Revestimento de Parede: tendências e lançamentos!

O revestimento de parede representa um dos aspectos mais essenciais na concepção de ambientes que buscam harmonizar estética e praticidade.

Inclusive, o universo do design de interiores está em constante evolução, e cada vez mais encontramos possibilidades em que a criatividade se alia à funcionalidade para criar espaços únicos.

Com isso, as opções são muitas quando falamos em revestimentos de parede.

Como parceira de longa data no mercado de construção e design, a Roca Cerámica apresenta uma gama de opções de revestimentos, projetadas para inspirar e superar expectativas.

Portanto, aqui vamos destacar as últimas tendências e lançamentos dos revestimentos de parede que estão moldando o cenário do design de interiores.

Vamos lá? Continue a leitura!

Quais os tipos de revestimentos para paredes?

Existem vários tipos de revestimentos disponíveis para proteger e decorar as paredes.

A tinta é uma das opções mais comuns e fáceis de aplicar, mas existem alternativas que podem conferir um toque mais sofisticado e harmônico aos ambientes.

Confira alguns tipos de revestimentos de paredes:

  • Revestimento cerâmico e porcelanatos: estão entre as alternativas mais populares e versáteis, oferecendo uma infinidade de estilos e acabamentos, dos clássicos aos contemporâneos, do tipo com Relevo 3D e também metalizados. Conhecidos por sua durabilidade, facilidade de manutenção e resistência a manchas e umidade, são uma ótima opção para qualquer parede, desde cozinhas e banheiros, até quartos – usados em cabeceiras. 
  • Pedras naturais: o mármore e o granito são os exemplos mais comuns, que adicionam um toque de luxo a ambientes sofisticados, proporcionando também padrões únicos e variações de cores que elevam qualquer espaço
  • Madeira: atribuem uma sensação acolhedora e orgânica aos interiores

 

Revestimento de Parede: O porcelanato como melhor opção 

Quando se trata de selecionar o revestimento de parede ideal, um dos materiais que merece destaque é o porcelanato, devido a sua grande variedade de formatos, que podem se adequar a um pequeno backsplash de cozinha até um grande painel de um hall comercial.

Assim, sua grande diversidade de acabamentos, estampas e relevos, vão desde um clássico marmorizado polido a um arrojado metalizado geométrico.

Série Topazio  – Roca Cerámica

 

Série Cubic – Roca Cerámica

Além disso, conhecido por sua capacidade de reproduzir fielmente uma variedade de materiais naturais – incluindo pedra, mármore, madeira e até mesmo tecidos – , permite que os ambientes atinjam o visual desejado sem as complexidades e preocupações associadas aos materiais naturais.

Inclusive, o porcelanato é uma opção mais sustentável, já que sua produção envolve menos recursos naturais, e também com maior durabilidade.

No entanto, ao considerar o porcelanato como revestimento de parede ideal, é preciso se atentar a alguns fatores. Confira!

Localização e uso do porcelanato como revestimento de parede

O primeiro passo é entender o local onde o porcelanato será aplicado e sua finalidade. Ambientes como banheiros e cozinhas, por exemplo, exigem revestimentos resistentes à umidade e manchas.

Série Giz – Roca Cerámica

O revestimento Giz da Roca Cerámica é uma escolha sofisticada para banheiros, combinando elegância com funcionalidade.

Sua superfície tridimensional de relevos brancos cria um ambiente moderno e relaxante, especialmente na versão fosca.

Além disso, é um revestimento durável e resistente à umidade.

Série Gran Calacata – Roca Cerámica

O revestimento Gran Calacata é uma opção excepcional para cozinhas, proporcionando uma estética de alta qualidade e ampla aplicação.

Com a representação sublime do mármore Calacata, seus veios e desenhos ganham vida em uma escala grandiosa.

Além de sua beleza, a série oferece uma amplitude de formatos e acabamentos que permite integrar parede com o piso e com o mobiliário, revestindo também bancada, cuba e armários.

