Conforto térmico: porcelanato é ideal para usar com um sistema de piso aquecido

Antes, os pisos aquecidos eram considerados itens de luxo e pouco acessíveis. Com o tempo, os valores diminuíram e, hoje em dia, projetos concebidos em regiões frias podem contar com esse recurso sem que ele represente um alto custo para o proprietário.

No entanto, muitos acreditam que para ter conforto térmico é necessário abrir mão da estética ou limitar-se a alguns modelos padrões de piso. O porcelanato é a prova de que essa ideia está totalmente errada.

Além de possuir excelentes propriedades térmicas,estão disponíveis em diversas estampas que simulam as texturas de madeira, pedras naturais, mármore e cimento. É a combinação do charme e da elegância com praticidade e conforto.

Nesse texto iremos explicar algumas características dos porcelanatos que os tornam ideais para ambientes aquecidos e quais as vantagens de utilizar os sistemas de aquecimento. Continue a leitura e confira!

Pisos aquecidos

O piso aquecido, também conhecido como piso térmico ou piso radiante, consiste em um sistema de aquecimento instalado embaixo do piso para controlar a temperatura do ambiente. Com ele, você consegue aquecer a casa inteira ao invés de apenas um cômodo, o que não seria possível com os tradicionais aquecedores portáteis.

Seu funcionamento é simples: o ar frio desce, o ar quente sobe. Para realizar o controle e monitoramento da temperatura, são instalados sensores em cada ambiente, permitindo que o morador escolha a temperatura que deseja para cada cômodo.

Existem dois modelos de pisos aquecidos, que variam conforme o tamanho da casa: os hidráulicos e elétricos. No primeiro sistema, o aquecimento ocorre através de uma tubulação disposta embaixo do contrapiso, por onde passa a água aquecida a gás.

No modelo elétrico, o aquecimento é feito por cabos calefatores (resistências elétricas) em forma de serpentina ou através de mantas de aquecimento, também instaladas embaixo do contrapiso.

Se você mora em regiões frias, os pisos aquecidos são uma ótima alternativa para manter sua casa quente durante o inverno. Lembrando que não é necessário instalar o sistema em todo o imóvel.

Uma opção, seria instalá-los apenas nas áreas mais frias da casa, como banheiros e cozinha, ou nos cômodos mais frequentados pelas crianças, que costumam brincar no chão. Assim, diminuem as chances delas adoecerem.

Outras vantagens dos pisos aquecidos são: temperatura uniforme em todo o cômodo; ajuda a evitar problemas de mofo e bolor nas paredes devido ao ar quente; combate o excesso de umidade, mas sem deixar o ar seco; fácil manutenção e valoriza o imóvel.

Porcelanato – o grande aliado do sistema de aquecimento

A condutividade é um dos fatores primordiais quando falamos em pisos aquecidos. Todo material possui uma propriedade conhecida como condutividade de calor, que indica o quanto esse material consegue conduzir de calor.

Quando você toca em um piso que está com uma temperatura mais elevada que a sua, ele aquece seus pés proporcionalmente a sua taxa de condutividade. Portanto, materiais com boa condutividade permitem um aquecimento rápido.

Entre as opções disponíveis no mercado, os porcelanatos se destacam nesse sentido perante os demais. Eles apresentam uma alta condutividade térmica, transferindo o calor de forma eficiente de um cabo de aquecimento para a superfície do piso. Como resultado, temos um sistema eficiente e econômico.

Outro ponto importante, é que eles podem ser aquecidos de 29ºC a 32ºC e produzem calor de até 200W/m². Dessa forma, o piso pode ser aquecido a temperaturas mais elevadas, proporcionando conforto e aconchego ao seu ambiente.

Para complementar, os porcelanatos não se expandem à medida que aquecem ou se contraem enquanto esfriam, o que evita as rachaduras tão comuns em outros modelos de revestimento.

Por fim, os porcelanatos estão disponíveis em diferentes estampas, com texturas que simulam madeira, mármore ou cimento. Trata-se de uma forma inteligente de garantir a eficiência do material à estética.

Como calcular a carga térmica do piso aquecido

Para que o aquecimento do piso seja adequado, é preciso levar em consideração diversos fatores, como: tipo de revestimento usado e sua espessura, área a ser aquecida, temperatura esperada e perda de calor do ambiente. Essa equação ainda inclui a existência ou não de paredes isolantes e vidros duplos.

Como mencionamos, os porcelanatos podem chegar até 32º, temperatura maior do que a proporcionada pelos pisos de madeira ou vinil, que atingem em média 27ºC. No entanto, cada peça tem propriedades específicas, podendo receber cargas térmicas eventualmente menores, dependendo do tamanho da área que será aquecida.

Outro detalhe que deve-se levar em consideração, seria o uso de placas de isolamento em alguns casos. Elas podem contribuir para que o sistema de aquecimento seja mais eficiente, mesmo considerando as perdas naturais de calor. Por esses motivos, é fundamental analisar cada ambiente individualmente e encontrar a melhor solução.

Piso aquecido: custo x benefício

O uso de piso aquecido valoriza qualquer projeto e apresenta um custo relativamente parecido em comparação aos custos convencionais. Outra preocupação para muitos é o impacto desse tipo de tecnologia no consumo de energia elétrica, mas a boa notícia é que a diferença não é grande.

Se levarmos em consideração uma tarifa de R$ 0,68 por kWh, um sistema de aquecimento utilizado por 3 horas, com isolamento de 4 mm e área aquecida de 4 m² gera um custo médio de R$ 0,77. Lembrando que, normalmente, esse recurso é utilizado de forma esporádica. Portanto, podemos concluir que trata-se de um investimento de baixo custo em relação aos benefícios proporcionados.

Após a leitura, esperamos que você tenha compreendido como funciona o sistema de aquecimento dos pisos, quais as vantagens de utilizá-lo e porquê os porcelanatos são a melhor opção. Qualquer dúvida, estamos aqui.

Compartilhe:

Relacionados