Conheça aqui as principais etapas de um projeto de arquitetura!

Os aspectos técnicos e o atendimento das necessidades e expectativas do cliente são fundamentais para a realização de um trabalho de construção satisfatório. Mas o que muita gente não sabe é que existem diversas etapas de um projeto de arquitetura que precisam ser respeitadas para garantir isso.

Na verdade, esse é um processo bem complexo e que exige a dedicação de toda a equipe responsável, o que vai bem além do arquiteto. Então, se você quer um projeto de alto padrão de qualidade e um produto final de tirar o fôlego, é melhor dominar todas as etapas arquitetônicas de um projeto.

E, para ajudar nessa jornada, elegemos as principais fases neste conteúdo. Quer conferir? Então, vamos lá!

O que é um projeto de arquitetura?

Muito se fala em projeto de arquitetura, mas você sabe, de fato, o que é um? Um projeto de arquitetura, por conceito, é um conjunto de estudos, representações gráficas e desenhos de ordem técnicas que servem para expressar uma construção ou reforma de imóvel. Originalmente, ele foi criado mais para orientar os profissionais que trabalharão na obra do que os clientes propriamente ditos. Mas isso mudou.

Na realidade, o Brasil ainda é repleto de construções residenciais e de outras ordens que são feitas sem nenhuma supervisão de um profissional capacitado. Pouquíssimos são aqueles que buscam a ajuda de um arquiteto ou de um engenheiro para fazer uma obra. Você sabia disso? Pois, é!

Então, voltando ao que interessa, o projeto de arquitetura é o que resulta de um estudo aprofundado que considera todos os aspectos pertinentes a uma obra de construção e reforma. Aí entram fatores como:

  • as exigências e vontades do cliente;
  • a funcionalidade dos espaços;
  • as condições do terreno ou da edificação que vai ser reformada;
  • a beleza e a harmonia das formas;
  • os materiais que serão utilizados;
  • o conforto visual, acústico e térmico dos usuários;
  • os pontos fortes do local;
  • as limitações que existem ali, tanto de ordem física quanto orçamentária;
  • os prazos disponíveis;
  • as técnicas que serão usadas;
  • as condições logísticas e de estrutura.

É por isso que tudo precisa ser reunido em um documento que oriente a equipe envolvida na execução do plano. Assim, qualquer profissional que entre em contato com os desenhos, especificações, medidas e demais informações terá acesso a dados padronizados e legíveis desde o mestre de obras até o designer de interiores.

Então, em outras palavras, as etapas de um projeto de arquitetura serve para que as pessoas entendam o que, como e quando tem que ser feito. Isso tudo depois de o cliente ter dado aquela analisada e fechado o acordo com o arquiteto.

Para que serve um projeto de arquitetura?

Sempre chega uma determinada fase da vida em que todo mundo quer mudar. Se não for de casa, é a casa; se não for de empresa, é a empresa… Nada mais natural que isso, visto que esses locais costumam ser o reflexo das pessoas que fazem parte deles. E se as pessoas mudam, por que as construções não podem, certo?

De alguns pequenos ajustes na decoração até verdadeiras transformações em peças ou prédios inteiros, é sempre preciso planejar o que vai ser feito. Nesse sentido, a popularidade dos realities shows sobre reformas também é bastante inspiradora, mas isso faz tudo parecer fácil demais.

Por isso, é sempre importante contar com o olhar de um especialista, que além de dizer o que é ou não possível dentro daquilo que você espera, também vai construir um projeto de arquitetura que tornará o sonho realizável. Nele estarão todas as etapas da mudança, dimensões, materiais, detalhes e mais detalhes que, ao final, darão a sua cara para o local.

Isso tudo vai garantir uma série de benefícios tanto para o cliente quanto para a equipe que trabalhará na construção e execução do projeto. Quer ver só?

Maior controle sobre os gastos

Com um projeto arquitetônico bem elaborado, você consegue ter uma previsibilidade maior do que será gasto em material, mão de obra, serviços externos, taxas e assim por diante. A própria quantidade de material, que é um dos maiores problemas de atraso nas obras, pode ser solucionada por meio de cálculos que levam em conta as etapas de um projeto de arquitetura.

Assim, você pode respeitar o orçamento estabelecido e ser fiel a ele, deixando o seu cliente ainda mais satisfeito. E falando em satisfação, com um projeto inteligente e otimizado, você pode ajudar o seu cliente a economizar no dia a dia, adotando elementos de iluminação e ventilação natural, ou mesmo implementando recursos como painéis solares e sistemas de captação de água da chuva.

Beleza e harmonia das formas

Uma das principais contribuições das mulheres na arquitetura são os aspectos de harmonia e beleza das formas. As pessoas buscam projetos dessa finalidade justamente para que, além da funcionalidade e segurança, uma reforma ou construção garanta um toque estético refinado.