Série Ambar Black – Roca Cerámica

A série Ambar é uma escolha notável para áreas comuns, adicionando sofisticação e versatilidade aos espaços.

Disponível em dois formatos funcionais de 90×90, nas versões mate – que traz um visual fosco – e polida, a série foi inspirada nas tonalidades de marrom e preto do granito Marrom Imperial, conferindo uma estética única às paredes.

Uma característica marcante do produto é sua capacidade de se adaptar a áreas internas, sendo especialmente adequado para aplicações com junta mínima de apenas 1mm, que se tornam praticamente imperceptíveis após o rejunte, proporcionando um visual limpo e elegante.

Então, seja em uma recepção sofisticada ou em painéis decorativos, o revestimento é a opção perfeita para criar uma atmosfera convidativa e luxuosa.

Tamanho e formato do porcelanato no revestimento de parede

SuperFormatos podem criar uma sensação de amplitude no espaço, enquanto formatos menores podem ser ideais para detalhes ou designs personalizados.

Série Legno Rovere – Roca Cerámica

O revestimento Legno Rovere da Roca Cerámica é a escolha perfeita para quem busca o aconchego e a beleza natural da madeira sem abrir mão da durabilidade e da capacidade de adaptação de um material de alta tecnologia.

Assim, a série apresenta a tecnologia da Lâmina SuperFormato,com dimensões excepcionais de 120cmX250cm, e espessura de apenas 7mm.

Além disso, uma característica notável deste revestimento é a fidelidade à aparência natural da madeira, com veios que se assemelham ao real.

Portanto, se você procura um revestimento que una o calor da madeira à praticidade do porcelanato, o Legno Rovere é a opção para você!

Série Uno – Roca Cerámica

O revestimento Uno da Roca Cerámica é uma homenagem moderna aos clássicos ladrilhos hidráulicos, trazendo uma atmosfera contemporânea e descolada para qualquer espaço.

A série apresenta uma paleta de cores neutras e minimalistas, proporcionando uma base perfeita para a criatividade. São oferecidos em seis padrões geométricos diferentes de 20cmx20cm, abrindo um leque infinito de possibilidades para composições únicas.

Então, seja em uma parede de cabeceira de quarto ou na renovação de ambientes comerciais, como um aconchegante café, o revestimento adiciona um toque de jovialidade e estilo a qualquer projeto de design.

Padrões e texturas dos porcelanatos em paredes

As paredes são telas em branco prontas para dar vida aos espaços, e os porcelanatos oferecem a oportunidade de traduzir visões e conceitos de forma versátil.

Assim, um atributo que contribui significativamente para essa versatilidade são as estampas e texturas, que permitem que o revestimento se adeque ao estilo de decoração escolhido para um ambiente.

Descubra a ampla variedade de estampas e texturas que a Roca Cerámica possui para suas paredes:

Pedras

Entregam autenticidade a qualquer espaço e transmitem a sensação de proximidade com a natureza.

Série Mirror – Roca Cerámica

Mármores

A nobreza do mármore sempre foi sinônimo de elegância e sofisticação.

Agora, com os porcelanatos marmorizados, é possível adicionar esse toque de luxo às paredes sem comprometer a praticidade e a durabilidade.

Série Navona – Roca Cerámica

Cimentos

Oferecem uma estética contemporânea e robusta, transformando as paredes em verdadeiras obras-primas urbanas.

Série Kronos – Roca Cerámica

Madeiras

Recriam com fidelidade a beleza natural da madeira, proporcionando aconchego e a sensação de um refúgio acolhedor em qualquer ambiente.

Série Legno Rovere – Roca Cerámica

Geométricos

Conferem um intrigante apelo visual às paredes, apresentando padrões ousados e inovadores, ideais para projetos de design de interiores que desejam se destacar.

Série Uno – Roca Cerámica

Total White

Elegantes e atemporais, permitem criar ambientes simples e belos, impressionando pela sua pureza.

