Revestimento para cozinha: dicas para utilizá-lo!

Revestimento para cozinha: dicas para utilizá-lo!

Se você está desenvolvendo um projeto novo e ainda não pensou no revestimento para cozinha, pode estar na hora de começar a eleger as peças que vão compor o ambiente. Apesar de alguns profissionais deixarem para escolher o revestimento por último, essa é uma péssima ideia. Eleger logo de cara como serão o piso e as paredes do cômodo podem ajudar a nortear todos os seus demais aspectos.

Para que você entenda melhor como isso pode ajudar a valorizar a sua proposta e transformar a experiência do cliente, preparamos algumas informações sobre o assunto. Então, aproveite as dicas para escolher o revestimento ideal e confira nossas sugestões de modelos!

Quais são as vantagens do revestimento para cozinha?

Antes de tudo, é importante entender qual papel o revestimento desempenha em um projeto de arquitetura ou design. Apesar de muitas pessoas acreditarem que é só uma questão estética, vai muito além disso.

A cozinha é um espaço de intensa usabilidade e envolve vários produtos diferentes que podem acabar respingando, como água, gordura, alimentos e afins. Por isso, é importante apostar no revestimento como uma estratégia para proteger melhor as paredes e os pisos, além de manter o aspecto bonito do espaço. É claro que existem outras vantagens atreladas ao seu uso, como:

  • mais versatilidade e variedade de modelos para decorar as paredes, indo além do básico da tinta;
  • possibilidade de reproduzir pedras e outros materiais naturais por um custo muito mais acessível;
  • preservação da qualidade e da durabilidade das estrutura do cômodo;
  • geração de maior conforto térmico e acústico, isolando o ambiente interno dos externos;
  • facilidade de instalação, retirada e troca, caso seja feita alguma reforma e outros.

Como usar revestimento para cozinha?

Existem alguns cuidados que são importantes de serem tomados nessa jornada de escolha do revestimento para cozinha. Vários fatores estão envolvidos nessa decisão e, a seguir, queremos convidá-lo a refletir sobre alguns deles. Fique de olho!

Observe o acabamento

O primeiro cuidado que você deve adotar está associado ao acabamento do revestimento escolhido. A cozinha, assim como o banheiro e a lavanderia, é um local que, eventualmente, acabará ficando molhado. Nesse caso, ainda existem outros elementos presentes, como a gordura e os respingos de comida ou bebidas que podem surgir pelo caminho.

Quando esses incidentes acontecem, principalmente sobre o piso, eles podem se tornar não só inconvenientes, como também perigosos. Um simples piso molhado pode provocar uma queda ou escorregão, então, essa é uma questão de segurança.

Obviamente, o revestimento de parede também deve ser fácil de limpar, afinal, não é nada difícil que eles acabem respigados por alguma receita atípica. Nesses casos, os revestimentos mais brilhantes e polidos só são recomendados para cozinhas sociais, em que o fogão é pouco utilizado.

Considere o tamanho da cozinha

Querendo ou não, espaços pequenos exigem um revestimento mais claro e que gere a sensação de amplitude. Já os espaços maiores podem usar e abusar das cores, ousando um pouco mais no estilo do revestimento para piso e paredes.

Além disso, as dimensões do cômodo também acabam afetando no orçamento, o que é um bom aspecto a se considerar quando você trabalha com alternativas limitadas. Assim, tomando esse cuidado, você pode garantir o melhor custo-benefício.

Harmonize o revestimento do piso e da parede

Você pode escolher por uma alternativa de série completa, que vai deixar o ambiente muito mais limpo visualmente e criar um efeito de revestimento infinito. Isso certamente deixaria a cozinha mais elegante e sofisticada.

Mas caso não seja essa a ideia, é importante pensar em um revestimento de parede que combine com o piso. A quebra brusca dos padrões adotados em ambas as partes pode causar um péssimo efeito, deixando a cozinha com um aspecto bagunçado e com muita informação. Então, isso também deve ser considerado na escolha.

Integre qualidade à beleza

Um revestimento nunca será “o ideal” para o seu projeto se ele for apenas bonito. É muito importante que o material seja funcional, tenha boa durabilidade, apresente bom custo-benefício e, principalmente, tenha um acabamento impecável.

Então, talvez a qualidade seja um aspecto que precise ser colocado entre as prioridades da sua escolha. Isso é o que vai garantir a satisfação do cliente em longo prazo e fazer com que o projeto realmente se torne durável. Portanto, conte com uma marca da sua confiança, como a Roca Cerámica.

Quais são os lançamentos de porcelanato Roca Cerámica?

Falando na Roca Cerámica, está na hora de ficar por dentro de alguns lançamentos para o ano de 2023 que podem se tornar ótimos complementos para os seus projetos de cozinha. Então, aproveite e confira!

Marble-sorrento

A série Marble-sorrento traz uma tonalidade diferente para o ambiente da cozinha: a proposta é terrosa, no perfeito estilo do mármore Bronze Armani. A ideia é justamente quebrar com as expectativas e proporcionar uma estética disruptiva para um ambiente que costuma ser tão óbvio.

Os detalhes em marrom escuro são contrastados com os veios claros. Além disso, a proporção das peças e o seu acabamento cuidadoso dão um ar de sofisticação e requinte ao ambiente, transformando qualquer cozinha em pura autenticidade.

Koronis

Se a sua ideia é preservar as cores claras no projeto da cozinha, a série Koronis deve estar entre as suas preferências. As peças são predominantemente brancas, com formas muito simples e detalhes todos neutros. É o elemento perfeito para decorações no estilo escandinavo, ambientes amplos, sofisticados e claros.

Ela também é uma perfeita proposta para espaços minimalistas ou para aqueles projetos supercoloridos e quentes, que exigem um fundo neutro. Vale a pena conferir e entender como as peças podem compor uma cozinha moderna.

Kronos

Outra série que não pode faltar entre as suas opções é a Kronos. Com uma pegada básica e inspirada pelo concreto, ela é muito versátil e se adapta a qualquer projeto, além de ser um excelente fundo neutro para qualquer estilo decorativo.

Essa série faz parte dos SuperFormatos, que têm grandes dimensões e dão aquele ar de inteireza aos ambientes. Ela ainda conta com a versão ABS, ideal para causar um efeito de integração com áreas externas, como uma pequena varanda.

Como você viu, o revestimento para cozinha é superinteressante para aumentar a valorização do local e ainda dar aquela turbinada na decoração, deixando tudo ainda mais sofisticado e elegante. Por isso, se você quer um espaço bonito, mais clean ou realmente impactante, pode ser uma ótima estratégia investir em bons revestimentos.

Leia outros conteúdos do blog, descubra qual o acabamento ideal pro seu projeto e confira os lançamentos da Roca 2023!

Compartilhe:

Relacionados