Como levar a cor terracota para os seus projetos

Há algum tempo, apontamos que a cor terracota era uma grande aposta no mundo da decoração e, ao que tudo indica, continua sendo a tonalidade do momento.

Resultado da mistura entre vermelho e laranja, apresenta uma ampla paleta de cores, com tons que incluem marrom avermelhado, laranja queimado e vermelho claro. A cor da argila natural, os tijolinhos de barro e os tradicionais pisos de terra batida das casas interioranas são todos terracota. 

Essa tonalidade é perfeita para levar um toque de natureza para dentro de casa. Além disso, consegue proporcionar a sensação de aconchego e criar ambientes intimistas, ideal para ser utilizado em nossas casas. 

No entanto, por ser uma cor quente, muitas pessoas possuem dúvidas de como aplicá-la na decoração. Por isso, separamos algumas dicas de como você pode utilizar terracota em diferentes locais e superfícies. Continue a leitura e saiba mais!

Onde utilizar a cor terracota

Antes de apresentarmos algumas dicas, é importante ressaltar que a terracota é uma cor super versátil, motivo que a fez se tornar tão popular. Ela pode ser utilizada desde a sala de estar e cozinha, até banheiros e áreas externas. 

01. Paredes

A maneira mais simples de levar a cor terracota para a sua decoração é utilizando o tom nas paredes. Nesse caso, você pode investir em revestimentos que possuem essa coloração. O custo benefício vale muito a pena e a durabilidade será bem maior.

Na maioria das vezes, apenas uma parede recebe a tonalidade. Porém, isso não é regra! Se você gosta de decorações ousadas, experimente aplicar o terracota em duas ou mais superfícies. Por sua vez, os projetos mais discretos podem apostar na meia parede, formas geométricas e boiseries.

Os dois projetos abaixo optaram por aplicar o revestimento na cor terracota em mais de uma parede. Para criar um ambiente harmonioso, combinaram com tonalidades neutras, como preto, branco e bege.

Em contrapartida, este outro projeto optou por deixar apenas uma parede na tonalidade terracota, criando um visual mais clean. Neste projeto, foi utilizado o revestimento Ardósia da Roca Cerámica no chão.

Revestimento Ardósia, Roca Cerámica

As áreas externas e fachada da casa também se beneficiam com essa tonalidade, a qual pode estar presente nos muros, paredes e pisos. Esse efeito pode ser criado com o uso de revestimentos ou tijolos à vista que possuem essa coloração. 

02. No piso

Para os adeptos do estilo mais rústico, utilizar a cor terracota no chão é um pequeno detalhe que faz uma grande diferença. Como o próprio nome sugere, essa coloração nos remete à terra e, para alguns, traz a lembrança afetiva do tradicional chão de terra batida.

Hoje em dia, é possível conquistar esse efeito com revestimentos nessa mesma tonalidade. Porém, para aderir ao piso terracota você não precisa ser fã do estilo rústico, o que irá determinar o visual do ambiente são os outros elementos que compõem a decoração. 

Aqui, podemos conferir um projeto que escolheu manter tanto o piso quanto as paredes na tonalidade terracota. Porém, como tinha a proposta de criar um ambiente descolado, investiu em móveis e objetos decorativos com um ar mais moderno. O resultado ficou incrível!

03. Nos detalhes

Você ainda não está preparado para utilizar revestimentos terracota no chão ou paredes? Não se preocupe, você ainda pode ficar por dentro da tendência apostando em pequenos detalhes nessa tonalidade. 

Uma alternativa seriam os móveis. Aqui, existem duas opções: a primeira seria apostar nos móveis de madeira que têm nuances de marrom com fundo avermelhado ou laranja, como mesas, cadeiras e aparadores. A segunda opção seriam os estofados dessa cor, como poltronas e cadeiras. 

Nas imagens abaixo, podemos conferir dois projetos que optaram por utilizar a cor terracota apenas nos detalhes. 

O primeiro criou um ambiente bem iluminado com tonalidades claras, mas adicionou móveis em tons alaranjados. Observe que esses mesmos tons foram utilizados em uma parede lateral e na meia parede. 

Já o segundo projeto tinha como propósito criar um ambiente mais luxuoso. Por isso, escolheu tonalidade escuras para compor o todo e apenas duas poltronas em cor terracota para complementar a decoração.

Caso você ainda não se sinta confiante para investir em móveis, também é possível recorrer aos objetos decorativos, como luminárias, molduras de quadros, bandejas e vasos. Dependendo do cômodo, pode-se utilizar almofadas, cortinas, mantas e tapetes terracota. 

Esperamos que durante a leitura, você tenha tido vários insights de como levar essa coloração para os seus projetos e decoração. Caso ainda tenha dúvidas de como combinar o terracota com outras cores, sugerimos ler esse texto aqui.

Aproveite para conhecer nosso catálogo e conferir alguns revestimentos da Roca Cerámica que trabalham com essa tonalidade.

Compartilhe:

Relacionados