Conheça os melhores tipos de acabamento de apartamento!

acabamento de apartamento

Se existe uma vantagem em adquirir um imóvel na planta é a liberdade do comprador fazer modificações na sua estrutura — na parte elétrica, na hidráulica e, é claro, no acabamento do apartamento. Apesar de ela ser uma das últimas etapas, pode fazer toda diferença estética e de valor em um ambiente.

É claro que construções prontas também possibilitam a alteração dos revestimentos, por isso, independentemente da sua opção, fique atento ao que pode ser feito para repaginar os cômodos e criar um projeto renovado.

Pensando nisso, queremos ajudar você com algumas dicas e informações sobre acabamento de apartamento. Dessa forma, você certamente conseguirá tomar a melhor decisão e implementar uma boa melhoria no seu imóvel.

Quer conferir? Então, vamos lá!

O que é acabamento de apartamento?

O acabamento de um apartamento é aquele toque final, que dá a cara ao lugar, independentemente de que tipo de móveis ou decoração virá depois. As texturas de parede e a colocação de detalhes em gesso são ótimos exemplos de acabamentos comumente utilizados nesse tipo de imóvel.

Eles servem, sobretudo, para deixar o local mais bonito e, é claro, para valorizá-lo. Isso significa que na hora de negociar o seu apartamento, você terá um atributo extra para incluir no preço. Além disso, é claro quem coloca o olho em um imóvel com um bom acabamento tem uma primeira impressão muito melhor. Por isso, se torna até mais fácil de vender, já que ele fica mais atrativo.

Os elementos dos acabamentos são os que ficam mais visíveis em uma obra. Enquanto a sua estrutura está toda escondida por concreto e vigas, o acabamento salta aos olhos de quem utiliza esses ambientes. Por isso, eles têm um papel fundamental quando o assunto é tornar um imóvel bonito.

Os acabamentos podem ser feitos em diferentes partes do apartamento, como, por exemplo:

  • acabamento para o piso (porcelanato, ladrilho, cimento queimado etc.);
  • texturas de parede (texturas em massa corrida, pinturas com padrões geométricos, revestimentos etc.);
  • moldura de gesso e isopor;
  • iluminação;
  • marcenaria;
  • metais e louças.

Parte importante dos acabamentos são os revestimentos. Eles são caracterizados pela parte externa dos acabamentos, as alvenarias. O seu papel é justamente o de cobrir as estruturas das paredes, pisos e teto, e, é claro, proporcionar aquele efeito visual todo diferenciado.

Algumas pessoas entendem equivocadamente os revestimentos como pisos. Na realidade, os materiais que compõem pisos só são usados no chão, enquanto os revestimentos podem ser adaptados também às paredes e aos pavimentos, certo?

Qual é a importância do bom acabamento em apartamentos?

Se engana quem pensa que só a localização do imóvel e o seu tamanho são fundamentais para estipular um valor de negociação. Tanto para a compra quanto para a venda, a qualidade do acabamento também pode valorizar e muito o imóvel.

Mais que beleza, é importante se manter atento ao estilo e à qualidade dos materiais. Eles influenciam diretamente no conforto do apartamento e no preço final do imóvel. Residências de alto padrão são feitas com acabamento de primeira linha e com mão de obra de extrema qualidade, é claro.

É exatamente por isso que um bom acabamento auxilia muito na valorização do imóvel. Primeiro, porque deixa os ambientes mais bonitos, causando uma boa primeira impressão e remetendo a um apartamento mais requintado. Depois, porque com a qualidade dos materiais, é possível aumentar a durabilidade do aspecto de novo dos espaços.

Nos casos em que o acabamento inclui a iluminação, os metais e as louças, também é uma forma de melhorar a aparência daqueles utensílios que atribuirão praticidade ao dia a dia. Uma iluminação eficiente, por exemplo, não é só uma questão estética, mas também de conforto pessoal na rotina da casa.

Quais são os tipos de acabamento para apartamento?

Existem tipos diferentes de acabamento de apartamento, principalmente no que diz respeito aos revestimentos. A seguir, você vai conferir os principais deles. Fique atento!

Acetinado 

Os acetinados são muito recomendados para ambientes como quartos e sala. Eles dão um acabamento bastante aconchegante aos cômodos e desempenham um papel oposto ao polido, por exemplo. Apesar de ter um aspecto liso, o acetinado é fosco.

Polido

Pedras polidas também são uma ótima alternativa para os olhos e para a valorização do apartamento. As bancadas, por exemplo, podem enobrecer qualquer espaço. Para isso, basta que você escolha o material mais adequado para cada ambiente.

