Afinal, como fazer telhado verde? Entenda!

como fazer telhado verde

A tecnologia e a inovação estão sendo utilizadas em antigos projetos, que os tornam modernos devido à maneira de implementá-lo. Telhado verde é um telhado ecológico coberto por vegetações. É considerada uma cobertura sustentável e valorosa devido aos benefícios que ela promove. Por isso, tem ganhado força no mercado.

Antes de criar o seu, é importante entender como fazer telhado verde. A construção requer técnicas específicas para esse tipo de projeto. São ações que devem ser realizadas por um profissional habilitado para essa função. 

Ele pode ser criado em laje ou telhas. Normalmente contém seis camadas que mantêm a segurança do telhado, das plantas e dos demais componentes que envolvem o sistema necessário para o seu bom funcionamento.

Quer conhecer melhor como fazer um telhado verde bem elaborado? Continue a leitura deste artigo!

Conheça o passo a passo para construir um telhado verde

Passo 1 — Impermeabilize a superfície da cobertura, utilizando lona, manta asfáltica ou geotêxtil, para drenagem da água, areia, terra e raízes, e para que não passem pela tubulação de passagem da água pluvial.

Passo 2 — Adicione sobre a manta uma camada de argila expandida, um leve substrato para que o fundo da cobertura permaneça arejado. Isso evita que as raízes se desgastem e ajuda no escoamento da água.

Passo 3 — Nesta etapa, é necessário adicionar outra camada de manta geotêxtil para cobrir a argila. O objetivo é impedir que a terra não se misture à argila.

Passo 4 — Adicione sobre a manta geotêxtil uma camada de terra preta adubada, com no máximo 10 cm.

Passo 5 — Coloque as leivas de qualquer tipo de gramas sobre a terra, dentre elas grama esmeralda, grama preta, grama amendoim etc. A grama pode ser substituída por plantas que se espalhem pelo chão (rasteiras), como onze horas e outras. Mas atenção! O tipo de plantação do telhado verde deve ser escolhido de acordo com o tipo de telhado.

Passo 6 — Neste passo é o momento de fazer a instalação de rufos de fibra ou metálicos para que não aconteçam infiltrações.

Veja os tipos de telhado verde

Antes de iniciar a construção de um telhado verde é fundamental compreender quais os tipos que existem e qual a diferença que há entre eles. Esse conhecimento auxilia na criação de um telhado com estrutura segura e mais compatível com o seu bolso.

Telhado Intensivo

Esse tipo de telhado tem um formato mais espesso e aceita mais diversidade de vegetação e a presença de pessoas. Porém, o seu volume é bem intenso e requer atenção especial quanto a sua manutenção. Em sua maioria, ele tem a espessura mínima de 20 cm. Por isso, deve ser planejado com muita cautela, principalmente os cálculos da sua sustentação.

Telhado extensivo

O telhado extensivo é apresentado em volume menor, é mais leve, seu peso é, em média, 200 quilos, sua espessura máxima é de 8 cm. Praticamente, a sua cobertura é feita com forração. A vegetação usada é a de baixo porte, como gramas, por exemplo, ou plantas mais leves e pequenas. Também é um local que não suporta grande nível de chuva. Por isso, precisa ser bem planejado.

Conheça o custo dessa construção

O valor da confecção de um telhado verde é bem variável, a depender da escolha da tipologia. O preço gira em torno de R$ 100,00 a R$ 150,00 metro cúbico. Devido à segurança que a estrutura exige, costuma ser bem mais elevado que um telhado convencional. Por mais que o custo pareça alto, vale mais pensar no custo benefício.

Ao comparar o tempo de duração entre um telhado convencional e um telhado verde, este dura em média 40 anos. Apesar de requerer manutenção periódica, ainda assim é uma opção favorável, pois tem a função de proteger a laje, além de outras vantagens que vamos citar mais adiante.

Observe alguns benefícios

Implementar o telhado verde na residência ou na empresa é uma tendência mundial. Intensificar o índice de plantações no meio ambiente é uma necessidade do planeta, e compromisso de cada um de nós. É uma maneira de embelezar as casas, prédios, a cidade e trazer diversas vantagens. Entenda porque o telhado verde é uma boa opção.

Menos poluição

A poluição do ar tende a se intensificar cada dia mais devido ao número crescente de novas indústrias, de produtos consumidos pela população, pelas impurezas expelidas por diversos transportes, queimadas nas florestas etc.

Atualmente, procura-se diversas medidas para diminuir o fluxo de dióxido de carbono na natureza, o conhecido (CO2). É um gás liquefeito que não tem cor nem cheiro, é pouco ácido e não é inflamável, ele é um dos recursos mais utilizados na produção de produtos industrializados, como desodorantes, produtos de limpeza e outros e também se apresenta na queima do gás natural. 

O gás carbônico é um produto indispensável para que as plantas realizem a fotossíntese. Por isso, elas o absorvem muito bem e o eliminam do ecossistema. Devido a esse processo, o telhado verde pode contribuir de forma significativa com a diminuição da poluição do meio ambiente.

Melhora o isolamento térmico

Devido às consequências do efeito estufa, o planeta está cada dia mais aquecido e isso tende a piorar. Segundo estudos feitos na Coreia do Sul, cientistas disseram que já enfrentamos 1 grau Celsius de aquecimento global, e que estamos próximos de chegar a 1,5 grau Celsius, o que não é pouco, pela visão dos especialistas. E mais, há grande probabilidade de o aquecimento chegar a 20° C de aquecimento daqui a, aproximadamente, 30 anos.

Para amenizar altas temperaturas nos ambientes internos, o telhado verde é uma solução indicada, por ter a função de isolar a temperatura elevada e deixar o recinto com a temperatura mais amena. Isso ocorre porque as ondas dos raios solares não afetam diretamente o teto, e sim o telhado verde. 

Menos possibilidade de enchentes

Um dos grandes benefícios que o telhado verde dispõe para as cidades e o ecossistema é a minimização de enchentes. Essa problemática tem sido grande tormento na vida de muitas famílias que perdem seus bens em um só dia, por consequência de alagamentos, principalmente nas grandes localidades.

Em algumas localidades, as enchentes ocorrem como resultado da falta de saneamento básico nas vias públicas, ou, o acúmulo de lixo nesses locais, que ao escorrerem pelas águas das chuvas são levados aos bueiros. O acúmulo de lixo impede a passagem da água, e a faz voltar para as vielas e provocar os alagamentos. 

O telhado verde tem um processo de drenagem da água da chuva. As plantações auxiliam a retenção da água, e com isso, há menos necessidade de que a água escoe para as ruas, além de diminuir o excesso de água nos esgotos em dias chuvosos e ainda realiza a filtragem da poluição da chuva ácida que cai sobre o telhado. 

Enfim, é fundamental conhecer algumas técnicas de como fazer telhado verde. Utilize telhas de fibrocimento para suportar o peso da construção, adicione uma proteção acrílica entre os espaços das telhas, aplique tinta impermeabilizante para garantir a segurança do local. Após a confecção do telhado é importante escolher as plantas adequadas para não causar peso excessivo na estrutura. Depois de tudo concluído, o cuidado mais frequente é com a poda da vegetação.

Você gostou de conhecer a importância de ter um telhado verde. Para continuar recebendo mais conteúdos interessantes é só assinar a nossa newsletter. Nossos conteúdos vão ajudar você a tomar ótimas decisões nas suas construções. Comprove!

Compartilhe:

Relacionados