Estilos decorativos mais comuns

Estilo

Quando falamos em estilo decorativo, logo vem à cabeça uma série de possibilidades que, a princípio, nos parecem desconexas. Afinal, é tanta informação disponível sobre tendências de décor que é natural a gente ficar meio perdido sem saber o que escolher para nossa casa. Mas buscar esse ponto de partida é fundamental para um projeto de sucesso, pois tudo começa na definição de um “norte” que guiará todo o design de interiores.

Sem esse direcionamento, o risco de obter um resultado pouco harmonioso é muito grande. Sem falar no cansaço visual que a composição trará para os moradores e frequentadores daquele ambiente. Foi pensando nisso que preparamos este post com uma síntese dos estilos decorativos mais comuns. Assim, dá para identificar qual deles tem mais a ver com a personalidade dos donos da casa e, então, acertar em cheio no projeto. Confira!

Moderno

Concreto aparente, vidro e alumínio: esses são alguns dos materiais mais marcantes de um design de interiores moderno, que, por vezes, tende ao minimalismo. Nesse estilo de décor, o conceito arquitetônico geralmente é aberto, e a escolha dos acabamentos prioriza tons neutros, a exemplo dos pisos e revestimentos das paredes. As cores podem ser claras ou escuras. Inclusive, a mescla de tons contrastantes é uma característica desse estilo.

A intenção é homogeneizar a composição, reforçando sensações como amplitude e leveza, mas sem abrir mão da personalidade dos donos na escolha dos objetos decorativos do ambiente. Por isso, obras de arte e demais peças que dialoguem com as experiências dos proprietários vão muito bem nesse espaço, como um convite às visitas para elas poderem desfrutar dessa companhia em uma atmosfera tão agradável.

Rústico

Muita gente contrapõe o estilo rústico ao moderno, mas não é bem assim, pois uma decoração rústica não é necessariamente antiquada. A proposta tem mais a ver com a intenção de trazer um pouco da natureza para dentro de casa, tornando aquele ambiente o mais acolhedor e aconchegante possível. Tanto é que as pedras, as fibras naturais e os acabamentos artesanais aparecem bastante nos elementos dessa composição.

A madeira é outro elemento característico, principalmente na escolha dos móveis, que tendem a priorizar um corte assimétrico ou arredondado. Quanto às cores, as tonalidades terrosas são as mais utilizadas para a base do design, como nos pisos e nas paredes. Já os demais elementos decorativos costumam vir em cores pontuais, porém quentes, como vermelho ou amarelo.

Campestre

De uma maneira geral, podemos resumir o estilo campestre como um “rústico romântico”. Aqui, os tons esverdeados e azulados são os principais, remetendo às sensações de tranquilidade e relaxamento associadas à natureza. Arranjos florais e com folhas secas compõem os detalhes de um projeto campestre.

Os móveis normalmente recebem pintura envelhecida ou texturizada, que conversa com a base neutra dos revestimentos dos pisos e das paredes em tons discretos, como terracota, bege e nude. Para favorecer um pouco mais a atmosfera romântica desse estilo de décor, você pode optar por papéis de parede com estampas que remetem ao campo, como flores de cada estação.

Minimalista

O estilo minimalista é um dos queridinhos do momento, principalmente para quem mora nos grandes centros urbanos e quer fazer da própria casa um verdadeiro refúgio ao excesso de informações do dia a dia. É por isso que a proposta do décor minimalista é bem simples: menos é mais. Mas atenção: ser simples não significa ser simplista — pelo contrário.

Nesse tipo de decoração, a qualidade dos materiais e objetos escolhidos deve sempre falar mais alto. Os pisos e revestimentos claros e de grandes dimensões favorecem a leveza desse estilo, criando uma verdadeira moldura para os demais elementos que virão: poucas peças de mobília, quadros imponentes e um ou outro elemento decorativo discreto para equilibrar o olhar.

Industrial

O estilo industrial tem uma leve semelhança com o décor minimalista por priorizar uma atmosfera mais clean, ou seja, livre dos excessos decorativos e com uma pegada mais uniforme. Não à toa, os pisos e revestimentos em cimento queimado estão com tudo nesse tipo de decoração, remetendo ao antigo “chão de fábrica”. A proposta, porém, não tem nada de antiquada.

Os ambientes decorados em estilo industrial são bastante moderninhos, inclusive. Alguns elementos ganham destaque, como instalações elétricas aparentes, porém muito bem acabadas. Os pontos de cor também surgem para valorizar peças da composição, como algum móvel específico ou aquele lustre de design arrojado que rouba as atenções no centro da sala.

Escandinavo

Como o próprio nome sugere, o estilo escandinavo traz elementos do norte europeu para o seu décor, dando aquele toque de requinte e suavidade na composição. As cores mais frias têm lugar cativo nesse estilo de decoração, sobretudo os cinzas e off-white. Para quem não abre mão de um toque de cor, os tons pastel são sempre bem-vindos, criando um contraste entre a madeira da mobília e a neutralidade dos pisos, por exemplo. 

Para “aquecer” um pouco a composição, você pode mesclar tecidos e texturas que remetem às sensações de acolhimento, como mantas nos sofás e um belo tapete robusto no chão. O cuidado com a iluminação valoriza esses detalhes, fazendo o equilíbrio exato entre o frio escandinavo e o aconchego do seu lar.

Eclético

Esse estilo de decoração tende a agradar bastante às pessoas de perfil mais jovial, que se arriscam na mistura de tendências e gostam de experimentar novas sensações. Isso significa que está liberado ousar nas escolhas, mesclar estilos e testar novas composições — por mais que, a princípio, elas pareçam não harmonizar tão bem. A única regra, nesse caso, é ser flexível e estar disposto a alterar aquilo que talvez não tenha ficado tão bom.

Dessa forma, dá para ir brincando com a decoração até encontrar um design de interiores único e que dialogue exatamente com o estilo dos donos da casa, permitindo que eles, de fato, “se encontrem” ali toda vez que abrirem as portas!

Gostou das dicas? Então siga nossas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos que são pura inspiração! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube!

Compartilhe:

Relacionados