Roca Academy: entenda a diferença entre os tipos de revestimento

A escolha do revestimento ideal é uma das etapas mais importantes ao desenvolver um projeto.Tendo em vista que além do caráter estético, é fundamental encontrar produtos que proporcionem segurança e conforto.

Atualmente, conseguimos encontrar diversos modelos de revestimentos cerâmicos no mercado. Devido à ampla variedade de produtos disponíveis, é comum surgir dúvidas sobre os tipos de revestimento.

Para ajudá-lo na escolha, trouxemos algumas informações importantes sobre revestimentos cerâmicos, com foco nos porcelanatos.

Revestimento Cerâmico vs. Porcelanato: qual a diferença?

Os dois produtos diferem-se principalmente no processo de fabricação e composição. O revestimento cerâmico é resultado da mistura de argila com outras matérias-primas inorgânicas, que são prensadas e queimadas em altas temperaturas. Assim, obtém-se um material com baixa absorção de água, durável, de fácil limpeza e que não propaga chamas.

O porcelanato também se enquadra na categoria de revestimento cerâmico. Porém, ele é composto por materiais refinados e porcelana. Além disso, em sua fabricação é submetido a uma temperatura de queima mais elevada. Como resultado, temos peças com alta resistência mecânica e baixíssima porosidade.

Lembrando que a resistência mecânica consiste na capacidade do material em suportar o peso sobre ele. Já a porosidade está diretamente relacionada à absorção de água, quanto menor a porosidade do produto, menor será a absorção de água e, consequentemente, maior o índice de resistência.

Tipos de porcelanato

Devido às características técnicas apresentadas acima, a estética inquestionável e a ampla variedade de estampas, o porcelanato tornou-se peça-chave para muitos designers e arquitetos.

Outro fator que fez com que os porcelanatos também virassem objeto de desejo dos consumidores, foi a grande variedade de acabamentos à disposição, possibilitando que sejam utilizados em diferentes áreas.

Confira os principais modelos de porcelanatos da Roca Cerámica e descubra qual se encaixa em seu projeto.

Técnico

Série Heros

Os Porcelanatos Técnicos não recebem esmaltação, apresentam alta resistência mecânica e possuem a menor taxa de absorção de água (0,1%). Outra característica desse modelo é que não recebem impressão de estampa na superfície, o que faz com que o desgaste ao longo do tempo seja praticamente nulo.

Os porcelanatos técnicos estão disponíveis em 03 acabamentos diferentes:

01. Polido

Devido ao polimento, as peças com esse tipo de acabamento possuem uma superfície com brilho. Por esse motivo, são indicadas para áreas internas secas e com média circulação de pessoas, como salas e quartos, ou em áreas molháveis, como o lavabo.

02. Natural

Porcelanatos com acabamento Natural apresentam uma superfície mate.Esse produto é classificado como Grip por possuir um coeficiente de atrito entre 0,40 e 0,49, o que o torna ideal para uso em áreas internas molhadas, como lavanderias e banheiros com chuveiro.

03. Soft Touch

Como o próprio nome sugere, o porcelanato com acabamento soft touch possui uma superfície “macia”, sedosa e suave ao toque.Para alcançar esse resultado, as peças passam por um processo de escovação.

Assim como o polido, o porcelanato soft touch pode ser utilizado em áreas internas secas ou molháveis, de tráfego médio.

Esmaltado

O Porcelanato Esmaltado é aquele que recebe uma camada de esmalte na superfície da massa para proteger a estampa impressa na peça, garantindo sua durabilidade e aparência. O esmaltado também absorve pouca água (<0,5%) e apresenta boa resistência.

Além disso, ele recebe a tecnologia ABS, que proporciona maior resistência ao escorregamento e 30% mais aderência.

Série Athea

Micro Crystal

Dentro da categoria dos esmaltados, temos os porcelanatos com acabamento Micro Crystal, tecnologia exclusiva da Roca Brasil Cerámica.Sua principal diferença em relação ao esmaltado tradicional, é a utilização de esmalte seco ao invés do líquido.
Assim, temos peças com um brilho intenso, que realçam perfeitamente a profundidade das estampas e proporcionam um efeito 3D nos desenhos da placa.

Série Calacata Gold

Plus

O Porcelanato Plus, por ser produzido com minerais selecionados, possui uma massa mais clara. Dessa forma, as estampas impressas na peça ficam mais evidentes e com cores mais vívidas.

Série Flake


Após a leitura, esperamos que suas dúvidas em relação aos revestimentos e tipos de acabamento tenham sido respondidas. Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a gente!

Compartilhe:

Relacionados