A visão de um arquiteto a respeito das formas e das funções de uma casa permitem justamente a elaboração de ambientes mais agradáveis, práticos, úteis e, é claro, bonitos. Então, não se trata apenas de construção, mas também de elementos de paisagismo, decoração, iluminação e outras abordagens criativas para deixar tudo mais atrativo.

Valorização do imóvel

Você pagaria mais por um imóvel construído por qualquer pessoa sem capacitação ou por um projeto assinado por um arquiteto? Contar um com um projeto desse nível também é uma medida para aumentar a valorização do imóvel no mercado.

Indiretamente, essa é uma forma de garantir que a construção é segura, além de ter sido pensada milimetricamente para aumentar o conforto e bem-estar dos seus usuários. Então, se o cliente quiser vender a propriedade no futuro, poderá contar com esse benefício extra.

Quais são os tipos de projeto de arquitetura?

Você sabia que existem diferentes tipos de arquitetura? Cada um deles é voltado para uma finalidade e, por isso, utiliza instrumentos e abordagens diferentes. Então, se você quiser conhecer melhor cada um, fique de olho no que vem a seguir.

Comerciais

Os projetos comerciais levam em conta as necessidades específicas desse segmento. Imagine a edificação de grandes centros comerciais, lojas de construção, shoppings centers e afins. Eles precisam ter espaços mais amplos, além de elementos que atendam demandas como estacionamento, o fluxo de pessoas, as áreas de depósito e assim por diante.

Por isso, muitos escritórios ou profissionais se especializam nesse tipo de empreendimento. Uma prática muito comum nessa área é ter um projeto chamado de protótipo, como se fosse uma base semelhante a partir da qual todas as outras plantas serão desenvolvidas. Além disso, nas grandes franquias o projeto pode ser, literalmente, replicado várias vezes, na íntegra.

Residenciais

Os projetos residenciais são aqueles que obtém a maior parte do foco e concentração dos arquitetos. Normalmente, as residências são o que chamamos de unifamiliares e são pensadas justamente para atender às necessidades de um único cliente, que quer desenvolver seu lar, o lugar onde vai viver.

Sendo assim, é importantíssimo ter bem definido quais são as necessidades do projeto, o orçamento disponível, o tamanho pretendido e o estilo de residência. Se o cliente preferir, o arquiteto também pode contribuir indicando ou encontrando um empreiteiro de confiança.

Em alguns casos, os projetos residenciais se iniciam do zero, ganhando forma, estética, acabamentos e até mobiliários. Em outros, os profissionais trabalharão na remodelação dos ambientes interiores, como integrar ou separar espaços, por exemplo.

Existem arquitetos que projetarão a sua construção a partir do zero, idealizando a forma, a estética, acabamentos e, por vezes, até mobiliário. Eles ajudarão durante a construção da casa para garantir que o proprietário receberá a melhor residência possível.

Projetos multifamiliares

Há ainda aqueles projetos residenciais que são pensados para mais de uma família. São os típicos condomínios residenciais, que podem ser compostos de apartamentos ou de casas geminadas, por exemplo. Em outras palavras, esses espaços abrigarão mais de uma família.

Desse modo, a abordagem é completamente diferente. Outros aspectos ganham ainda mais relevância nessa situação, tal como:

  • a disponibilidade de estacionamento;
  • uma boa acústica;
  • a taxa de pavimentos.

Corporativos

Os projetos corporativos, como aqueles para edifícios de escritórios, também demandam serviços distintos do que seria esperado, por exemplo, para grandes áreas comerciais ou mesmo prédios para moradia. Essas são as típicas edificações conhecidas como arranha-céus, repletas de andares com inúmeras salas, cada um com as suas necessidades.

Nesse caso, as preocupações do arquiteto devem ter seu foco voltado para questões como:

  • o número de inquilinos;
  • a distribuição de diversos elevadores;
  • os estacionamentos amplos e robustos;
  • o trânsito interno livre para os ocupantes.

Nesses projetos, é fundamental que o profissional domine todos os cálculos, as metragens quadradas, as divisórias e até mesmo a acústica. O design de interiores e a escalabilidade do espaço também são aspectos relevantes, especialmente para que o ambiente seja agradável.

Municipais

Os projetos de arquitetura municipais misturam diversos outros tipos de projetos, visto que o poder público pode demandar construções para as mais variadas finalidades. Diferentemente das obras particulares, essas são regidas por regras bastante especiais.

A contratação dos serviços não pode ocorrer de forma direta, por exemplo. É preciso passar por todo o processo de licitação, além de estar preparado para lidar com clientes numerosos, como o Corpo de Bombeiros, as Bibliotecas Públicas, a Prefeitura Municipal e assim por diante.

