Arquitetura orgânica: já ouviu falar?

arquitetura orgânica

Como usar a mais avançada tecnologia para construir projetos ousados e funcionais sem causar grandes impactos sustentáveis? Essa talvez seja a principal missão da arquitetura orgânica, um conceito que visa ao equilíbrio nas novas formas de projetar para pessoas e para o ambiente.

Os espaços que têm inspiração nessa tendência buscam valorizar a interação do homem com o meio ambiente. Assim, ressaltam características naturais que dão uma nova cara a qualquer local, principalmente, por serem práticas, modernas e funcionais.

Para entender o que é a arquitetura orgânica, como ela surgiu e seus principais atributos, acompanhe a leitura deste post e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

O que significa arquitetura orgânica?

Também chamada de arquitetura organicista, a arquitetura orgânica foi criada pelo arquiteto estadunidense Frank Lloyd Wright, no início do século 20. O conceito defende a integração da natureza com os espaços internos e externos das construções, proporcionando a harmonia do meio ambiente com o ser humano e valorizando a naturalidade.

Em outras palavras, a arquitetura orgânica propõe um maior dinamismo na composição dos espaços e preza o bem-estar das pessoas. Para isso, considera todas as suas necessidades e torna o ambiente praticamente um organismo vivo.

Os projetos dessa corrente procuram desenvolver estruturas fluidas e dinâmicas, além de propor espaços adaptáveis, em uma associação interessante entre a estética e a funcionalidade. Assim, o objetivo é desenvolver ambientes agradáveis e funcionais para as atividades comuns do dia a dia de forma agradável para aqueles que a presenciam.

Esse estilo opta por recursos similares à arquitetura sustentável, como a utilização de materiais em seu estado natural. Os telhados verdes, por exemplo, ligam-se à perspectiva de promover essa conexão do lar com a natureza, assim como o uso de plantas ou, até mesmo, de cores que remetem a elementos naturais, como a terracota.

Como a arquitetura orgânica se caracteriza?

Desde a sua origem, o estilo vem sofrendo influências das inovações tecnológicas e da descoberta de novos materiais. No entanto, a arquitetura sempre manteve sua essência amplamente relacionada à sustentabilidade.

Atualmente, ela emprega alguns itens padrão em suas construções, como revestimento cimentício, madeira, argila, areia, vidro e pedra. Além disso, essa tendência leva em consideração elementos como iluminação, materiais orgânicos, traços da obra e função do espaço, assim como contornos amplos, acabamentos mais naturais e tonalidades que se aproximam das que são encontradas na natureza.

Com esse dinamismo, os projetos apresentam um design visualmente interessante. As diferentes formas proporcionam, além de beleza e personalidade, o bem-estar físico e psicológico do ser humano, que pode ser explicado a partir dos conhecimentos de neuroarquitetura.

Quais as vantagens desse tipo de arquitetura?

Em um mundo em que as pessoas se engajam cada vez mais em causas ambientais, dá para imaginar a importância e os benefícios da arquitetura orgânica. Seguindo o seu objetivo, de fazer com que o projeto facilite as atividades comuns do dia a dia, as construções transformam o ambiente em um espaço mais agradável e funcional.

Isso promove um bem-estar, uma casa saudável, bem como a higienização do ambiente, o conforto térmico e acústico e a integração à natureza. Comprovadamente, esses elementos oferecem vantagens psicológicas.

Além disso, os projetos sustentáveis contribuem para o equilíbrio e o desenvolvimento de diversos setores, como ambiental, econômico e social. Por esse motivo, é importante que os profissionais da área, como arquitetos e engenheiros, estejam alinhados e engajados com essa causa, sobretudo, para se diferenciar no mercado.

É importante destacar que, para a construção do projeto feita com base na arquitetura orgânica, são considerados seis fatores essenciais. Veja quais são eles!

Continuidade

A continuidade foi desenvolvida para explorar a liberdade e a fluidez dos espaços, e pode ser considerada de duas maneiras: a espacial e a física. Enquanto a espacial procura criar uma planta contínua, em que os cômodos não são divididos por paredes, a continuidade física une os elementos estruturais e estéticos de uma construção em um único plano, sem rupturas.

Simplicidade

É considerada a característica principal da arquitetura orgânica e retrata uma estética minimalista, desprezando qualquer elemento que possa ser acrescentado depois e que não tenha relação com a unidade. Isso não quer dizer que o projeto deve ser totalmente plano, mas que os profissionais devem explorar ao máximo os materiais disponibilizados para a construção da obra.

Plasticidade

A plasticidade é caracterizada pela combinação visual dos componentes da arquitetura orgânica, ou seja, é quando observamos uma edificação e não conseguimos diferenciar a forma e a função, desfrutando sempre os conceitos de integridade e de continuidade.

Integridade

É a característica que determina a uniformidade do projeto, o que garante que os espaços interno e externo estejam ligados como se fossem uma unidade indivisível. Todas as partes apresentam a mesma importância e estão unidas, sem deixar a beleza e a harmonia da obra de lado, fazendo parte da paisagem.

Gramática

A gramática indica que os ambientes devem apresentar a mesma linguagem. Levam em consideração a harmonização dos elementos da obra, e o que for observado deve transmitir somente um discurso baseado na forma do edifício. Os elementos harmonizam de tal maneira que falam a mesma língua.

Natureza dos materiais

Em geral, a natureza dos materiais é fonte de inspiração e criação para os profissionais, que precisam aprender a observá-los e conhecer detalhadamente a melhor forma de aplicá-los no projeto, destacando as suas propriedades. Os materiais mais usados na arquitetura orgânica são sustentáveis, como pedras, tijolos, madeira e argila.

Como você pôde perceber, o setor está cada vez mais alinhado quanto à valorização de projetos focados na preservação da natureza e na integração do ser humano com o meio ambiente, para a criação de ambientes confortáveis, seguros e saudáveis. Por isso, a arquitetura orgânica veio para ficar e se tornou uma tendência no mercado.

Além disso, em tempos de preocupações ambientais e necessidade de projetos mais sustentáveis, com menor impacto social e econômico, a arquitetura orgânica oferece diversas possibilidades mais vantajosas.

Agora que você já conhece o conceito e suas principais características, que tal conferir a importância de apostar na sustentabilidade na construção civil? Leia agora o nosso post sobre o assunto!

Compartilhe:

Relacionados