Estilo moderno: como usar o porcelanato nesse conceito?

Estilo moderno: como usar o porcelanato nesse conceito

Já pensou em compor um ambiente visualmente limpo, fluído e com ar adaptável, mas sem exageros? Se sim, talvez você esteja buscando o estilo moderno para o seu próximo projeto.

Essa é uma abordagem capaz de conquistar praticamente qualquer geração. Ainda por cima, atribui uma assinatura minimalista, perfeita para se encaixar em qualquer tamanho de imóvel.

Outra curiosidade sobre o estilo moderno é que ele é um dos mais simples de adotar, já que é muito sóbrio em termos de cores e elementos, sem grandes chamativos. Mas existe muito mais a descobrir sobre ele do que você pode imaginar. Então, que tal entender melhor o conceito? Aproveite a leitura!

O que é estilo moderno?

O estilo moderno faz parte das alternativas de estilos decorativos e arquitetônicos disponíveis. Ele surgiu no início do século XX, quando as pessoas decidiram optar por espaços mais amplos, mais funcionais e menos abarrotados de coisas.

Com os novos ambientes, surgiu um novo estilo de vida, também, mais fluído e inspirado nas artes brasileiras. Mantendo apenas o que é útil, esse estilo lembra um ar minimalista e desapegado. Por isso, é muito apreciado por quem gosta de levar uma vida simples, porém, notável.

Como o estilo moderno se manifesta na arquitetura e decoração?

Na arquitetura e na decoração, o estilo moderno tem uma assinatura com traços únicos e bastante característicos. A seguir, trouxemos os principais pontos nos quais ele se destaca. Fique de olho e acompanhe!

Cores

O estilo moderno requer uma escolha criteriosa nas cores. Ele não comporta tons extremamente vibrantes e nem misturas ousadas. Em geral, sobressaem-se o branco, o cinza, o preto, o marrom e o bege. Essa é a base desse tipo de decoração.

É claro que, a partir dela, é possível escolher algumas cores mais marcantes para salientar pontos específicos da decoração, mas tudo com ótimo senso e sem maiores exageros. São exemplos disso uma pintura em tons coloridos, uma planta verde e grande, uma cadeira vibrante. Lembre-se de escolher apenas um desses elementos.

Materiais

Um aspecto interessante é que o estilo moderno, tanto de arquitetura quanto de decoração, utiliza-se muito de materiais como concreto e aço. Esses elementos fornecem as linhas de que tanto se fala nesse universo e podem ser incorporados a partir da própria estrutura do imóvel ou de objetos decorativos.

A exemplo disso estão as cadeiras de aço, que podem ser usadas com estofaria. As mesas e cozinhas planejadas em concreto também ilustram muito bem essa opção. Finalmente, a decoração com lustres de vidro, espelhos e utensílios de vidro é muito bem-vinda.

Móveis

Os móveis de uma decoração estilo moderno são sempre muito funcionais, com cores sóbrias e lisos. Em casos específicos, podem ser adotadas estampas com linhas retas, figuras geométricas e padrões menos chamativos.

Ao contrário do que se imagina, muitos projetos optam por adotar móveis de padrões mais antigos, como os usados na década de 50. Eles trazem todo o conforto necessário a esse estilo, sem sobrecarregar esteticamente os ambientes.

Iluminação

A iluminação de espaços modernos fica a cargo de um projeto com muita luz natural e janelas generosas. Isso é importante para caracterizar esse estilo decorativo, já que é preciso equilibrar o modernismo com um aspecto um pouco mais natural.

Quanto à iluminação artificial, é importante que ela seja discreta, sempre com design minimalista. Por isso, as luminárias são muito bem-vindas, assim como qualquer tipo de iluminação embutida. Se você for optar por um lustre grande, por exemplo, certifique-se de que só haverá um elemento assim na composição.

Objetos decorativos

Simplicidade e excesso de objetos decorativos não combinam. Por isso, no estilo moderno, vale demorar um pouco mais para escolher seus itens de decoração, mas ter certeza de que você ficou com “poucos e bons”.

A partir da lógica do minimalismo, qualquer item acrescentado a um projeto decorativo deve agregar valor ao usuário. Isso pode ser feito a partir da sua utilidade. Então, em vez de escolher itens meramente decorativos, alie a funcionalidade, como nichos, uma mesinha ao lado do sofá e assim por diante.

Quais são as diferenças entre estilo moderno e contemporâneo?

Pelo nome, muita gente acaba confundindo o estilo de decoração moderno com o contemporâneo, mas atenção: eles são bem distintos entre si. Um estilo contemporâneo é baseado, sobretudo, nos elementos em alta em cada época. Ele é pautado nas tendências do momento.

Já o estilo moderno é bem mais antigo, e remete especificamente ao início do século XX. Para que um ambiente seja caracterizado como moderno, ele precisa, na verdade, ser considerado atemporal. Em outras palavras, é importante que ele tenha elementos que possam ser considerados atuais, independentemente do ano.

Assim, você consegue utilizar alguns detalhes decorativos que pincelem tendências em arquitetura atuais, mas sem tornar o estilo dependente desses elementos. Dessa forma, quando as tendências mudam, você consegue trocar com elas.

Como usar o porcelanato no estilo moderno?

O porcelanato é um elemento sóbrio, simples, visualmente limpo e esteticamente agradável em uma decoração moderna. Ele não vai atribuir muitos elementos, mas vai contribuir para um espaço mais bonito, com uma aparência homogênea e menos porosidade.

Ele é mais resistente e duradouro do que outros materiais. Além disso, existem alternativas que se encaixam tanto naqueles projetos mais sofisticados quanto nos que buscam simplicidade e minimalismo, sem abrir mão da qualidade.

Quais revestimentos Roca podem contribuir para ambientes nesse estilo?

A Roca sempre acompanha a história da arquitetura, disponibilizando elementos que agreguem valor aos projetos e ao dia a dia das pessoas na hora de utilizar cada espaço. Por isso, também estamos de olho nos estilos decorativos que mais cativam as pessoas.

No caso do estilo moderno, apostamos nos SuperFormatos, que são uma tendência praticamente irresistível para constituir ambientes atemporais. Eles servem tanto como uma base menos carregada visualmente para os cômodos quanto para a decoração de espaços específicos.

Desenvolvemos mais de 30 opções diferentes de estampas nas nossas lâminas de SuperFormato. Isso significa que elas podem se adaptar a, basicamente, qualquer ambiente. Além disso, aliamos tecnologia e sustentabilidade para prover um item de design capaz de transformar espaços com robustez e delicadeza juntos.

Com essas dicas, você está preparado para entregar funcionalidade para qualquer projeto com o estilo moderno. Então, comece a idealizar elementos para compor essa decoração mais ampla e desobstruída.

Gostou da ideia? Leia outros conteúdos como este no Blog da Roca e confira os nossos catálogos de lançamentos e de SuperFormatos!

Compartilhe:

Relacionados