Confira 5 tendências de tecnologia na arquitetura

Tecnologia na arquitetura

Todos os anos, o desenvolvimento tecnológico traz novos conceitos e soluções para o mercado, transformando tanto a vida dos produtores quanto os hábitos dos consumidores. É claro que o ramo de arquitetura também é afetado pelos avanços tecnológicos, afinal, toda e qualquer área de atuação evolui com o tempo.

Sabemos que acompanhar as novidades não é fácil, é preciso ter muita disposição e vontade de aprender. No entanto, para ser um bom arquiteto, é imprescindível estar atento às tendências, pois só assim você poderá oferecer aos seus clientes as melhores soluções para projetos.

A seguir, apresentaremos uma lista com algumas das maiores tendências do uso de tecnologia na arquitetura. Acompanhe a leitura para saber mais!

1. Impressão 3D

A impressão 3D é uma proposta que foi amplamente aceita no setor de construção civil e arquitetura. O seu uso possibilita a criação de maquetes mais realistas e até mesmo de itens decorativos, como lustres, vasos, pequenas esculturas, entre outros.

A grande vantagem das impressoras 3D é que elas são capazes de criar maquetes de forma mais rápida e detalhada em comparação às técnicas tradicionais. Além disso, a impressão pode ser feita em qualquer escala. Também, é possível reproduzir diferentes tipos de texturas, que podem ser usadas para deixar a maquete ainda mais realista.

O objetivo dos modelos 3D, sejam eles virtuais ou físicos, é ajudar o cliente a ter uma melhor visualização de como ficará o projeto, pois eles conseguem traduzir exatamente as informações contidas no desenho técnico. Portanto, deixar um protótipo exposto é uma forma de instigar a curiosidade e o interesse do público.

2. Building Information Modeling (BIM)

Os arquitetos sabem que um dos maiores desafios da criação de um projeto é fazer todas as partes envolvidas trabalharem juntas e em harmonia. Um pequeno erro cometido pelo engenheiro, por exemplo, pode atrapalhar o serviço do construtor e arruinar parte do projeto que você criou. O BIM foi pensado para solucionar esse tipo de situação.

BIM é um acrônimo, em inglês, para uma expressão que pode ser traduzida como Modelagem de Informação da Construção. O BIM é considerado um dos maiores desenvolvimentos tecnológicos no setor de arquitetura. Resumidamente, trata-se de uma ferramenta que possibilita o trabalho colaborativo de forma tecnológica e dinâmica.

O BIM permite que o usuário crie simulações e compartilhe informações com toda a equipe envolvida no processo de criação de um projeto, desde arquitetos e engenheiros até clientes e construtores. Ao contrário do que muitos acreditam, o BIM não é um software, mas um sistema integrado que usa vários programas para facilitar o trabalho de arquitetos e engenheiros, como: Revit, ArchiCAD e AllPlan. Com ele, é possível fazer a modelagem do projeto e os cálculos de logística de produção e manutenção.

3. Realidade virtual e aumentada

Apesar de esses dois conceitos serem próximos, existe uma diferença entre eles. A realidade aumentada é a utilização de elementos ou informações virtuais na nossa percepção do mundo real. Um grande exemplo do uso da realidade aumentada está presente no jogo Pokémon GO, que permite que o usuário enxergue na tela do seu celular informações que não estão presentes no mundo real. Atualmente, alguns filtros do Instagram também aderiam a essa tecnologia, sobrepondo animações virtuais à visualização original da câmera do celular.

Já a realidade virtual pode ser definida como uma tecnologia de interface que, por meio de recursos gráficos 3D ou imagens em 360°, permite a imersão do usuário em um ambiente totalmente virtual e realista. Alguns recursos de realidade virtual podem induzir efeitos visuais, sonoros e até mesmo táteis.

O principal intuito do uso desses recursos tecnológicos nos projetos arquitetônicos é antecipar a visualização do resultado final. A vantagem do uso da realidade virtual e aumentada é que os clientes conseguem ter uma percepção maior de luminosidade, dimensão e profundidade dos ambientes.

Além de ser uma forma de conquistar o cliente, esses recursos também permitem que o projeto seja desenvolvido por mais de uma pessoa, sendo assim, todas as partes envolvidas no projeto podem colaborar para a criação do ambiente virtual. Dessa forma, possíveis erros ou riscos no canteiro de obras podem ser mapeados mais facilmente, uma vez que arquitetos, engenheiros e construtores têm uma visão mais detalhada de como tudo acontecerá.

4. Automação residencial

A automação residencial é uma tendência que já é usada em projetos mais sofisticados, no entanto, a tendência é que daqui a alguns anos a maioria das casas conte com tecnologias de automação residencial. Esse recurso valoriza o empreendimento e facilita o cotidiano do morador da casa. Além disso, a automação está diretamente ligada à segurança, uma vez que diversas funções da casa só acontecem por meio da permissão do morador.

A interação entre a casa e o morador é feita por meio de aparelhos eletrônicos, como smartphones e tablets, e o mais interessante é que a maioria dessas funções podem ser realizadas à distância. Com apenas alguns cliques, o seu cliente será capaz de:

  • programar o ar-condicionado para ligar e desligar;
  • liberar a entrada de visitantes;
  • apagar ou acender as luzes;
  • trancar e destrancar portas e portões;
  • acionar aparelhos eletrônicos, como televisões e sistemas de som.

5. SketchUp

O SketchUp é um software muito importante para os arquitetos, pois ele permite a criação de imagens 3D. Essa ferramenta pode ser usada para criar maquetes virtuais e antecipar o resultado de impressões 3D. O software possibilita o uso de uma grande variedade de texturas e funcionalidades, permitindo que o arquiteto crie objetos e ambientes tridimensionais realistas.

Embora o AutoCAD seja o software mais conhecido entre os arquitetos, o SketchUp ganha muitos adeptos e têm uma grande aceitação no mercado. Ao contrário do famoso AutoCAD, o SketchUp é mais fácil de ser usado, pois conta com funcionalidades intuitivas.

Esses são apenas alguns exemplos do uso da tecnologia na arquitetura. A tendência é que, com o passar dos anos, surjam outras alternativas ainda mais tecnológicas para melhorar e facilitar o trabalho de arquitetos e engenheiros. Se você deseja atrair clientes e aumentar o valor do seu trabalho, então fique por dentro das tendências. No mercado atual, quem não se renova acaba por perder poder competitivo.

Achou este texto interessante? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos arquitetos possam conferir as nossas dicas de tendências tecnológicas para projetos arquitetônicos.

Compartilhe:

Relacionados