Cores de rejunte: como escolher corretamente?

cores de rejunte

Existe um grande cuidado na hora de escolher os acabamentos para pisos e paredes. Mas o que muitas pessoas não lembram é que o rejunte é tão importante quanto a peça de cerâmica ou outro material que você vai usar. Afinal, existem várias cores de rejunte, e sabendo escolhê-las, você pode adotar muitos estilos decorativos.

Neste post, confira por que elas são tão importantes para uma casa ou apartamento. Veja, também, algumas dicas de como fazer a melhor escolha. Boa leitura!

Cores de rejunte: por que são importantes? 

A grande preocupação de muitos clientes, designers e arquitetos na construção ou reforma de um ambiente tende a ser com os tipos de acabamentos. Afinal, são as escolhas certas que vão fazer a diferença visualmente, criando um espaço não só exclusivo, mas que reflita a identidade do morador.

Dessa forma, um pequeno detalhe pode passar despercebido: o rejunte. Geralmente, a cor escolhida tende a ser o branco padrão, mas você sabe que existem vários outros tons para escolher, certo?

Aliás, entender como determiná-los é tão importante quanto os outros elementos. Isso porque o rejunte ideal pode ajudar a estabelecer o clima do ambiente, dando um toque diferencial na parede ou piso e colaborando para criar esse visual único. 

Como escolher as cores de rejunte?

Agora que você sabe a importância das cores de rejunte para criar um detalhe especial no seu projeto, confira algumas dicas de como determinar o melhor!

Aposte nos tons neutros

Os tons neutros são ótimas opções para locais formais, nos quais é preciso manter um design mais contido, sério e elegante. Nesse caso, apostar em tons de cinza, variações de branco e o preto básico são boas escolhas para criar um ambiente mais genérico, como em clínicas e escritórios.

Além disso, para cômodos onde se quer relaxar, como o quarto ou uma sala de estar, eles são boas escolhas para ajudar a criar um ambiente tranquilo. Nesse caso, vale apostar em tons de palha, nude, salmão e bege.

Pense no efeito desejado

A escolha das cores de rejunte tem tudo a ver com a sensação que ser quer transmitir, quando alguém olhar para a parede ou piso. Sendo assim, existem várias ideias que podem ser exploradas.

Por exemplo, para criar um efeito homogêneo, vale escolher tonalidades parecidas ou iguais às da superfície. Aliás, essa é uma boa forma de disfarçar diferenças no assentamento. Já para demonstrar criatividade, é interessantes brincar com os contrastes em relação às cores do revestimento.

Foque amplitude e uniformidade

Em um apartamento pequeno ou local onde se quer dar uma ideia de amplitude, o rejunte também ajuda a criar um visual de destaque. Para isso, vale investir em cores que o façam desaparecer e favoreçam a ideia de continuidade. Assim, qualquer espaço parecerá bem maior.

Nesse caso, é possível usá-lo, por exemplo, em espaços integrados, como sala e cozinha, além de corredores e salas de jantar.

Preste atenção nas especificações de cada cômodo

Cada cômodo tem uma função em uma casa. Por isso, é importante considerá-la na hora de escolher o rejunte. Por exemplo, em uma biblioteca, onde se necessita de concentração, cores alarmantes, como o vermelho, podem causar distração e um senso de urgência, que pode atrapalhar quem usar o espaço. 

Já na cozinha, espaço para criações e confraternização, o amarelo seria uma boa opção para dar um toque de cor e sugerir um ambiente animado, especialmente, quando eletrodomésticos e armários tendem a seguir tonalidades de branco e cinza.

Tenha cuidado com padrões

Muitas pessoas apostam em azulejos para criar espaços exclusivos em cada canto da casa. Nesse caso, a escolha da cor do rejunte deve ser feita com bastante cuidado, principalmente, se houver padrões estampados nas peças. 

Por exemplo, quem adotou a azulejaria portuguesa como inspiração para cozinha ou banheiro tende a trabalhar com tonalidades azuis e arabescos, que são muito ricos em detalhes. Dessa forma, um rejunte claro, como o típico branco, pode ser uma boa escolha para disfarçar e deixar que as peças se destaquem.

Já uma tonalidade similar, como o azul, integraria todas elas, criando uma combinação criativa. Por sua vez, o azul escuro poderia fazer saltar os azulejos o que, dependendo do tom, poderia criar um conjunto muito forte.

Aposte no contraste

O contraste é um dos grandes conceitos do design para destacar elementos. Nesse sentido, ele pode sugerir criações interessantes, quando bem utilizado. Por isso, é importante saber escolher as cores do rejunte que combinem com o revestimento, promovendo esse visual único.

Dessa forma, também é essencial seguir um cuidado especial. Por exemplo, na sala de TV, que tende a ser mais escura, o rejunte claro em um acabamento escuro chamaria a atenção. Por isso, esse contraste precisa estar presente em uma parede contrária ao aparelho, para que não gere uma poluição visual.

Já na sala de visitas, em uma parede “limpa” ou com peças de decoração e livros, tons claros e mais fortes podem contrastar para criar um padrão de design diferente. Outra ideia é usar o contraste no banheiro, principalmente, no piso.

Considere a superfície

De forma geral, o rejunte costuma ser de três tipos: cimentício, acrílico e epóxi. Nesse caso, é preciso considerá-los para escolher a cor.

Por exemplo, o epóxi é ideal para áreas externas, podendo ter proteção contra fungos e microrganismos que podem causar infiltração. Sendo assim, ele é ótimo para áreas úmidas, como banheiro e piscina.

Contudo, é muito difícil de limpar. Assim, optar por tons escuros pode ajudar a disfarçar possíveis manchas nessas áreas. Já para quem mora no litoral e convive com a umidade constantemente, a cor areia pode ser um bom uso para disfarçar a maresia.

Outra questão a ser considerada é o próprio acabamento. Por exemplo, se foram usadas pastilhas para criar um padrão de design geométrico, o rejunte acrílico pode ter um acabamento mais fino, e as cores utilizadas podem ser tons que conversem com a peça, dando continuidade ao desenho. Em uma combinação mais criativa, é possível optar por diferentes tonalidades.

Tão importante quanto o acabamento, as cores de rejunte oferecem diversas possibilidades de design. Por isso, devem ser escolhidas de forma a combinar com o material que está sendo utilizado, bem como com o visual do cômodo em si. Além disso, somando-se todos os trabalhos, é importante que os rejuntes colaborem para criar uma casa harmoniosa, em que cada detalhe reflita a identidade dos moradores.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este!

Compartilhe:

Relacionados