Saiba como escolher a cor da sua piscina

Construir uma piscina implica diversas decisões. É necessário escolher o formato, a profundidade, a cor do revestimento e, claro, como será o paisagismo do local em que ela será construída.

Para tornar esse processo um pouco mais simples, reunimos as principais dicas para quem está pensando em reformar ou construir uma piscina, focando principalmente na escolha da cor do revestimento. Afinal, ele irá interferir em todos os outros fatores. Continue a leitura e confira! 

O que analisar antes de construir uma piscina 

01. Formato

Sem dúvidas, as piscinas quadradas são as mais comuns, mas não são a única opção. Hoje em dia, existem diversos formatos que se adequam às particularidades dos moradores. 

Quem deseja uma piscina para a prática de esportes, pode investir no formato “raia”, que exige pouco espaço e possui uma boa área para o nado. Uma piscina raia com 09 metros de comprimento por 2 metros de largura já é suficiente para aqueles que querem se divertir em casa. 

Porém, se você encara a piscina como um local de descanso, o formato praia seria a melhor opção. Esse modelo de piscina possui um espaço mais raso para apoiar cadeiras ou espreguiçadeiras. Além disso, é possível acoplar outras estruturas na piscina, como ofurôs, banquinhos e um bar molhado.  

Esses são os formatos mais tradicionais, mas sempre é possível inovar. Existem piscinas redondas, ovais e em forma de desenhos. Solte a imaginação! 

02. Arredores da piscina 

Ao escolher o pavimento que ficará ao redor da piscina é necessário considerar a estética do ambiente em conjunto com a segurança. Um piso escorregadio pode causar sérios acidentes, principalmente em casas com crianças e idosos. 

Por esse motivo, nossa recomendação seria utilizar pisos antiderrapantes. Na Roca Cerámica, temos o acabamento ABS. Esse tipo de acabamento apresenta um Coeficiente de Atrito Úmido > 0,70, o que garante um produto com aderência 30% maior do que outros acabamentos tradicionais, a opção adequada para áreas molhadas onde a resistência ao escorregamento é fundamental.

Voltando à estética, existem diversos materiais que podem ser utilizados ao redor da piscina, como: grama, pedras naturais, madeira e cimento queimado. Todas essas opções possuem vantagens e desvantagens, mas talvez, a melhor alternativa seriam os porcelanatos, pois eles conseguem unir beleza e conforto em um único produto. 

Aqui na Roca Cerámica, temos uma enorme variedade de porcelanatos com diferentes estampas e com acabamento ABS, a união perfeita entre estética e segurança. 

03. Iluminação 

A sua piscina merece destaque, e para isso, nada melhor do que uma boa iluminação. Para quem gosta de decorações modernas, existem os spots com LED colorido; para os mais clássicos, uma iluminação básica nas escadas pode ser suficiente e, para quem deseja criar um ambiente festivo, há as lâmpadas flutuantes coloridas. 

Como escolher a cor da piscina

Agora, chegou o momento de escolher a cor da sua piscina. Lembrando que a coloração será influenciada pela escolha do revestimento. A seguir, confira algumas dicas para não errar na escolha. 

01. Defina a proposta da piscina 

Antes de escolher a cor, analise qual a proposta da piscina. Você deseja um ambiente moderno e descolado, um oásis natural ou um lugar relaxante? Tonalidades escuras, como preto, cinza e azul marinho, são ideais para decorações refinadas, já as coloridas criam um ambiente descolado.

Para quem prefere uma piscina que proporciona a sensação de relaxamento, os revestimentos em tons claros são ideais; e para quem almeja uma piscina com aspecto natural, os revestimentos verdes são perfeitos. 

Realizar essa escolha não é uma tarefa fácil. Uma boa dica seria observar a decoração do seu jardim e os tons externos da sua casa, com certeza eles irão indicar com qual paleta de cores você deve optar. 

02. Pavimento ao redor da piscina

No começo do texto, explicamos a importância de escolher um revestimento que ofereça segurança para a área ao redor da piscina e que os porcelanatos seriam uma ótima alternativa por apresentarem uma ampla gama de estampas. 

Mas, como escolher a estampa de acordo com a cor da piscina? Normalmente, aconselhamos escolher tons contrastantes. 

Por exemplo, se você optou por um revestimento de piscina em tom claro, o ideal seria um pavimento escuro ao redor. Agora, se você escolheu tonalidades escuras para a piscina, os tons ao redor podem ser mais claros. 

03. Reflexo da água

Como vocês devem imaginar, uma piscina em tons claros deixa mais evidente possíveis resíduos no fundo, já as piscinas de cor escura disfarçam essas pequenas sujeiras. Portanto, a escolha da tonalidade também depende da sua disposição em realizar a limpeza. 

No entanto, fica a ressalva: se você morar em um local com muitas plantas, os revestimentos claros podem proporcionar mais segurança, pois você consegue identificar com facilidade algum inseto que possa estar no fundo da piscina. 

04. Temperatura da água

As piscinas de cor clara refletem os raios solares, resultando em uma água mais fria. Para ganhar alguns graus, invista em uma tonalidade mais escura. 

Sabemos que escolher a cor da piscina não é uma tarefa fácil, mas esperamos que com essas dicas, essa decisão tenha ficado um pouco mais fácil. Na Roca Cerámica temos alguns revestimentos desenvolvidos exclusivamente para piscinas. Clique aqui para conferir.

Compartilhe:

Relacionados