIM

A plataforma BIM (Building Information Modeling) é muito utilizada na elaboração de projetos na arquitetura digital. Ela consiste em uma ferramenta 3D que insere todas as informações que vão formar o ambiente, como as paredes, as janelas e as portas.

Os profissionais que desejam elaborar projetos com o máximo de detalhes podem recorrer à plataforma BIM. Com ela, as imagens são realistas e o comprador consegue tomar uma decisão mais certeira.

Internet das coisas

A internet das coisas está relacionada com os aparelhos ligados à web, ou seja, com a capacidade de receber e enviar dados. Umas das principais tendências da arquitetura digital é a possibilidade de inserir, por exemplo, uma lâmpada capaz de acender pontualmente em determinado horário.

Os arquitetos podem recorrer a essa importante ferramenta durante o projeto do imóvel, uma vez que pode mostrar importantes soluções ao cliente.

Inteligência artificial

As plataformas digitais e a inteligência artificial têm como principal finalidade deixar os projetos arquitetônicos mais precisos e rápidos. A digitalização já está contribuindo no desenvolvimento de diversos setores, e na construção civil isso não é diferente. 

Desse modo, saiba que a inteligência artificial é capaz de aprender com os dados repassados. As ferramentas apresentam e dão respostas exatas às expectativas do usuário.

Para isso, é preciso que informações sejam inseridas e processadas. Quanto mais um arquiteto utiliza o programa, mais combinações são feitas e mais bem feitas são as respostas. Com a inteligência artificial, os resultados são alcançados de forma ágil, por essa razão, é uma importante tendência no setor. 

É essencial buscar meios de otimizar os serviços e garantir o máximo de excelência. Os clientes estão cada vez mais exigentes e, para conquistá-los e fidelizá-los, é necessário aderir às principais tendências do mercado.

O sistema BIM, por exemplo, é um ótimo meio de garantir a elaboração de um projeto em três dimensões. Ao saber como será o futuro imóvel, o cliente poderá realizar mudanças antes mesmo de começar o processo de construção.

A arquitetura digital é uma forma de o profissional conseguir se destacar na área de atuação. Ela busca levar o especialista a outro patamar, além de deixar os projetos mais otimizados e satisfatórios. Sendo assim, para potencializar os seus resultados, é necessário contar com as plataformas e aplicativos que contribuem na elaboração de projetos mais realistas e de acordo com a necessidade do comprador.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para ler outros conteúdos do blog, inscrever-se em nossa newsletter e acessar as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!

Compartilhe:

Relacionados