Quais são as etapas de um projeto de arquitetura?

Quer checar mais de perto quais são as etapas de um projeto de arquitetura e descobrir o que é abordado em cada uma delas? Então, chegou a hora. Fique de olho e não perca nenhum detalhe!

Conversa com o cliente

A conversa com o cliente é o primeiro contato interativo que você vai ter para captar o máximo de ideias possíveis. Primeiro, pense em levantar todos os dados sobre o que já tem de concreto, ou seja, em que local vai ser realizada a obra, se existe ou não algo construído lá, se vai ser uma construção do zero ou uma reforma, na edificação inteira ou em apenas um ou alguns ambientes e assim por diante.

Depois disso, realize uma espécie de brainstorm. Sabe o que é? Basicamente, aquilo que significa a sua tradução literal — uma chuva, uma tempestade de ideias. Você vai, literalmente, perguntar ao seu cliente: muito bem, o que você pensou em fazer aqui?

E deixar que ele fale abertamente sobre as suas necessidades, desejos e expectativas em relação ao projeto. Enquanto isso, você tomará nota daquilo que julga ser os pontos altos. Muita coisa no meio disso será divagação ou praticamente impossível de consolidar, mas outra parte será o ouro para o seu material de trabalho.

Conhecer o local

Uma visita inicial ao local também se faz necessária como uma etapa exclusiva do projeto de arquitetura. Antes mesmo de pensar em algumas ideias ou colocá-las no papel, é preciso saber exatamente onde está pisando. Apesar de conhecer a versão contada pelo cliente sobre o local, é necessário ver com os seus próprios olhos, certo?

E é nessa visita que você aproveitará para tomar nota do maior número possível de informações que conseguir sobre o espaço. Então, é aberta a temporada de coleta de dados sobre o terreno (ou prédio), o que inclui:

  • o levantamento topográfico e planialtimétrico;
  • a análise da escritura;
  • a avaliação da planta (em caso de reforma);
  • as questões legais referentes ao projeto;
  • a orientação solar;
  • as correntes de vento;
  • os pontos fortes do local (vistas, vegetação etc.).

Você também poderá fazer inúmeras outras visitas caso algo fique para trás ou mesmo se sentir necessidade de tirar alguma dúvida relativa às medidas e afins. Mas é importante ter esse primeiro contato antes mesmo de desenvolver as fases seguintes.

Levantamento de necessidades

É preciso dedicar uma das etapas apenas para garantir o levantamento das informações que são consideradas relevantes para o projeto. Por isso, depois de ir ao local e fazer todas as medições, levantamentos e desenhos relativos ao terreno ou edificação, além de conversar com o cliente sobre o que ele deseja, é chegada a hora de fazer o primeiro escopo.

O seu papel aqui, como arquiteto, é reunir tudo o que você tem de informações em uma espécie de mapa mental. É ele que vai orientar você pelas primeiras versões dos seus desenhos, até chegar em algo que fale a mesma linguagem do cliente.

Você vai combinar todas as condições existentes hoje no local da obra, com ou sem edificações, com ou sem desafios topográficos, reunir tudo isso com aqueles aspectos dos quais o cliente não abre mão e projetar tudo isso nos desejos estéticos descritos. É assim que você vai obter uma noção do que é possível ou não fazer.

Planejamento

O planejamento envolve todos aqueles aspectos que devem ser decididos juntamente com o cliente antes do projeto ir para a parte de execução. Então, é aqui que as coisas começam a ganhar formas, que as plantas baixas surgem, que imagens 3D são criadas e outras representações acontecem.

Em muitos casos, o arquiteto já pode apresentar projeções realistas de como o projeto ficará na íntegra, com elementos como cores, texturas e luzes. Em muitos casos, essa etapa ganha o nome de anteprojeto e inclui todas as informações técnicas e estéticas propostas.

A partir dele o cliente já pode visualizar o resultado com as plantas, cortes, elevações, volumetrias e assim por diante. São definições refinadas que conquistam o coração do cliente. Assim, ele pode decidir exatamente se é isso no que ele estava pensando ou não.

Outros

Entre as outras etapas de um projeto de arquitetura estão o estudo de viabilidade o anteprojeto, por exemplo, que são fases que vão garantir que as ideias abordadas até então sejam mesmo executáveis. Então, são considerados aspectos logísticos, de estrutura e até econômicos, de acordo com o dono da obra.

Se houver qualquer entrave quanto a esses fatores, é possível pensar em alternativas que se encaixem na realidade proposta. Aí sim, quando cliente e arquiteto chegarem a um acordo, o anteprojeto entra em cena, que é a etapa mais próxima da concretização do sonho.

