Confira como utilizar a iluminação natural nos seus projetos!

O contato com a luz natural é algo que faz parte das necessidades humanas. Independentemente do seu ritmo biológico, em algum momento, você sentirá falta de sair ao ar livre ou enxergar a cor do dia. Isso proporciona uma série de benefícios no seu organismo, como mais disposição, alegria e energia. Por isso, a iluminação natural vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos.

No entanto, inserir esse recurso de uma forma equilibrada nem sempre é uma tarefa simples. Pensando nisso, trouxemos um conteúdo completo que ajudará você a captar ideias sobre como utilizar a iluminação natural nos seus projetos.

Gostou da ideia? Então, vamos conferir! Aproveite a leitura.

Qual é a importância da iluminação natural para o ambiente?

Em geral, a iluminação de um espaço pode ser natural ou artificial, certo? A natural é aquela que vem com a incidência dos raios solares, enquanto a artificial é proporcionada por meio da energia elétrica. A luz natural tem uma grande relevância no dia a dia das pessoas que usufruem de determinados espaços por muito tempo.

Imagine uma equipe que trabalha oito ou mais horas em um escritório corporativo, em frente a uma tela com luzes artificiais e cercada por paredes que bloqueiam toda a luz vinda de fora. Provavelmente, ao final do dia, essas pessoas se sentirão exaustas, com dor na cabeça e cansaço visual.

No entanto, se o ambiente dispuser de iluminação natural, certamente, a equipe se sentirá mais descansada. Isso porque nossos olhos e cérebro reconhecem a diferença entre uma luz natural e artificial. Além disso, esse tipo de iluminação evita o desgaste provocado pelo brilho excessivo e pelo estresse térmico de ambientes em condições artificiais.

Logo, o desempenho e o bem-estar humano melhoram bastante. Como o estilo de iluminação natural combina bastante com elementos de mesma origem, investir em um complemento de paisagismo pode ajudar a tornar o projeto ainda mais agradável.

Quais os benefícios disso para a arquitetura?

Confira, agora, alguns dos principais benefícios da iluminação natural para a arquitetura dos espaços.

Economia de energia

Um dos maiores ganhos da arquitetura em relação à iluminação natural é a economia de energia elétrica. Por dispensar o uso de instalações excessivas de luz artificial, principalmente, em ambientes corporativos, isso representa um grande ganho.

É claro que essa também acaba sendo uma questão de sustentabilidade. Por isso, projetos com estilos decorativos sustentáveis têm seu espaço garantindo entre as preferências de grande parte dos clientes no segmento.

Deixa o ambiente mais bonito

Não dá para negar que ambientes claros e bem iluminados dão um toque especial em qualquer projeto, não é mesmo? Isso se intensifica ainda mais quando os espaços são bem decorados ou quando as entradas de luz proporcionam visão para jardins elaborados ou espaços verdes. Já viu a cor da piscina em um dia claro? É ressaltada pela luz do sol!

Traz bem-estar para o cliente

A luz natural também está diretamente relacionada ao bem-estar humano. Em geral, ela é capaz de tornar os ambientes mais otimistas e confortáveis. Isso pode se refletir em um aumento de disposição para enfrentar situações de trabalho e, até mesmo, problemas pessoais.

Existem outros aspectos que se relacionam com o bem-estar, como o fornecimento de vitamina D feito pela incidência direta de luz solar, que pode servir como um antibiótico natural, e outras alterações no nosso cérebro. Em outras palavras, as pessoas podem se beneficiar muito desse recurso tão simples e disponível em abundância.

Influencia o comportamento humano

A arquitetura também utiliza a incidência de iluminação natural para influenciar o comportamento humano. Como o nosso ciclo biológico se orienta por meio da incidência de luz, isso acaba afetando o ritmo cardíaco e circulatório. Em resumo, nosso corpo processa toda essa claridade com um entendimento de que o momento é propício para desenvolver todas as atividades, por isso, intensifica seu próprio funcionamento.

Do mesmo modo, é pela ausência de luz natural que o nosso organismo (e cérebro) entende que é hora de descansar. E é exatamente por isso que entramos em estado de relaxamento à noite. Porém, durante o dia, se só tivermos contato com luz artificial, poderemos experimentar uma queda na produtividade, disposição e capacidade criativa.

Como aproveitar a iluminação natural nos projetos?

A melhor forma de utilizar a iluminação natural nos seus projetos é encontrar uma boa harmonia entre os elementos, já que o excesso de claridade pode causar desconfortos.

E aí, está convencido do quanto uma iluminação natural pode fazer a diferença nos seus projetos de arquitetura? Então, chegou a hora de ficar de olho nas dicas para colocar isso tudo em prática. Vamos lá?

Usar transparências

Os espaços internos de casas, apartamentos, empresas ou quaisquer outros locais costumam demandar delimitações. Em muitos casos, elas quebram toda e qualquer possibilidade de luminosidade, fazendo com que alguns cômodos não recebam luz solar suficiente.

Esse problema pode ser facilmente transposto pela adoção de segmentações transparentes, total ou parcialmente. Isso pode ser feito por meio de divisórias, portas de vidro ou, simplesmente, alguns materiais vazados que permitam a passagem de luz.

Conhecer a carta solar

Ao optar por aberturas que propiciem uma iluminação natural, é importante considerar o posicionamento do sol em todos os horários do dia. É sempre preferível que a maior parte da incidência solar ocorra no período da manhã, do contrário, a claridade pode não ser tão bem aproveitada.

Caso o sol bata mais à tarde, pode ser interessante investir em uma boa iluminação artificial para o período da manhã. Ao mesmo passo, é importante adotar estratégias de contenção da luz natural durante a tarde, quando a claridade é mais forte e pode incomodar as pessoas.

Cuidar com a localização

Os outros elementos do ambiente também devem estar bem posicionados para aproveitar melhor a localização do imóvel. Assim, é importante calcular a projeção das sombras e os pontos que ficarão mais escuros, mesmo durante o dia.

Para quem trabalha em espaços como escritórios ou home office, é importante considerar que os monitores não fiquem de frente para as janelas, para não sofrerem excesso de reflexo. Da mesma forma, se ficarem diretamente opostos às aberturas, podem projetar sombra sobre o teclado.

Evitar excessos

Qualquer excesso pode ser problemático, por isso, na hora de investir em iluminação natural, também é importante ser cuidadoso em relação a isso. Luz demais pode acabar provocando desconforto e improdutividade.

Se for o caso, opte por barreiras para controlar parcialmente a entrada de claridade. O truque é aproveitar ao máximo o layout e o posicionamento de cada local para dosar a incidência de luz, fazendo com que ela seja abrangente, mas confortável.

Como você viu, utilizar a iluminação natural nos espaços é uma forma de valorizar um recurso disponível e ainda proporcionar mais conforto e bem-estar para os usuários. Assim, é fundamental fazê-lo em exageros, justamente, para não provocar o efeito contrário.

Agora que você está atualizado e sabe tudo sobre iluminação natural, que tal curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de outros assuntos?

Compartilhe:

Relacionados