No piso e nas paredes, os revestimentos em pedra polida também costumam ficar muito bonitos, especialmente se estiverem em harmonia com a decoração. Mas cuidado para não sobrecarregar os espaços e deixar com um aspecto exagerado.

Porcelanatos 

Os porcelanatos são feitos com matéria-prima de primeira linha. Isso é o que garante um acabamento impecável, lindo e muito resistente. Existe uma variedade incrível de porcelanatos no mercado que vão desde modelos extremamente brilhosos até os foscos. Também há os estampados e os que imitam pedras e madeiras, por exemplo.

É alternativa para todo gosto! Atualmente, entre os arquitetos, a preferência tem sido justamente os porcelanatos com brilho. Eles são mais fáceis de combinar em vários estilos. Mas é claro que ainda há aqueles que preferem os brilhosos, especialmente para ambientes mais amplos.

O que muita gente não sabe é que os porcelanatos podem ser instalados também nas paredes. Sabe aquelas imitações de painéis de madeira? Pois é, o material está disponível em muitas texturas e formatos diferentes, o que o torna adaptável a praticamente todos os estilos decorativos.

Azulejos

Os azulejos são materiais de cerâmica que se caracterizam por uma superfície que costuma ser bem lisa e polida. Ela ainda é coberta por uma camada esmaltada. Um dos principais diferenciais desse tipo de acabamento é que ele conta com uma variedade enorme de estampas, cores, artes, tamanhos, formas e desenhos. Assim, é possível combiná-los a praticamente qualquer ambiente.

Para quem gosta de decorações compostas, é ainda mais atrativo. Os azulejos também podem muito bem ser combinados em cores tendência para outono, por exemplo, e até mesmo em estilos mais requintados, dependendo do desenho.

Madeira

Os acabamentos em madeira também são bastante valorizados e procurados pelos proprietários de imóveis. É claro que esse tipo de item encarece bastante as obras, mas pode valer muito a pena no final das contas. Para quem gosta do aspecto amadeirado, mas não quer investir tanto, vale considerar as imitações em porcelanato e vinil.

Entre os tipos de madeira disponíveis para esse tipo de trabalho estão Cumaru, Ipê, Jatobá e Garapa. Elas podem ser adaptadas para pisos, bancadas, móveis e até painéis que ocupam paredes inteiras ou servem como divisórias de ambientes, por exemplo.

O que considerar para fazer a escolha certa?

Quando se trata de tomar a melhor decisão, não existe uma alternativa certa. A verdade é que o melhor acabamento vai ser sempre aquele que combina com o estilo dos moradores. Então, não pense nos acabamentos com a ideia de que um dia você vai vender o imóvel para pessoas de estilos diferentes, mas, sim, foque em quem o utilizará primeiro e como você pode atribuir um estilo próprio ao espaço.

Considere as necessidades e gostos pessoais para eleger os melhores materiais e estilos. A partir disso, é claro que você também precisará avaliar outros aspectos, como os que você verá a seguir. Fique atento!

A qualidade dos materiais

Você precisa observar a qualidade dos materiais que foram utilizados para fazer o acabamento do apartamento. Essa é uma das etapas mais caras de uma obra e, justamente por isso, algumas pessoas simplesmente vão baixando a qualidade para poder caber no orçamento.

O resultado é um acabamento com uma péssima durabilidade, além de defeitos e desgastes aparentes, deixando o ambiente feio e com aspecto de velho. Sendo assim, opte sempre por construtoras que trabalham com marcas conhecidas.

Para garantir ainda mais credibilidade aos acabamentos, certifique-se de acompanhar mais de perto quais foram os materiais utilizados. Uma dica extra é prezar sempre por pisos de qualidade superior, já que são um dos aspectos que mais gastam no dia a dia.

O cuidado na instalação

A instalação dos acabamentos também afeta a qualidade final do serviço. Por isso, se a obra estiver em andamento, faça um acompanhamento da instalação ou, pelo menos, busque equipes com boas referências e recomendações.

Ainda que você invista em materiais da melhor qualidade, se o revestimento for mal-instalado, ele pode até se soltar. Sendo assim, se quiser garantir um bom equipamento de apartamento, o melhor é ficar de olho no trabalho da equipe de instalação.

O ambiente de instalação

Outro fator que muita gente negligencia é a conferência do ambiente com o tipo de revestimento que se pretende usar nele. Existem materiais próprios de revestimento, especialmente para locais mais úmidos e expostos a fatores externos, como as cerâmicas e porcelanatos, por exemplo. São materiais que sofrem muito menos com a umidade e ainda facilitam a limpeza dos espaços.