Também não podemos esquecer dos aspectos burocráticos envolvidos nisso tudo. Os escritórios de arquitetura costumam se responsabilizar por essas questões, recebendo o sinal verde de todos os órgãos necessários para dar seguimento à obra.

Como fazer um bom projeto de arquitetura seguindo essas etapas?

A esta altura, você deve estar se perguntando: mas, afinal, como eu utilizo todas essas informações para fazer um bom projeto de arquitetura? Calminha aí, porque nós vamos explicar!

Primeiramente, é importante entender que todas as etapas de um projeto de arquitetura devem atender a alguns preceitos básicos, que são:

  • utilidade — os edifícios devem atender ao propósito para o qual foram feitos;
  • estabilidade — eles precisam ser duráveis e construídos sobre bases sólidas;
  • beleza — devem ter uma aparência que agrade esteticamente as pessoas.

Se você conseguir atender a esses três critérios, provavelmente obterá uma percepção positiva da maior parte das pessoas. O que as etapas de um projeto de arquitetura fazem, então, é ajudar você a alcançar essa finalidade.

Em um primeiro momento, as etapas darão a você um bom ponto para iniciar, uma ordem. Ao saber qual é a realidade do local a ser trabalhado e as expectativas do cliente, você tem um ponto de partida. A partir daí você começa a trabalhar na organização de ideias que, mais tarde, vai resultar em plantas mais claras e fáceis de serem interpretadas.

O último estágio para fazer um bom projeto de arquitetura seguindo essas etapas é utilizar tudo o que foi ordenado em prol de uma boa aparência e usabilidade. Isso tudo deve ser articulado com o conforto das pessoas que usarão a edificação.

Da mesma forma como alguns locais são construídos para fornecerem uma acústica específica, em outras, o abafamento dos sons é primordial, por exemplo. Certos ambientes são pensados justamente para conversar com o ambiente externo, enquanto outros precisam ser isolados.

Você também pode empregar a arquitetura em favor de aspectos exuberantes ou simplistas, ou ainda criar cenários de tirar o fôlego. Um ambiente com muitas janelas pode ser ideal para ambientes profissionais e hospitais, por exemplo.

Ah! E não se esqueça de incluir alguma tecnologia nisso tudo, especialmente em função da tendência de que esse recurso faça cada vez mais parte do nosso dia a dia. Então, para que o edifício acompanhe as mudanças de propósito que são atribuídos a ele, é preciso ter um projeto flexível e moderno.

Outro fator que merece a sua atenção para um bom projeto de arquitetura é o cuidado com a questão de sustentabilidade. Sendo assim, preze pelo uso responsável de recursos naturais durante a obra, na escolha dos materiais, no tratamento dos resíduos e também depois da entrega.

É claro que você também terá que redobrar a atenção com eventuais problemas que possam surgir, como a falta de instruções claras do cliente ou objetivos contraditórios, por exemplo. Mas tudo isso pode ser transposto com a aplicação das etapas de um projeto de arquitetura.

Qual é a importância de seguir cada etapa? 

Nos filmes de arquitetura parece tudo muito simples, clientes e profissionais entram em acordos, a obra acontece e tudo ganha forma. Mas, na realidade, não funciona bem assim. É muito comum que um desenho tenha que passar por ajustes e é por isso que cada uma das etapas de um projeto de arquitetura são indispensáveis.

Então, não se esqueça de nenhuma delas:

  • busque conhecer o terreno e suas principais características;
  • levante as necessidades dos moradores ou contratantes da obra;
  • elabore um contrato que conste tudo o que for acordado entre as partes;
  • realize um pré-projeto, com todos os detalhes, para que o cliente tenha noção de como ficará;
  • solicite a aprovação do cliente quanto aos detalhes e peça autorização para eventuais mudanças;
  • passe tudo para um software que projete os dados em um ambiente realista e de fácil visualização;
  • construa uma planta do imóvel e distribua a mobília tal como ficará, para aumentar o realismo;
  • faça os cálculos relativos à necessidade hidráulica, elétrica, telefônica e outras estruturas básicas;
  • obtenha todas as aprovações pertinentes da prefeitura e outros órgãos de regulamentação.

A partir de tudo isso que você conferiu ao longo deste conteúdo, pode perceber o quanto as etapas de um projeto de arquitetura são fundamentais para garantir tanto a qualidade das edificações, quanto a sua segurança e a sua conformidade com as expectativas do cliente final, não é mesmo? Por isso é importante conhecer cada uma delas e considerá-las na hora de dar o pontapé nos planos.

Então, agora que você já sabe o mais relevante em termos de etapas de um projeto de arquitetura, que tal continuar aprofundando seus conhecimentos? Chegou a hora de descobrir como, afinal, fazer telhado verde!

Compartilhe:

Relacionados