Conexão, comunicação & novas tecnologias na Arquitetura

Para qualquer coisa em nossas vidas conexões precisam acontecer: conexões entre pessoas, entre propósitos e principalmente entre idéias. E para conexões acontecerem, a comunicação é imprescindível.

Pensando em um projeto, precisamos estabelecer uma conexão das nossas experiências com as necessidades do projeto e do cliente. Mais que isso, precisamos saber comunicar nossas ideias para o cliente e para os outros profissionais envolvidos. Se você tem uma falha em qualquer um dos dois, o processo de projeto se torna extremamente desgastante.

A necessidade de boas conexões e formas de comunicação crescem todos os dias. Estamos cada vez mais exigentes: queremos mais velocidade, mais precisão, mais qualidade e menos problemas. Dentro da arquitetura, design de interiores e construção não estamos imunes. Nossa maneira de pensar mudou, nossa maneira de nos relacionar mudou. E para acompanhar todas essas mudanças várias tecnologias tem surgido.

Você já ouviu falar do Revit? ArchiCAD? Você já ouviu falar de BIM?

A idéia para surgiu da necessidade de trazer toda a facilidade do GoogleDocs para o processo de projeto: todos os profissionais trabalhando em um ambiente único. Um arquivo único que é atualizado para todos os profissionais conforme acontecem alterações. Mais do que isso, se você fizer o seu projeto usando todas as informações corretas, ele já te oferece o quantitativo automático, sem você ter que ficar calculando a quantidade de m² de revestimento que foram usados. Incrível né?

Imagina só: você tem uma reunião com o seu cliente, foram solicitadas algumas alterações em um projeto que já está em uma etapa avançada. Quando você faz a alteração em planta, tudo que está no corte, no 3D, na elevação e nos quantitativos é automaticamente atualizado. E todos os profissionais (Engenheiro Hidráulico, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Civil), que vão precisar fazer alguma alteração pelo que o cliente exigiu na sua reunião, já são notificados no mesmo momento.

Isso é BIM! BIM é o acrônimo de Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção. É muito mais do que um software, é um processo que busca centralizar informações e integrar o processo de projeto. Existem diversos softwares BIM disponíveis no mercado e os mais usados no Brasil são o Revit e o ArchiCAD.

Esses softwares são responsáveis pelo processo de modelagem, que antes você fazia no AutoCad ou por meio de maquetes físicas. A modelagem nesses softwares é orientada por objetos. Ou seja, cada elemento construtivo (cadeira, porta, janela, revestimento, cuba, torneira…) possui sua réplica digital e, por meio da combinação dessas réplicas, você tem o seu projeto realizado. Exatamente como um Lego. Esses objetos BIM possuem muito mais do que apenas as informações 3D e 2D, eles possuem uma série de informações como: fabricante, código de referência, espessura, absorção, entre outros.

Isso porque, enquanto no CAD você só desenhava em duas ou no máximo três dimensões, no BIM você tem uma série de dados adicionados, que te levam até a oitava dimensão. Você consegue incorporar dados referentes a cronograma, custos, operação da construção e sustentabilidade. Toda a informação e a comunicação é gerenciada de maneira inteligente. Você consegue realizar simulação energética, luminotécnica, de custo e de design. O que permite testar várias soluções de projeto de maneira completa e bem mais rápida do que antes. Os benefícios iniciais do BIM podem ser facilmente vistos através das lentes da economia, devido a capacidade de se prever soluções de forma antecipada e realizar projetos com um maior nível de detalhe de forma mais eficiente. Mas o que torna o BIM tão único é a sua capacidade de estabelecer comunicação instantânea e melhor conexão entre todos. E por isso a Incepa e a Roca disponibilizaram todos os seus produtos para Revit e ArchiCAD.

A BIMobject é um portal onde fabricantes líderes de mercado disponibilizam seus produtos como objetos BIM para auxiliar arquitetos, designers e engenheiros no processo de projeto. Você pode encontrar todos os produtos para o seu projeto e em diversos formatos, garantindo agilidade no processo de projeto, justamente por você encontrar tudo o que precisa em um lugar só. Todos os produtos Roca e Incepa estão disponíveis na plataforma!

Se você quiser dar uma olhadinha é só clicar aqui https://bimobject.com/pt-br/product

Comece hoje, conecte-se.

Compartilhe:

Relacionados