Mulheres na arquitetura: conheça os principais nomes e suas obras mais famosas

Apesar dos avanços na forma como a sociedade enxerga os papéis sociais, a desvalorização da mulher no mercado de trabalho ainda é uma questão muito latente no Brasil. Segundo dados do IBGE (2020), as mulheres ganham aproximadamente 20,5% a menos que os homens na mesma posição profissional.

Os números de assédio sexual no trabalho também são alarmantes. Uma pesquisa realizada pela Think Eva em parceria com o Linkedin, identificou que 47% das brasileiras afirmam ter sido vítimas de assédio sexual no ambiente profissional. A maioria das vítimas são mulheres negras (52%).

Infelizmente, essa desvalorização também atinge o ramo da arquitetura e design, mesmo 64,10% dos profissionais de arquitetura serem mulheres, segundo dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR).

Como forma de diminuir a desigualdade de gênero, o CAU/BR desenvolveu o hotsite Mulheres na Arquitetura e nas Cidades, que tem como objetivo divulgar os resultados dos trabalhos da Comissão Temporária de Equidade de Gênero do CAU/BR desenvolvidos em 2019 e 2020. No site, é possível acessar o 1º Diagnóstico de Gênero na Arquitetura e Urbanismo e conferir alguns dados sobre as mulheres na arquitetura.

Outra ação adotada para a equidade de gênero, foi a implementação do Dia da Mulher Arquiteta, que será comemorado todo dia 31 de julho, a partir desse ano. Como forma de celebrar essa data e mostrar o nosso reconhecimento pelas mulheres, selecionamos 04 arquitetas que você precisa conhecer. Continue a leitura e confira!

01. Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi nasceu na Itália, mas em 1946 mudou-se para o Brasil e se naturalizou brasileira em 1951. Além de ser um dos maiores nomes na arquitetura e urbanismo, Lina também era ilustradora, cenógrafa, designer, artista visual e escritora.

Simplicidade, beleza e liberdade eram as premissas da arquiteta. Dentre os diversos projetos desenvolvidos, podemos destacar o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP) e a Casa de Vidro, que na verdade era sua própria casa – que hoje em dia é sede do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi.

Lina Bo Bardi | Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP)

02. Rosa Kliass

Rosa Grena Kliass é a arquiteta pioneira na implementação do paisagismo no Brasil, sendo considerada a primeira arquiteta paisagista no país, juntamente com Mirando Magnoli. Além disso, também foi a primeira presidente da Abap (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), entre 1976 e 1980.

Entre as diversas obras, destacou-se pelos projetos paisagísticos para a Avenida Paulista (1973) a revitalização do Vale do Anhangabaú (1981) e pelas obras em grande escala para o Parque do Forte e Mangal das Garças, ambos no início dos anos 2000.

Rosa Kliass | Vale do Anhangabaú

03. Zaha Hadid

Sem dúvidas, Zaha Hadid é um dos nomes de maior destaque na história da arquitetura. Ela foi a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da área da arquitetura.

Ao longo da carreira, Zaha teve diversas conquistas. Foi primeira arquiteta a receber, em 2016, a Medalha de Ouro do British Architects Gold Medal; recebeu o título de Dama do Império Britânico em 2012 e também teve seu escritório condecorado com o RIBA Stirling Prize em 2010 e 2011.

Ela ficou mundialmente conhecida por seus projetos ousados e conceituais que abusavam de formas orgânicas e que seguiam a linha desconstrutivista. Algumas obras de destaque são o Museu MAXXI na Itália, o The Peak Club em Hong Kong, a Ópera House de Guangzhou e o Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Londres.

Zaha Hadid | Ópera House de Guangzhou

04. Carla Juaçaba

Carla Juaçaba foi a primeira arquiteta e urbanista brasileira a vencer, em 2013, o prêmio ArcVision – Women and Architecture. A premiação internacional tem como objetivo reconhecer mulheres arquitetas que atuam em prol da inovação ambiental e socialmente sustentável.

Carla também faz parte do seleto grupo de brasileiros que foram indicados ao Prêmio Mies Crown Hall Americas, organizado pela Faculdade de Arquitetura do Instituto de Tecnologia de Illinois. Para complementar, também está presente na lista dos participantes da exposição principal da Bienal de Arquitetura de Veneza.
Sua obra mais famosa foi o Pavilhão da Humanidade, que recebeu o Rio+20 em 2012. O projeto foi desenvolvido em parceria com a artista Bia Lessa e todos os materiais utilizados na construção foram reaproveitados após o evento, colocando a questão da sustentabilidade em evidência.

Carla Juaçaba | Pavilhão da Humanidade

Após a leitura, esperamos que você tenha conhecido algumas das arquitetas de renome mundial. Lembrando que elas são apenas alguns exemplos! No mundo da arquitetura e design temos milhares de arquitetas incríveis que merecem muito reconhecimento.🖤

Compartilhe:

Relacionados