É claro que você não precisa utilizá-los no cômodo inteiro, mas uma busca rápida pelo melhor tipo de material para cada parte de um cômodo pode ajudar a facilitar a sua vida depois — no uso do dia a dia. Partes do banheiro e da cozinha, que têm contato com a água, por exemplo, precisam ser de materiais mais resistentes. Mas isso não significa que você não possa usar outros materiais para alguns detalhes.

As quinas e os rodapés

É muito comum que as pessoas não deem tanta importância para as quinas e os rodapés, já que eles não têm um lugar de destaque na estética do apartamento. Mas, ainda assim, fazem toda diferença. Se forem mal-instalados, por exemplo, podem colocar em risco todo o acabamento do imóvel.

Eles unem os pisos e as paredes, além de protegerem esses locais do desgaste. Assim, para que não sofram impacto direto, é importante que sejam instalados adequadamente as quinas e rodapés. Também é interessante que eles estejam esteticamente equilibrados com a escolha do piso e das paredes.

Excessos de massa tendem a deixar tudo com um aspecto feio e mal-acabado. Por isso, sempre faça uma revisão detalhada ao fim da obra. Também cheque o tipo de material que foi usado, para garantir a beleza e a durabilidade dos elementos.

Como escolher porcelanato

Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

Agora que você já conhece melhor cada tipo de acabamento de apartamento, que tal conferir os principais prós e contras de cada um? Fique de olho!

Acetinado

São ótimos para aqueles espaços que precisam parecer mais aconchegantes, como salas, quartos e home office, por exemplo. Como fica entre o fosco e o semibrilho, também é ideal para disfarçar imperfeições, por isso, pode servir como último recurso caso haja algum imprevisto na finalização e alguma parte da obra fique com sinais.

Polido

Os materiais polidos são fortemente indicados para espaços secos e contraindicados para aqueles com maior umidade. Portanto, podem ser facilmente adaptados à sala, aos corredores e quartos, por exemplo. No entanto, é preciso ser cauteloso na escolha, principalmente em função do brilho do material.

Porcelanatos 

A alta qualidade realmente se destaca como uma vantagem bastante atrativa dos porcelanatos. O material é bem durável e deixa qualquer ambiente lindo. Ele é ideal para locais com bastante circulação de pessoas, especialmente se o coeficiente de resistência do material for alto.

Já como desvantagem podemos mencionar que os modelos esmaltados são bastante escorregadios, o que pode se tornar perigoso em locais com muita umidade. Se você tem crianças ou idosos em casa, é interessante buscar alternativas menos lisas. Além disso, o valor de mercado dos porcelanatos é superior aos outros tipos de revestimento.

Azulejos

Os azulejos são perfeitos para locais com muita umidade, o que pode se tornar uma solução e tanto para aqueles espaços perto da pia do banheiro e da cozinha, box do chuveiro e até as bancadas nas quais os alimentos são preparados. Eles são extremamente fáceis e práticos de limpar, e também são uma forma de atribuir um pouco de cor aos ambientes.

Os azulejos não costumam combinar com outras áreas que não sejam essas descritas. Portanto, sua utilização acaba sendo um pouco limitada. No entanto, se você usar a imaginação a seu favor, pode adaptá-los até mesmo para partes externas, como áreas de churrasqueira, por exemplo.

Madeira

A madeira é um material bastante disponível e, além disso, proporciona uma grande sensação de acolhimento e conforto para qualquer ambiente. É uma forma fácil e agradável de adaptar um estilo forte e agradável ao mesmo tempo.

A parte ruim é que não são uma opção muito boa para locais úmidos. Então, seu uso costuma se restringir principalmente a salas e quartos. Além disso, o custo para fazer acabamentos com madeiras duráveis é bem elevado, apesar de ter um material que vai durar praticamente a vida toda.

Como escolher o melhor tipo de acabamento?

Se você quiser escolher o melhor tipo de acabamento de apartamento precisará ficar atento a alguns aspectos. Confira a seguir!

Planta

Não dá para ignorar que o acabamento faz parte do projeto de uma obra e, por isso, qualquer personalização do imóvel deve ter início já na sua planta. Isso é o que vai garantir o melhor funcionamento e resultado estético. Se você quiser espalhar luzes pelo teto, por exemplo, é importante que elas constem desde o projeto, para não ser necessário abrir paredes e adaptar fios depois que a obra estiver pronta.

A disposição das paredes, assim como o espaço que elas ocupam com texturas e afins, também é algo que deve ser pensado desde o princípio. Ter que reformar um imóvel depois de pronto é algo que certamente dará muita dor de cabeça, além de ser absolutamente incômodo.

