06 dicas de como se manter sempre criativo

A busca por inspiração é uma constante na vida dos profissionais que trabalham com criatividade, como arquitetos e designers. Com a internet, o processo criativo ficou mais fácil e prático, sendo necessário apenas uma busca rápida em redes sociais, como Instagram ou Pinterest.

No entanto, para manter-se sempre criativo e propor soluções inovadoras, é fundamental não se limitar apenas ao mundo digital. Para comemorar o Dia da Criatividade (17) e ajudar todos aqueles que utilizam a criatividade como ferramenta de trabalho, separamos 06 dicas de como encontrar inspiração no dia a dia. Confira!

Como buscar inspiração no dia a dia

01. Conheça as diversas problemáticas do seu projeto

Todo projeto de arquitetura busca resolver um problema. A construção de uma casa, por exemplo, é a resposta para quem procura por uma habitação.

Porém, se analisarmos apenas um problema, existem grandes chances de propormos uma mesma solução espacial para diversos projetos. Para que isso não ocorra, é muito importante realizar uma reflexão crítica e buscar compreender outras particularidades.

Vamos supor que você está projetando uma residência para um casal, pode parecer um trabalho simples e que talvez não exija muita criatividade. Mas agora, imagine que ao conversar com eles você descobriu que ambos pretendem trabalhar em casa daqui alguns anos.

Com essa informação nova, o projeto ganha outra cara. Afinal, mesmo sendo um plano para o futuro, é importante criar um ambiente que os acomode quando decidirem adotar o home office. Portanto, é fundamental conhecer todas as problemáticas que envolvem seu projeto, para propor soluções inovadoras e criativas.

02. Enxergue os filmes de ficção científica com outros olhos

A inspiração está presente em todos os lugares, inclusive nos filmes de ficção científica ou fantasiosos. Se analisarmos filmes das décadas passadas, que simulavam as construções que haveria no século XXI, podemos perceber que muitas delas realmente se concretizaram, como por exemplo os arranha-céus e pontes gigantes.

O mesmo serve para os dias atuais. Muitos filmes montam cenários incríveis, simulando construções futuristas e modernas. Dificilmente conseguiremos reproduzi-los fielmente, mas podem ser uma grande fonte de inspiração para os seus projetos.

03. Caminhe pela cidade

Com a correria do dia a dia, acabamos passando pelos espaços sem perceber pequenos detalhes que podem nos proporcionar ideias maravilhosas. Por isso recomendamos, sempre que possível, sair caminhando pela cidade sem pressa ou compromissos, com o único propósito de observar as construções.

Talvez você encontre inspiração em uma banca de frutas, no banco de uma praça, em um prédio antigo ou, quem sabe, conversando com algum desconhecido na rua. Além de promover a sensação de bem-estar, essa experiência pode despertar seu lado mais criativo.

04. Mude seu repertório

Ir aos mesmo lugares, escutar as mesmas músicas e ler os mesmos sites faz com que seu repertório não aumente. Afinal, se fizermos as mesmas coisas sempre, o resultado também será igual.

É necessário criar novas conexões, para termos ideias diferentes. Portanto, permita-se conhecer músicas novas, ir a locais desconhecidos, pesquisar sites diferentes e conhecer pessoas que não fazem parte do seu ciclo de amizade.

Essas pequenas atitudes são capazes de enriquecer – e muito – o seu repertório cultural e processo criativo.

05. Tenha sempre um bloco de anotações

A inspiração não tem hora nem lugar, a qualquer momento ela pode surgir. Por isso, é muito importante sempre ter um bloquinho de anotações e caneta por perto, assim não precisa esperar chegar em casa ou no escritório para anotar e não corre o risco de esquecer a ideia durante o trajeto.

06. Conecte-se com você mesmo

Constantemente somos bombardeados por informações e, a longo prazo, podemos acabar cansados mentalmente. O que influencia diretamente em nossa criatividade.


Como comentamos, é importante sempre buscar por inspirações. Porém, é necessário deixar que essas inspirações sejam processadas naturalmente. Por isso, é aconselhável reservar um tempo do seu dia para realizar alguma atividade que acalme sua mente, permitindo que as ideias fluam de forma espontânea.

Com essas dicas, esperamos que você melhore ainda mais o seu processo criativo e desenvolva projetos incríveis.

Compartilhe:

Relacionados