Entenda como montar um orçamento de obra de sucesso

Para que qualquer projeto saia do papel, é necessário que alguém financie a construção. O dinheiro coloca as ideias em movimento e admite que seus desenhos tomem forma. Assim, criar um orçamento de obra permite entender quais os limites financeiros do projeto e define as expectativas dos clientes com base em um valor de referência.

A criação desse orçamento deve antecipar os custos de um projeto e as previsões de despesas com cada etapa da obra. Assim, é muito importante realizar uma estimativa correta e alinhada com o nível de preços atual do mercado. Se você quer saber como montar um orçamento de obra de sucesso, continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é um orçamento de obra?

Um orçamento de obra é uma estimativa numérica do recurso necessário para conduzir um projeto de construção do início ao fim, incluindo todos os custos acumulados durante o trabalho. Apesar de ser uma tentativa de prever as despesas envolvidas na obra, você precisa considerar uma parcela do valor estipulado para custos inesperados e para emergências que, naturalmente, surgem na construção civil.

Os responsáveis pelo projeto podem iniciar com um plano para identificar quais os materiais necessários. Questões como preparação do local de trabalho, custo de demolição, aluguel de equipamentos, licenciamento e custos de inspeção, são alguns dos tópicos que não podem faltar em sua lista.

Também é importante incluir despesas relacionadas às particularidades do projeto. Mão de obra especializada, requisitos de segurança adicional e transporte, por exemplo, não são uma regra para todas as obras, mas comumente, há dispêndios desse tipo.

Qual é a importância de apresentar um orçamento completo?

Por meio de um orçamento de obra completo, há mais entendimento sobre os principais custos, e há indícios de quais os cortes possíveis no caso de um limite de valores. 

Evita o desperdício de material

Com uma estimativa correta da quantia de cada material, você evita a compra de uma quantidade superior ao que será utilizado na obra. Dessa maneira, não há preocupação sobre o destino do excedente, e nem insatisfação dos clientes por conta do desperdício de dinheiro.

Além disso, você consegue fazer estimativas mais certeiras para garantir melhor aproveitamento e assegurar a sustentabilidade na obra.

Melhora o poder de negociação

Entendendo o que é necessário para dar corpo ao seu projeto, você consegue fazer pesquisas e encontrar as melhores opções no mercado. Além disso, tem uma noção de preço melhor.

Dessa forma, no momento de negociar com fornecedores, você sabe exatamente o que tem disponível no mercado, quais são as melhores opções e qual o custo de tudo isso. Assim, fica simples obter boas condições e otimizar os resultados.

Garante controle de custos

O principal objetivo do orçamento é delimitar os custos e criar uma expectativa para o montante de dinheiro necessário para ver a obra concluída. Esse trabalho inicial é muito importante para alinhar o que foi determinado no projeto de construção com o que está no orçamento.

Tal cuidado evita que o dinheiro se esgote no meio da obra e o proprietário fique sem renda — e sem o imóvel à disposição. Por isso, uma estimativa criteriosa e que já incorpora as flutuações de preço do mercado é uma excelente maneira para conter custos do projeto.

Como criar um orçamento de obra eficiente?

Existem alguns passos que podem auxiliar no desenvolvimento de um orçamento de obra eficaz. Para ajudar a concretizar cada um deles e ter sucesso em seus projetos de arquitetura e engenharia, apresentamos uma série de dicas que são úteis. Continue a leitura e confira.

Faça um memorial descritivo

Um memorial descritivo é útil para entender os detalhes da obra que você vai realizar. Por meio desse documento, seu planejamento fica mais certeiro, e as chances de colher os benefícios são muito grandes.

Ao elaborar esse documento, você consegue fazer a contabilização de todos os materiais necessários para a construção, tem detalhes importantes para a execução da obra e garante que todas as tarefas sejam realizadas de modo otimizado. Além disso, permite que você identifique irregularidades e consiga corrigi-las.

Para deixar sua obra ainda mais eficiente, contar com um projeto executivo também pode ser uma boa alternativa. Com esses dois documentos, você garante que cada participante da obra saiba o que é necessário e consiga agilizar tudo. Vale incorporar as tendências de arquitetura para deixar o projeto ainda mais arrasador.

Entenda os custos diretos e indiretos

Em uma obra, existem os custos que são diretamente ligados a ela e os indiretos. Assim, entender todos eles e mensurá-los de forma eficiente pode garantir o sucesso do seu projeto. Para isso, é possível contar com software e equipamentos tecnológicos que ofereçam mais certeza para você.

Além disso, é importante saber distinguir esses tipos de despesas. Por exemplo, entre os custos diretos, estão as estruturas necessárias para a construção, os materiais e equipamentos para o andamento da obra, os revestimentos de qualidade que você deve investir e outros itens estritamente empregados nas obras.

Já água, luz, telefone, serviço de transporte de materiais, salários dos funcionários, locação de equipamentos e outros desse mesmo estilo são custos indiretos. Portanto, orce todos eles e os considere no momento de realizar o orçamento da obra.

Calcule impostos, taxas e lucro desejado

No decorrer das obras, existem outros custos que devem ser observados. Por exemplo, os impostos dos serviços necessitam ser incorporados no orçamento para garantir mais previsibilidade. Além disso, há taxas, como as de seguro, que também precisam ser consideradas.

Você deve estipular uma taxa de lucro para fazer um documento mais certeiro e garantir bons resultados ao final de tudo. Quando não inclui tais aspectos na conta, pode acabar tendo prejuízo. Dessa forma, mensure os valores associados a esses fatores e incorpore no planejamento.

Viu só como montar um orçamento de obra de sucesso? A partir dessas dicas, você consegue ter mais eficiência em seus projetos e colher todos os benefícios. Assim, você se diferencia no mercado e conquista qualidade em seu trabalho. Dê atenção às novidades para alcançar ainda mais eficácia.

Gostou deste artigo e quer continuar aprendendo? Então, confira 5 tendências de tecnologia na arquitetura, em nosso blog!

Compartilhe:

Relacionados