Porcelanato pedra: aconchego e versatilidade da série Athol!

Porcelanato pedra: aconchego e versatilidade da série Athol!

O mármore sempre foi um símbolo de elegância e objeto de desejo entre os moradores, reverenciado pela arquitetura há muito tempo. O material é um revestimento muito usado em projetos de interior, residenciais ou comerciais. 

Trata-se de um material nobre, uma pedra fria que passa sofisticação e vigor aos espaços. Ele tem uma série com revestimentos em formatos distintos, que podem ser aplicados em diversas áreas.

Se você está entre as pessoas que gostam de elegância e modernidade, este artigo é para você. Explicaremos as principais características do porcelanato que simula pedra, destacando algumas dicas de uso do Athol, um dos revestimentos lançados pela Roca Cerámica em 2023. Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é revestimento pedra?

Trata-se de um material nobre em pedra fria, muito usado em projetos de interior residenciais ou comerciais, passando sofisticação e frescor aos ambientes.

O revestimento de pedra é uma ótima maneira de criar um visual rústico, sobretudo para espaços externos, sem gastar muito. Alguns modelos conseguem imitar fielmente o aspecto e a textura do mármore e de outras pedras por um valor bem menor, além de ser um revestimento mais simples de ser aplicado.

O mármore natural, geralmente, é de difícil manutenção por causa da alta porosidade. Por isso, o uso do revestimento de pedra está em alta. Além disso, a escolha desse tipo de porcelanato oferece um equilíbrio na decoração.

As peças da Roca, por exemplo, não são apenas semelhantes, são cópias fiéis às encontradas na natureza, e com o benefício de não agredir o meio ambiente durante a sua produção.

Quais são as características e inspirações do Athol?

Os revestimentos cerâmicos da Série Athol lembram uma atmosfera delicada e aconchegante, com peças únicas e estética artesanal. A paleta de cores traz variações de tons com estética única e acabamento fosco. As bordas irregulares características dos azulejos feitos à mão coroam a singularidade de cada peça.

Por meio da versatilidade e da estética peculiar, é possível desenvolver diversos estilos de projeto. Cada um dos modelos estampa fielmente a pureza dos materiais naturais a partir do rigor da marca ao explorar variações de cor, texturas, relevos, formas, elementos e acabamentos.

Tais características se aliam às diversas qualidades do porcelanato, reconhecido pela alta durabilidade, maior resistência às manchas, pouca demanda de argamassa para fazer o assentamento das peças e facilidade de limpeza. Muitas vezes, com performance superior quando comparado aos materiais naturais.

Quais são as vantagens do revestimento mármore e do Athol?

Além de trazer elegância ao ambiente e das vantagens apresentadas, o revestimento de mármore apresenta outros pontos a seu favor. Confira!

Valorização

O porcelanato de pedra se destaca de forma surpreendente em qualquer tipo de decoração, sempre relacionado ao bom gosto e à sofisticação. Ele também é capaz de destacar as peculiaridades dos imóveis, por ser sinônimo de elegância e tradição, ao ser inserido em projetos arquitetônicos.

Durabilidade

Em geral, a madeira, o azulejo comum, a cerâmica e o próprio mármore natural são manchados facilmente e sofrem variações em sua estrutura em longo prazo. Já o porcelanato marmorizado não requer grandes manutenções ou trocas, porque foi feito para durar, além de ter uma menor absorção e maior resistência em determinados ambientes.

Custo-benefício

Quando o assunto é custo-benefício, o porcelanato de pedra oferece muita vantagem, o que acaba se tornando um diferencial tanto em produtividade quanto em redução de custos. Isso porque ele não exige custos elevados ou nenhum esforço para manter o ambiente sempre em perfeito estado, além de extremamente bonito.

Exclusividade

Podemos definir o porcelanato pedra muito bem em apenas uma palavra: exclusividade. Isso porque suas várias peculiaridades e seus veios que caminham em muitas direções tornam o espaço exclusivo. Essas características facilitam a combinação da peça com outros itens de decoração do ambiente, criando uma harmonia atemporal.

Como usar o revestimento mármore na decoração, considerando o Athol como exemplo?

De maneira geral, o revestimento de mármore tende a ser elegante e atemporal, ideal para quem sonha com um estilo minimalista ou arquitetura clássica. No entanto, ao optar por esse material, outros elementos podem complementar a decoração para transmitir um toque de personalidade.

Aproveitar a mistura de elementos e texturas é uma boa opção para idealizar ambientes personalizados e aconchegantes. Nesse caso, na parede, na área externa, nos quartos, na bancada da pia ou no piso, o porcelanato de pedra se encaixa muito bem.

Ele pode ser encontrado em diferentes cores e texturas, mas, na maioria das vezes, elas são neutras, com a cara do verão e fáceis de combinar. Por isso, possibilitam a utilização de muitas tonalidades e objetos na decoração.

Portanto, é necessário, antes de tudo, escolher o estilo que você deseja seguir. Se for clássico, por exemplo, fica diferente utilizar metais com acabamento dourado ou cobre, que podem deixar tudo mais elegante. Além disso, é possível usar outros elementos nobres, como a madeira. O resultado é um visual aconchegante, moderno e cheio de estilo!

Quais os outros lançamentos de porcelanato Roca Cerámica que simulam pedra?

Os porcelanatos são, sem dúvidas, os grandes protagonistas dos lançamentos da Roca Cerámica. Em 2023, a Roca Cerámica apresenta uma nova paleta de pedras e mármores. São texturas neutras, rústicas ou expressivas, que trazem aos ambientes o acolhimento, o primor e a presença revigorante desses materiais.

Além da série Athol, temos a Cepppo Di Gre, a Desert e a Mirror — opções de revestimento de pedra para superfícies que oferecem beleza, tecnologia e sustentabilidade.

Além disso, as novas lâminas de 1,60×3,20m têm como foco os projetos de grande escala e ampliam a coleção de SuperFormatos, ao mesmo tempo em que outras séries mais consolidadas ganham complementos em novos formatos e acabamentos.

Como você pôde ver, o porcelanato pedra agrega muitas vantagens, trazendo aconchego e versatilidade aos espaços. Por isso, vale a pena considerar essa opção na hora de reformar ou construir sua casa. Afinal, você pode garantir qualidade e durabilidade do revestimento no uso em áreas internas ou externas. 

Agora que você já conhece o revestimento que imita mármore e suas principais características, confira outros conteúdos como este em nosso blog, descubra qual o acabamento ideal para o seu projeto e veja os lançamentos da Roca 2023!

Compartilhe:

Relacionados