Conheça os principais aplicativos de arquitetura que você deveria usar!

aplicativos de arquitetura

Os recursos tecnológicos estão aí para facilitar a vida de todo mundo, não é mesmo? Seu smartphone, o tablet, o notebook e até o seu smartwatch contribuem para deixar o seu dia a dia mais fácil, conectado e funcional. Entre as soluções que contribuem para uma rotina mais produtiva estão os softwares para celular, em especial, os aplicativos de arquitetura.

Para quem trabalha na área, eles são fundamentais para garantir mais praticidade e eficiência nas atividades diárias. Sendo assim, que tal conhecer mais de perto algumas opções e entender como elas podem se adaptar às suas necessidades? Basta continuar com a gente até o final deste conteúdo! Aproveite a leitura.

Por que utilizar aplicativos de arquitetura?

A arquitetura é uma área abrangente e que pode, praticamente, fazer milagres com o ambiente. É claro que isso dá bastante trabalho, já que várias medidas precisam ser levantadas para projetar os espaços, além de considerar uma série de outras variáveis, como os materiais, a diversidade da madeira, as espessuras de parede, o posicionamento do sol e muitos outros fatores.

Levar em conta tudo isso antes de começar, efetivamente, a desenhar um projeto pode ser bastante trabalhoso. É por isso que a tecnologia na arquitetura vem sendo desenvolvida para facilitar a vida desses profissionais, atribuir mais agilidade e precisão aos projetos.

Como eles podem facilitar a vida de um arquiteto?

Se você está se perguntando como, afinal, os aplicativos de arquitetura podem facilitar sua atuação, chegou a hora de entender melhor o seu papel no dia a dia desse profissional. Vamos lá?

Mobilidade

Primeiramente, é válido destacarmos que os aplicativos são uma ótima forma de organizar os projetos, com acesso rápido e fácil na palma da mão, esteja onde estiver. Assim, ainda que um cliente ou parceiro acione você enquanto você pega um carro para casa, você pode adiantar o trabalho e compartilhar com ele partes do trabalho, por exemplo.

Além disso, você não fica preso a um único dispositivo, dependendo exclusivamente do seu computador para fazer uma edição, realizar um ajuste ou incluir uma nova ideia a um desenho em andamento. Basta abrir o aplicativo e lançar tudo ali.

Agilidade

Como você pode deduzir, poder trabalhar em um projeto estando em qualquer lugar agiliza bastante as coisas. Além disso, você pode mostrar os avanços no desenho para os clientes e parceiros do local da obra, com muito mais precisão e acuracidade.

Pense, ainda, em todas as medidas e etapas que precisariam ser cumpridas manualmente se não houvesse os aplicativos. Consegue calcular por cima o tempo demandado para isso? Muitos aplicativos cumprem com essas etapas de forma quase instantânea.

Adaptabilidade

Os aplicativos trabalham a partir da identificação de padrões, como se fizessem uma leitura dos ambientes e enviassem seus dados diretamente para dentro do software. Mas, e se alguma leitura der errado? Ou se você quiser simular uma situação diferente? Também é possível!

Essa é outra facilidade que os aplicativos de arquitetura proporcionam ao usuário: você pode editar tudo, o quanto quiser, até ficar como você esperava. Isso tudo, sem precisar colocar as mãos em papel e caneta, ou mesmo ligar o seu laptop.

Quais são os melhores aplicativos de arquitetura? 

Quer saber quais são as melhores alternativas entre os aplicativos de arquitetura? Então, fique de olho!

Paper

Para quem ama fazer esboços e cria muito melhor a partir deles, o Paper é perfeito. O aplicativo de desenho serve justamente para isso: soltar suas ideias no papel, de forma visual e criativa, para não perder nenhum insight. Ele está disponível para iOS.

O Paper também já esteve entre os melhores aplicativos da Apple, pela sua capacidade de captar ideias em forma de esboços, diagramas, ilustrações e até notas. Ainda por cima, ele facilita o compartilhamento de todas essas informações.

Magicplan

O Magicplan está entre os queridinhos dos aplicativos de arquitetura, e não é para menos. Ele permite que o usuário crie plantas a partir da câmera do seu smartphone. Para isso, é preciso apenas fotografar os cantos de um ambiente, encaixá-los como em um quebra-cabeças e, por fim, mobiliar com modelos digitais para deixar tudo mais realista.

Assim que identifica os cantos de um espaço, o Magicplan desenvolve a planta. É dessa maneira que o app captura a distância entre paredes. Também é possível adicionar e editar elementos, ajustando medidas, espessura das paredes, disposição dos ambientes e até carregar novas plantas. Ao final, basta exportar em formato PDF ou JPG.

Clinometer

O aplicativo Clinometer foi desenvolvido para facilitar e medição dos ângulos e inclinação de superfícies. Ele mostra a angulação e uma linha horizontal virtual.

Autocad 360

O Autocad está entre os aplicativos mais indispensáveis para quem trabalha com projetos que envolvam plantas de imóveis. Ele permite visualizar e editar projetos que estejam em formato DWG.

Assim, o arquiteto pode gerenciar plantas, medidas, camadas, anotações, objetos e ferramentas de desenho livre. Para quem precisa trabalhar off-line, também é possível.

A boa notícia é que ele é disponível tanto para Android quanto para iOS, o que permite que seja usado para fazer edições de qualquer lugar. Isso pode adiantar o trabalho e dar uma bela impulsionada no seu desempenho.

Outros

Além das opções que você conferiu até aqui, existem outros aplicativos de arquitetura para diferentes finalidades, afinal, um arquiteto não vive apenas na fase do desenho de projetos, não é mesmo? Entre as alternativas, estão:

A tecnologia é, realmente, um advento importante em todas as profissões. Na arquitetura, não é diferente. Ela é capaz de agilizar e qualificar o trabalho, permitindo que as atividades sejam feitas de qualquer local, com total segurança e mobilidade. Um arquiteto contemporâneo precisa estar ligado e adaptado a essas mudanças se quiser se manter competitivo.

Agora que você já conferiu mais de perto os melhores aplicativos de arquitetura, que tal experimentar cada um deles e nos contar o que acha? Deixe o seu comentário!

Compartilhe:

Relacionados