Revestimento para sala: conheça as melhores opções!

Revestimento para sala: conheça as melhores opções!

Quando se trata de transformar a casa em um local aconchegante, a sala é um dos principais cômodos a se pensar. Inclusive, é necessário ter boas referências de revestimento para sala, garantindo um resultado mais satisfatório para o cliente.

Esse simples detalhe pode fazer total diferença no projeto e ainda causar uma ótima impressão quanto à personalização do ambiente. Afinal, quem não gosta de uma sala bonita e bem decorada, não é mesmo? Então, aproveite e confira algumas dicas para acertar na escolha!

Quais são os principais tipos de revestimento para sala?

Existem diversos tipos de revestimentos para a parede da sala, dos mais comuns aos mais exóticos. Elencamos os principais entre eles para que você comece a considerar sua aplicação. Veja só!

Cerâmica

O assentamento de revestimentos cerâmicos é simples de fazer, fazendo desta uma das principais opções para deixar a sala mais bonita. Além disso, é uma alternativa bastante durável, com variedade de tamanhos, cores e texturas, além de ser acessível. A cerâmica também é fácil de limpar e manter, o que vai deixar seu cliente feliz.

Porcelanato

O porcelanato é uma espécie de versão “plus” da cerâmica, bem mais resistente e durável. Além disso, é possível encontrar a imitação de vários materiais naturais no porcelanato, como madeira e pedra. Ele acaba sendo mais barato que o material natural e não exige o mesmo trato e manutenção.

Madeira

Se você preferir, ainda é possível recorrer à madeira natural. Para a sala, ela vai deixar o ambiente ainda mais aconchegante. Ela pode compor espaços maiores ou ficar restrita a pequenas áreas, como o painel atrás da TV ou trechos das paredes.

Mármore e granito

Se você quiser algo mais sofisticado, pode optar pelo mármore e granito, que vão tornar o ambiente muito mais elegante. Porém, é válido saber que o valor de mercado dessas peças é bastante alto, então, uma alternativa é recorrer às peças de porcelanato que imitam as pedras.

Tijolinho

Se a ideia é criar um espaço mais rústico, os tijolinhos à vista são uma ótima alternativa. É possível tanto usar revestimento para parede de sala, para criar o efeito, quanto investir na retirada do reboco. Esse elemento também fica muito bom em decorações de estilo industrial.

Quais são as vantagens de usar revestimento para sala?

O revestimento para sala de jantar tem diversas funções em um ambiente e a maioria delas extrapola a simples decoração de sala, por exemplo. Sua primeira função em um projeto é a de proteger a alvenaria, criando uma camada que impede que as paredes se degradem rapidamente.

Obviamente, ele também cumpre com uma função estética, que é a de deixar os ambientes mais agradáveis, bonitos e convidativos. O fator estético é importante, inclusive, para atribuir personalidade ao ambiente, deixando o local “com a cara” do cliente.

Por fim, o revestimento também tem uma boa participação no isolamento térmico e acústico dos espaços. Além dos revestimentos próprios para essa finalidade, eles ainda adicionam uma nova camada de proteção que cria um ambiente interno isolado do externo.

Quais são os lançamentos de porcelanato Roca Cerámica?

Recentemente, os porcelanatos da Roca Cerámica passaram por várias transformações, garantindo linhas de revestimento que podem, realmente, ser adaptadas a projetos de quase todos os estilos. Entre as principais novidades estão:

  • Absolute;
  • Ambar;
  • Athea;
  • Breccia Capraia;
  • Calacata Gold;
  • Calacata Light;
  • Ceppo di Gre;
  • Desert;
  • Gran Calacata;
  • Koronis;
  • Kronos;
  • Legno Rovere;
  • Lincoln;
  • Marble Sorrento.

Qual é o melhor revestimento para sala?

Entender qual é o melhor tipo de revestimento para a sala não depende de uma categoria específica, como revestimentos em grandes formatos ou em madeira. Mas, sim, do estilo que o local precisa comunicar e de fatores bastante pontuais em relação ao cliente.

Para entender como escolher os revestimentos do seu projeto, elencamos a seguir alguns pontos que devem ser observados. Dê uma olhada!

Facilidade de limpeza e manutenção

As salas são locais normalmente muito utilizados pelos moradores de uma casa, sendo o ambiente ideal para reunir a família, os amigos e, em muitos casos, até os pets. Por isso, é importante que seu revestimento seja fácil de manter e, principalmente, de limpar.

É interessante pensar em modelos que simplifiquem a vida do cliente no dia a dia, indo um pouco além da composição puramente estética desses espaços. Para as paredes, revestimentos com acabamento mate podem ser os mais indicados, por exemplo.

Decoração e estilo do cômodo

O segundo fator a ser considerado é, inevitavelmente, o estilo decorativo do cômodo. O revestimento deve estar em sintonia com o restante do espaço, conversando com ele tanto no que diz respeito às cores e texturas quanto ao tipo mesmo.

Se você tem uma decoração estilo industrial, por exemplo, pode ser bacana brincar com cimento queimado, alguns detalhes em tijolos e assim por diante. Já se a ideia é criar uma sensação de espaço maior, com muita sofisticação e elegância, os superformatos são muito bem-vindos.

Necessidades específicas e objetivos

Às vezes, o cômodo é pensado para finalidades bastante objetivas. Algumas famílias, por exemplo, gostam da sala com um ar intimista e superconfortável, especialmente se elas não costumam receber muitas visitas.

Outras, no entanto, têm esse ambiente como um espaço social para receber muitos amigos, com uma pegada mais moderna, fluida e espaçosa. Isso também vai influenciar na hora de escolher o tipo de revestimento.

Outros detalhes que precisam ser observados é se a casa tem crianças ou idosos, por exemplo. Nesses casos, a prioridade máxima é a segurança. Também é interessante descobrir se as texturas são bem-vindas pelo cliente e se existe alguma restrição por parte dele.

Temperatura do revestimento

A temperatura do ambiente é uma característica que permite que o espaço se adapte às necessidades do seu usuário. Como a sala é sempre muito utilizada, pode não ser uma boa ideia optar por peças que dificultem o ajuste térmico.

Nesse ponto, os pisos como a cerâmica se adaptam muito bem a todos os climas. Já se você for projetar uma sala para casa em uma cidade que faz muito frio, pode ser interessante pensar em alternativas como madeira, bambu e opções naturais.

Custo-benefício do produto

O último fator que não pode passar despercebido é o custo-benefício — a menos, é claro, que o cliente seja muito específico quanto a isso. Existem diversos materiais que aliam ótima qualidade a um preço justo, não só para a compra, como também para a manutenção.

Em geral, quanto mais natural for a matéria-prima, mais caro tende a se tornar o revestimento, a sua aplicação e a sua consequente manutenção, por exemplo. Por isso, as cerâmicas e os porcelanatos são tão aceitos para criar espaços requintados por um preço mais acessível.

Como você deve ter percebido, não existe uma fórmula mágica para escolher o tipo de acabamento cerâmico ideal para seu ambiente. Porém, existem alguns truques que podem ser usados para facilitar a escolha e aumentar as chances de satisfazer seu cliente.

Agora você já sabe quais são os principais tipos de revestimento para sala, como eles podem beneficiar o ambiente e como escolher o que mais se adapta ao projeto, o próximo passo é conhecer melhor os lançamentos que você conferiu anteriormente.

Leia outros conteúdos do blog, descubra qual o acabamento ideal para o seu projeto e confira os lançamentos da Roca 2023!

Compartilhe:

Relacionados