Roca Academy: conheça os diferentes acabamentos de porcelanato

Os porcelanatos são os revestimentos cerâmicos que apresentam maior resistência mecânica e menor porosidade. Relembrando que quando dizemos que determinado produto possui boa resistência mecânica, significa que ele consegue suportar o peso exercido sobre ele sem quebrar.

Já a porosidade está diretamente relacionada à absorção de água, quanto menor a porosidade do produto, menor será a absorção de água e maior o índice de resistência.

Os porcelanatos possuem um índice de absorção que varia entre 0,1% e 0,5%, o menor do mercado. Os revestimentos Grés absorvem de 0,5% a 3%, os semi-porosos de 6% a 10% e os porosos, normalmente utilizados nas paredes, apresentam uma taxa de 10%.

A Roca Cerámica oferece produtos que se enquadram nas categorias Porcelanato, Grés e Poroso. Todos apresentam baixa absorção de água e alta resistência mecânica devido à qualidade da argila e materiais utilizados na fabricação da massa. No entanto, essa matéria-prima varia de acordo com o fabricante, por isso é fundamental comprar daqueles que oferecem produtos de qualidade.

Diferentes acabamentos do Porcelanato

Seja pelas características técnicas, qualidade ou variedade de estampas, o porcelanato se tornou a peça-chave para muitos arquitetos e objeto de desejo dos consumidores.

Sempre antenada às tendências e demandas do mercado, a Roca Cerámica disponibiliza diversos modelos de porcelanatos, com diversas estampas. Para obter desenhos realistas, são realizadas impressões digitais de alta definição que reproduzem fielmente os veios encontrados nos mármores, madeiras e pedras naturais.

Confira os principais modelos de porcelanatos e descubra qual se enquadra em seu projeto.

Técnico

São aqueles que não recebem esmaltação, apresentam a menor absorção de água (0,1%) e possuem alta resistência mecânica. Ademais, por não receberem a impressão da estampa na superfície, o desgaste ao longo do tempo é praticamente nulo.

Os porcelanatos técnicos produzidos e comercializados pela Roca Cerámica estão disponíveis em 03 acabamentos diferentes:

Como escolher porcelanato

01. Natural

Os porcelanatos com acabamento Natural apresentam uma superfície mate, ou seja, não sem nenhum brilho. Além disso, os produtos dessa categoria são classificados como Grip, por possuírem um coeficiente de atrito úmido que varia entre 0,40 e 0,49, o que o torna ideal para uso em áreas internas molhadas, como lavanderias e banheiros com chuveiro.

Aqui, vale relembrar que o coeficiente de atrito úmido corresponde à medida que caracteriza uma superfície quanto à sua facilidade ou não de escorregamento.

02. Polido

Ao contrário do acabamento Natural, os porcelanatos Polidos apresentam brilho na superfície devido ao polimento que recebem. No entanto, como o polimento é realizado diretamente na massa, eles possuem uma limitação de cores, estando disponível apenas no tom off white ou soft bege.
Porém, ainda assim é um produto sofisticado e com grande variedade de formatos, sendo ideal para espaços de diferentes dimensões. E recomendamos principalmente para áreas internas secas, como quartos e salas, ou áreas molháveis, como o lavabo e o banheiro.

03. Soft Touch

Ao traduzirmos para português, soft touch significa “toque suave”. Portanto, os porcelanatos com esse tipo de acabamento apresentam uma superfície macia e aveludada. Para alcançar esse resultado, as peças passam por um processo de escovação.

Assim como os polidos, eles podem ser utilizados em áreas internas secas ou molháveis de tráfego intenso.

Esmaltado

Como o próprio nome sugere, o Porcelanato Esmaltado é aquele que recebe uma camada de esmalte na superfície da massa para proteger a estampa impressa. Assim, é possível garantir a durabilidade e aparência dos desenhos.

Outra característica é que sua taxa de absorção de água também é baixa (<0,5%) e apresenta boa resistência mecânica. Além disso, os esmaltados recebem a tecnologia ABS, que proporciona maior resistência ao escorregamento, com um coeficiente de atrito de úmido >70, e 30% mais aderência.

Para saber se o porcelanato esmaltado que você está comprando é de qualidade, tente enxergar o seu reflexo no produto. Se a imagem refletida ficar distorcida, é sinal de que a qualidade não é muito boa. Porém, se você obtiver uma imagem nítida, significa que o produto é bom.

Micro Crystal

Os porcelanatos com acabamento Micro Crystal se enquadram na categoria dos esmaltados. Porém, essa é uma tecnologia exclusiva da Roca Brasil Cerámica. Graças a ela, conseguimos o efeito de profundidade das estampas, proporcionando um efeito 3D nos desenhos dos produtos.

Esse resultado é possível porque utilizamos esmalte seco ao invés do líquido. Assim, garantimos peças com uma intensidade de brilho superior a qualquer outro esmaltado do mercado.

Plus

O Porcelanato Plus é produzido com minerais selecionados. Como resultado, temos uma massa mais clara que evidencia as estampas impressas na peça, deixando-as mais vívidas. Tais efeitos não seriam possíveis com a utilização da massa comum.

Após a leitura, esperamos que suas dúvidas sobre os diferentes acabamentos de porcelanato tenham sido respondidas. Caso possua outras questões, entre em contato com a gente!

Compartilhe:

Relacionados