Acabamentos artesanais deixam a cozinha com ar retrô e aconchegante

Você sabe quais são os principais elementos que compõem a decoração de uma cozinha retrô? Desde as cores utilizadas, passando pelos tipos de revestimento, móveis e demais itens decorativos, são vários os caminhos que você pode seguir para aplicar essa estética atemporal, e que está super em alta, nos seus projetos.

O estilo retrô não se resume apenas à decoração. Ele engloba toda uma cultura que abrange e homenageia a moda, a música e o estilo de vida que vai desde a década de 1920 até 1980. Para colocá-lo em prática, são utilizados elementos atuais, mas que fazem uma releitura dos estilos do passado.

Aqui, falaremos mais especificamente sobre como esse estilo pode ser aplicado na sua cozinha, te ajudando a conquistar um cômodo retrô, cheio de estilo e que transmite muito aconchego. Confira e se encante!

Características e aspectos de uma cozinha retrô

Uma cozinha retrô preza pelo acolhimento e pelas sensações de se estar em um ambiente com muita história pra contar. Valorizando os acabamentos artesanais e imperfeitos, ela mescla cores, revestimentos e texturas que remetem à decoração do passado, com eletrodomésticos e utensílios modernos, mas que tenham um visual nostálgico. Para te ajudar a projetar a sua cozinha retrô dos sonhos, preparamos algumas dicas imperdíveis. Confira!

CORES

As cores para a cozinha retrô podem seguir uma paleta mais delicada ou mais vibrante, conforme o seu gosto pessoal. Se você optar pela primeira opção, que é mais clean, uma dica é apostar em tons pastéis ou nas candy colors em tonalidades de azul, amarelo, rosa ou verde. Para completar, o fundo branco, bege ou off-white dão uma boa base para essa paleta e completam as cores da cozinha retrô.

Já se o seu projeto pede por cores mais vibrantes, você pode optar pelo vermelho, amarelo, laranja, dourado ou azul como destaque. A base pode ser preta ou branca, ambas combinam muito bem com os tons mais vivos. Fica a seu critério!

Revestimentos com desenhos ou com aspecto artesanal

Dando continuidade, também é preciso escolher os pisos e revestimentos com que vão te ajudar a deixar a cozinha exatamente do jeito que você quer. Neste cenário, destaque para quatro linhas do nosso portfólio que, apesar de serem extremamente diferentes entre si, transmitem todo o ar retrô para o cômodo.

Enriquecidas com o charme dos azulejos e com um acabamento artesanal, as coleções OlariaMaiolicaQuilt e Porto apresentam cores, texturas e padronizações distintas e autênticas. Todas elas ornam muito bem com uma cozinha retrô e promovem muita personalidade para o espaço. Basta analisar qual delas se encaixa melhor no seu projeto e fazer a sua escolha!

MÓVEIS

Os móveis com pegada vintage são importantes para transmitir o ar retrô da cozinha. Trazendo mais vida e cor para o ambiente, uma dica é investir em mobiliários com moldura, com puxadores cromados ou de ouro envelhecido nos formatos de concha ou redondos. Ainda, as portas tradicionais dos móveis podem ser trocadas por aquelas que são em vidro, deixando a louça a mostra, assim como costumava-se fazer nas décadas passadas. Os móveis escolhidos também podem seguir o tom colorido que irá guiar o ambiente, complementando-o e deixando-o mais cheio de vida.

Uma boa dica na hora de escolher o mobiliário que irá compor o projeto é pensar nas cozinhas que você frequentava quando criança. Se ainda tiver fotos desses ambientes, não hesite em utilizá-las de inspiração! Também, você pode buscar por referências em filmes e séries de época, que são excelentes opções para você visualizar como eram as cozinhas nas décadas passadas.

ELETRODOMÉSTICOS E ITENS DECORATIVOS

Por fim, mas não menos importantes, temos os eletrodomésticos e os itens decorativos, que são a cereja do bolo da sua cozinha retrô. Você encontrará desde geladeiras e fogões de visual antigo, passando por cafeteiras, batedeiras, liquidificadores e torradeiras que tragam o ar nostálgico, mas sem abrir mão da tecnologia atual. Para completar, você também pode apostar nos jogos de panelas, saleiro e pimenteiro louças, potes para armazenar alimentos e muitos outros utensílios inspirados no estilo retrô.

Já para a decoração, os quadros temáticos pendurados nas paredes ou posicionados nas prateleiras, a utilização de latas decoradas e os vasos de plantas estrategicamente dispostos são pontos de destaque para o cômodo. Também, os nichos e prateleiras, que deixam os objetos e utensílios expostos, são tendências para esse tipo de decoração. Aposte neles!

Dicas para indicar o revestimento ideal para a cozinha

Agora que você já sabe mais sobre quais são as principais características e aspectos de uma cozinha retrô, é hora de pensar nas melhores formas de indicar o revestimento ideal para o seu cliente. Neste cenário, é fundamental ter em mente que você deve entender as necessidades do contratante, mas, ainda assim, é importante saber o que indicar para ele. Por exemplo, os revestimentos para áreas molhadas devem ser resistentes à umidade e ao mofo. Por isso, esse ponto deve ser levado em consideração na hora de fazer a escolha do porcelanato.

Após, é importante definir quais serão as cores e texturas dos revestimentos a serem aplicados na cozinha retrô e, neste momento do planejamento, é legal saber se os móveis, eletrodomésticos e demais itens de decoração que serão utilizados na cozinha já foram comprados ou se ainda serão adquiridos.

Caso eles já façam parte do acervo do cliente, é possível pensar em quais são os melhores revestimentos para compor o espaço e complementar o visual. Porém, se os itens ainda não foram comprados, é hora de oferecer soluções que respeitem a linha conceitual desejada pelo cliente, indicando os porcelanatos que irão casar bem com o visual final cômodo.

É hora de planejar a cozinha retrô

E então, gostou de saber um pouco mais como deixar a cozinha com ar retrô? Nós adoramos esse visual atemporal e aconchegante! Quando estiver trabalhando neste projeto, lembre-se de dar bastante atenção aos detalhes, pois são eles que tornam o ambiente singular, autêntico e ajudam a transmitir toda a personalidade dos moradores.

Aposte nos toques finais bem pessoais, aproveitando para deixar em destaque quadros, pôsteres e demais itens de decoração relacionados com os gostos dos clientes. As opções são infinitas e devem ser estimuladas e experimentadas até que seja alcançada a tão desejada cozinha retrô dos sonhos.

Compartilhe:

Relacionados