Pisos

O piso é uma das etapas mais importantes do acabamento, por isso, é preciso pensar bem no tipo de material que será utilizado, levando em conta questões estéticas, de segurança e praticidade para limpar, por exemplo. Isso é algo que exercerá influência diariamente no funcionamento da casa.

Lembre-se de considerar atenciosamente os tons, que devem ser receptivos a diferentes estilos decorativos, caso você queira mudar ao longo do tempo. Com o uso da tecnologia na arquitetura, já é possível simular ambientes com base no seu projeto. Utilize isso a seu favor para experimentar estilos diferentes.

Tenha em mente que a cor do piso também interfere na luz que será refletida dentro do apartamento, tornando os cômodos mais claros ou escuros, de acordo com a tonalidade escolhida. A sensação térmica é outro fator que é influenciado pelo tipo de material escolhido. A madeira, por exemplo, acumula mais calor, enquanto os porcelanatos são mais frescos.

Iluminação

A iluminação é algo importantíssimo de ser pensado já no início do projeto. São muito relevantes no dia a dia da família e, por isso, devem ser distribuídas de acordo com as suas necessidades. Para isso, considere os fatores mais relevantes:

  • o layout de distribuição das lâmpadas;
  • o seu direcionamento nos cômodos;
  • a temperatura da cor.

Tudo isso exercerá uma forte influência no clima do cômodo. Luzes mais fortes tornarão os ambientes mais claros e frescos, enquanto iluminações baixas deixam tudo mais calmo e aconchegante. Você pode brincar com a intensidade e a tonalidade das cores de acordo com cada espaço de acordo com os objetivos de uso.

Se for seu objetivo adotar alguma fonte sustentável de energia, também é importante que ela conste no projeto de forma a ser totalmente incorporada no acabamento do imóvel. Assim, não será preciso reformar depois para adicionar soluções de energia solar ou conforto térmico, por exemplo.

Como evitar erros de acabamento em áreas molhadas?

As áreas que costumam ter mais umidade e ficar molhadas são as que exigem maior atenção na hora de escolher o acabamento de apartamento. Isso porque elas não dependem apenas do gosto estético, mas também exigem certos cuidados com a segurança dos moradores. Sejam áreas externas, como sacadas, ou internas, como o banheiro, é preciso evitar os acidentes domésticos.

Nesses casos, é importante priorizar um coeficiente de atrito maior e atender às normas de desempenho. Sendo assim, você pode identificar quanto é fácil escorregar em um determinado material. Quanto mais liso e escorregadio ele for, maior o risco de acidentes.

O ideal é que o coeficiente de atrito fique em torno de 0,40 para áreas internas e maior que 0,40 para as externas e molhadas. Esse dado pode ser verificado diretamente com o fabricante do material. Então, não se esqueça de checar.

Alguns produtos específicos contam com aderência especial. Assim, se tornam ainda mais seguros para áreas molhadas, como o box e em torno da piscina.

É claro que, entre as opções, você ainda pode optar por texturas e cores que estejam alinhados com o estilo de decoração que você busca. Muitos fabricantes já contam com tecnologias como impressão 3D, que traduzem em praticamente qualquer material o padrão desejado pelo cliente.

Como você viu ao longo deste material, a escolha do acabamento de apartamento ideal pode não ser a mais rápida e fácil de ser feita, mas ainda é de extrema importância. Por isso, é muito relevante que os proprietários do imóvel acompanhem todas as etapas da seleção de materiais, para garantir que as suas necessidades de segurança e desejos estéticos sejam adequadamente cumpridos.

As combinações entre acabamentos são diversas e devem conversar com a decoração eleita para o apartamento. Assim, tudo parecerá mais harmônico e agradável, do jeito como a família sonhou. Por isso, conversar e entender as expectativas é algo realmente fundamental.

Frente a tudo isso, podemos dizer que vale a pena gastar a sua energia e o seu tempo na escolha do melhor acabamento de apartamento, não é mesmo? Além disso, recomendamos a troca de ideias entre diferentes profissionais, sejam arquitetos, designers e engenheiros, assim, cada um pode dar suas próprias dicas e enriquecer o resultado final da obra.

Talvez seja possível até explorar combinações inusitadas e ver como elas se saem em simuladores. Com a aprovação dos clientes e com uma opinião externa de confiança, essa pode ser uma ótima forma de deixar sua marca no projeto.

Agora que você já sabe o que é, quais são os tipos e como escolher o melhor acabamento de apartamento para o seu projeto, converse com a gente e veja como podemos ajudar!

Compartilhe:

Relacionados