Série Koronis – Roca Cerámica

Terracota

Incorporam a riqueza da argila cozida, proporcionando uma tonalidade quente e textura terrosa que acrescenta autenticidade e calor aos espaços.

Série Brick Metallic  – Roca Cerámica

Estampas florais

Proporcionam um toque de frescor e delicadeza às paredes, adicionando um elemento natural e romântico ao ambiente.

Série Marrocos  – Roca Cerámica

Revestimentos 3D

Trazem uma dimensão adicional, criando efeitos visuais que geram profundidade e movimento às suas paredes.

Série Nilo  – Roca Cerámica

Acabamento metalizado

Adicionam brilho e elegância aos espaços.

Série Trace Steel  – Roca Cerámica

Além da gama diversificada de padrões e texturas, os porcelanatos Roca Cerámica se destacam também pela variedade de acabamentos. Explore opções como:

  • Micro Crystal: adiciona um brilho sutil, com uma superfície altamente reflexiva, e também com cores mais vivas, ideal para criar ambientes sofisticados e modernos
  • Polido: com seu acabamento liso e brilhante, quando usado nas paredes, reflete a luz e amplia visualmente o espaço, criando uma sensação de maior luminosidade, especialmente benéfica em ambientes menores
  • Soft Touch: proporciona uma textura agradável ao toque – seco e liso como do mármore natural – tornando suas paredes não apenas visualmente atraentes, mas também táteis e convidativas
  • Mate: reconhecido por seu acabamento suave e opaco, que cria uma estética elegante e tranquila nas paredes, ideal para ambientes que buscam serenidade e discrição

Então, após conhecer os padrões, texturas e acabamentos que a Roca Cerámica oferece para deixar suas paredes do jeito que você gosta, confira alguns incríveis lançamentos recentes que vão te surpreender.

Lançamentos da Roca Cerámica: Inovação em Revestimentos

A Roca Cerámica é uma presença constante no mercado e tem investido em novos designs e tecnologias em revestimentos de parede.

Por isso, seja qual for a sua preferência ou estilo, temos séries completas que são excelentes opções tanto para a parede quanto para o piso.

Explore mais sobre as últimas novidades!

Série Breccia-Vino

A Série Breccia Vino destaca a textura exótica do mármore italiano com a tendência High-Low.

Oferecendo um formato inovador de 160X320 que realça a estampa, possui acabamentos Soft Touch e Micro Crystal para mais brilho, e versatilidade em várias superfícies, incluindo pisos, paredes e mobiliário.

Série Mystic

A Série Mystic é uma coleção inspirada no Quartzito Avocatus, uma rocha brasileira que possui um caráter exótico com profundo esverdeado, detalhes em branco e nuances iridescentes.

Série Savana

A Série Savana é inspirada nas tonalidades quentes e tropicais, revisitando a textura terracota com reprodução de cores e nuances. É suave ao toque, ideal para criar ambientes aconchegantes e pode ser usada tanto em áreas internas quanto externas conectadas, mantendo a unidade visual com junta mínima de 1mm.

A tecnologia Mineral Lab na superfície cria relevos surpreendentes com a fusão de minerais nobres, valorizando a estampa de forma inovadora.

Série Lincoln

A Série Lincoln é inspirada no mármore Calacata Lincoln, com veios cinza sobre fundo branco, reproduzidos com realismo pela impressão HD.

Série Breccia Capraia

A Roca amplia sua coleção de mármores exóticos, inspirada na textura do mármore italiano Breccia Capraia. Com tonalidades únicas, que variam do rosa cyclamen ao roxo profundo, a série oferece sofisticação e exclusividade.

Então, como mencionado anteriormente, o revestimento de parede desempenha diversas funções em um projeto.

Portanto, a seleção desse elemento será uma tarefa simples quando feita com cautela e atenção nas orientações fornecidas neste artigo.

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite e  explore outros artigos em nosso blog. Neles, você poderá descobrir qual acabamento se adequa melhor ao seu projeto e também ficar por dentro das novidades lançadas pela Roca em 2023!

Compartilhe:

Relacionados