Saiba como utilizar as cores complementares nos projetos

roca cores complementares

Sabia que cores complementares são ótimas maneiras de melhorar o seu trabalho de forma acessível, simples e fácil? Elas demonstram como ter conhecimento das informações certas pode ampliar a sofisticação e criatividade de um projeto. Assim, isso faz toda a diferença, principalmente nos pequenos detalhes que conseguem separar composições inteligentes daquelas apenas genéricas.

Dessa maneira, após a leitura deste texto você saberá, de maneira mais aprofundada, o que são cores complementares, quais as principais e o porquê é importante apostar em novas combinações nos esboços. Ainda, entenderá como realmente utilizar cores complementares na decoração e como os revestimentos podem ser ótimas formas de organizar o repertório cromático nas obras. Continue a leitura agora para entender melhor!

O que são cores complementares?

As cores seguem uma organização geral que favorece efeitos de harmonia. Dessa maneira, o círculo cromático funciona como esse espaço em que as cores seguem uma ordem em que se pode combinar de maneiras complementares, suplementares, análogas, entre outras formas. Logo, temos que as cores complementares são as que ficam em sentido oposto uma da outra.

Desse modo, essa forma de organização não é à toa. Ela acontece pelo fato de as cores complementares funcionarem como dois extremos, que oferecem, assim, o maior contraste entre si. Ou seja, vermelho e azul, por exemplo. É interessante lembrar que contraste é a diferença de luz ou cor.

De uma maneira simplificada, para entendermos melhor, imagine uma casa onde todo o piso e paredes são revestidos com a cor terracota. Dentro da família de tons marrons-alaranjados que forma a terracota, as cores complementares são os azulados-esverdeados. Logo, se todos os objetos da nossa casa imaginada estiverem nessas últimas cores haveria um destaque natural de luz. É como se os objetos fossem ressaltados com equilíbrio, elegância e afinidade nessa combinação terracota-azul.

Quais são as principais cores complementares?

As principais cores complementares são laranja e azul, amarelo e violeta, vermelho e verde, amarelo alaranjado e azul arroxeado e vermelho e azul. As possibilidades são muitas para criações incríveis. Porém, o uso das cores complementares não garante, por si só, um projeto incrível. É preciso ir além, e observar o balanceamento e uso de bons materiais.

Consulte círculos cromáticos disponíveis na internet. Também há ótimas opções em formato físico. Faça desenhos com a cartela de cores desejada. Dessa maneira, ao visualizar isoladamente você pode começar em peças e revestimentos geométricos, que já apresentam um diálogo de cores, por exemplo.

Outra forma oportuna de fixar as principais cores complementares é pesquisar em livros de obras de pintores famosos e investigar como as cores complementares aparecem nesses quadros. Esse tipo de referência é muito importante, pois favorece a fixação na memória, por conta das imagens marcantes que essas composições artísticas podem estabelecer com o seu interior.

Por que é importante apostar em novas combinações de cores nos projetos?

Os espaços em que as cores vão aparecer precisam seguir duas linhas de expressão. A primeira deve ser colocada em estruturas que tenham praticidade para mudanças, como objetos, paredes para serem pintadas, tapetes e fontes de iluminação. Por outro lado, a segunda forma acontece em pisos, móveis e outros componentes que podem continuar durante mais tempo no espaço.

Dessa maneira, a troca de cores nesses espaços mais versáteis é uma maneira de deixar sempre atual o seu trabalho. A vitalidade da combinação de cores pode ser compreendida ao observarmos a genialidade de composições cromáticas nas grandes pinturas abstratas, por exemplo. Assim, apostar em novas combinações de cores nos projetos é um modo simples e muito forte para sofisticar e ampliar a percepção do ambiente.

Como utilizar cores complementares na decoração?

Buscar boas referências e aliar com o gosto pessoal é o começo de tudo. Veja a cartela de cores complementares disponíveis e escolha as que mais se adequam ao seu contexto. Depois, analise em quais locais serão aplicadas as cores. Além disso, você pode utilizar a iluminação natural como um ótimo objeto decorativo. Ela é importante, pois oportuniza a mudança de tons ao longo do dia.

Uma ótima opção é tirar fotos do local e procurar aplicativos ou sites em que é possível mudar, digitalmente, as cores das paredes, inserir ou retirar objetos. Peça ajuda a um designer se você não conseguir fazer sozinho. Essas simulações podem ser muito importantes para chegar a um resultado realmente satisfatório.

Esteja atento também às texturas em que essas cores serão aplicadas. Por exemplo, um vermelho em uma parede lisa terá um efeito diferente se a cor aparecer em uma tapeçaria. O motivo é que as texturas proporcionam diferenças de tons em função da maneira como a luz se organiza nesses espaços, que podem ter diferenças de contrastes.

Dessa forma, um exemplo muito nítido é perceber a diferença entre uma parede branca lisa e uma parede que tenha texturas. As sombras que são feitas nesta última adicionam uma diferença estética importante. Por isso, o uso de uma estética de monocromáticos acontece justamente nesse raciocínio das luzes evidenciadas pelas diferentes texturas.

Por que utilizar revestimentos?

Os revestimentos são ótimas formas de garantir durabilidade, limpeza e textura para o seu ambiente. Por isso, utilizar essa forma de decoração, pensando no uso de cores complementares, pode ser um bom indicador para seus projetos. Além disso, as possibilidades de cores, estampas e texturas são muito boas.

Comece por cores neutras para as maiores áreas e cores mais fortes em locais menores. Por exemplo, um piso azulado neutro e uma parede vermelha para organizar algum lugar específico — no espaço do lavabo, por exemplo.

Como você notou, as cores complementares podem ser uma oportunidade de alavancar o seu projeto. Afinal, uma boa organização de cores expressa nos revestimentos esmaltados ou em texturas e objetos de decoração é, realmente, um diferencial que tem efeitos duradouros. Lembre-se de que detalhes fazem a diferença, principalmente quando acontecem por meio de conhecimento e soluções acessíveis.

Agora que você já sabe a importância das cores complementares, é hora de experimentar boas combinações! Então, caso queira, conheça toda a nossa coleção de revestimentos Roca Cerâmica!

Compartilhe:

Relacionados