Arquitetura pós-pandemia: quais são as principais tendências?

Com a pandemia, alteramos fundamentalmente a forma como nos comportamos, trabalhamos, convivemos e interagimos com outras pessoas. O que antes era o nosso lar, hoje integra nosso ambiente de trabalho e lazer. Com isso, a arquitetura pós-pandemia precisou se adaptar.

Frente a tantas novidades, é preciso manter a atenção e se atualizar sobre as novas demandas e tendências para esse mercado. Pensando nisso, elegemos as principais delas para que você consiga acompanhar de perto e tornar os seus projetos cada vez mais satisfatórios nesse novo cenário. Você vem?

Casa tecnológica

Apesar de a tecnologia ser frequente no nosso cotidiano, durante o período de auge da Covid-19 ela ganhou um lugar de destaque, principalmente, nas nossas relações sociais. Em casa, não foi diferente, e agora ela faz parte das demandas nos projetos de Arquitetura pós-pandemia.

A automação residencial, por exemplo, foi um meio encontrado de proporcionar mais conforto e praticidade para as longas horas que as pessoas tiveram que passar dentro de casa. A exigência cresceu e as ofertas de mercado também, popularizando a solução.

O uso de assistentes virtuais por voz é o exemplo mais nítido que temos disso. Como tendência, podemos esperar sua integração com a automação residencial em vários níveis, como:

  • acionamento de luz;
  • ajuste de temperatura;
  • abertura e fechamento de portas, janelas e cortinas, entre outros.

Home office como rotina

Outra mudança que experimentamos foi a integração dos nossos espaços domésticos com o trabalho. Isso intensificou a prática do home office, o que também gerou certa necessidade de adaptação dos espaços, um ajuste importante para o mercado de Arquitetura.

Grande parte das empresas quer manter o regime de home office. Outras já investem em modelos como o anywhere office — que é, literalmente, a possibilidade de ter o escritório em qualquer lugar do mundo, desde que haja conexão à internet. Em ambos os casos, é importante começar a pensar em um espaço residencial que consiga atender às demandas de trabalho.

Aos poucos, estações de trabalho improvisadas e deficientes, em termos de ergonomia e privacidade, vão dando lugar a projetos elaborados para aumentar o conforto de ter um escritório dentro de casa. Profissionais de arquitetura e design precisam ter atenção às questões de conforto, iluminação e fluidez desses espaços.

Higienização no hall

Outra forte tendência que não pode ser ignorada, já que parece ter vindo para ficar, é a alternativa da higienização no hall de entrada da casa. Com a pandemia, higiene se tornou assunto sério e de saúde. Por isso, mais do que um simples recipiente de álcool em gel na entrada, é preciso investir no espaço.

Ter um espaço para depositar sapatos, casaco e bolsas é fundamental. O mesmo vale para a máscara. Além disso, itens de higienização precisam estar bem acomodados, seja o álcool, seja uma pequena pia, dependendo do espaço.

Espelhos, tapetes e flores também são muito bem-vindos nesses ambientes. Outra ideia bacana é diferenciar esse espaço com uma cor alternativa de revestimento – cores contrapostas, complementares ou padrões geométricos, por exemplo.

Ambiente flexível

Um projeto de arquitetura pós-pandemia precisa ser flexível. Essa é mais uma das necessidades criadas durante esse período tão delicado. Mas o que isso significa, afinal? Basicamente, que um ambiente não precisa ter uma só função. Assim como um quarto vira um local de trabalho, a sala pode ser o seu espaço de exercícios físicos etc.

A ideia é aproveitar o melhor de cada ambiente, sem abrir mão da praticidade e da comodidade. Por isso, é fundamental desenhar um projeto que atenda, principalmente, às atividades que uma família desempenha na casa. Você pode adotar soluções, como:

  • painéis que deslizam e dividem os cômodos;
  • móveis dobráveis ou com rodízio;
  • biombos portáteis;
  • iluminação flexível etc.

Área externa espaçosa

Com tanto tempo passado dentro de casa, os espaços externos ganharam ainda mais relevância nesse período pandêmico. O resultado disso foi uma alta valorização das residências. Logo, uma área externa na casa não é apenas mais um espaço, mas sim, uma oportunidade de passar algum tempo ao ar livre.

Os momentos de lazer passam a acontecer nesses locais. Sem a opção de sair dali para ir a grandes parques, praças ou locais abertos, percebeu-se a conveniência de ampliar as áreas externas da própria residência, acomodando as atividades da família.

Os quintais passaram a compor os espaços e as áreas gourmet ganharam um valor expressivo. Ambientes para jogos são muito bem-vindos. Piscinas, ainda que pequenas, ganham a vez, e o paisagismo, com toda certeza, é um protagonista nisso tudo.

Espaço aconchegante

Outra nova demanda criada na arquitetura pós-pandemia, e que não pode ser ignorada, é a criação de espaços cada vez mais aconchegantes. Quantos de nós não passamos a prestar mais atenção em detalhes da casa que, antes, passavam despercebidos? Agora, conforto, beleza e praticidade possuem a mesma prioridade.

O conforto e o aconchego são, aliás, características da arquitetura humanizada, que olha mais para os desejos das pessoas do que do ambiente em si. Por isso, têm um valor maior a ser percebido a partir daqui. Ao construírem os projetos junto aos clientes, os arquitetos precisam inclui-los nas decisões, mostrando a cada etapa como os ambientes ficarão.

Isso possibilita a escolha de móveis mais acolhedores, estofados, almofadas macias, tapetes, mantas e objetos decorativos que fação sentido e tragam emoções para as famílias. Paletas de cores alinhadas e iluminações mais aconchegantes também fazem parte dessa nova composição.

Natureza em casa

Por fim, mas não menos importante, outro aspecto que vem ganhando destaque na arquitetura pós-pandemia é a natureza dentro de casa. A presença do verde acalma, além de atribuir um estilo mais leve e equilibrado para os espaços.

Por isso mesmo, vem sendo parte dessa composição de casa ideal. Aliás, as plantas servem, inclusive, para estimular hábitos que proporcionam mais saúde mental aos moradores, como despender de alguns minutos do dia para cuidar das flores.

As construções e as decorações são reinventadas constantemente para atender às novas necessidades do público consumidor. Por isso, é fundamental manter a atualização, assim, a arquitetura pós-pandemia poderá oferecer projetos inovadores e surpreendentes, com alta qualidade.

Se você quer saber sobre os melhores recursos e ideias para os seus projetos, que tal conhecer a nossa coleção?

Compartilhe:

Relacionados