Quartzito: o que é e como investir no revestimento!

Quartzito: o que é e como investir no revestimento!

O quartzito é uma pedra metamórfica disponível na natureza cuja composição é de dumortierita, turmalina, sericita, biotita, moscovita e 75% de quartzo. O material é duro e, em virtude disso, o seu custo produtivo é elevado. Consequentemente, os produtos fabricados a partir dessa matéria-prima podem ser comercializados por valores elevados, mas oferecem excelente custo-benefício.

Os granitos e mármores são exemplos de produtos criados com quartzito cuja beleza impressiona ao estar presente em casas, apartamentos, escritórios, salas comerciais, empresas e outros ambientes.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é esse material, quais são as suas características e como ele pode ser usado como revestimento. Aqui, mostraremos a diferença entre quartzito, quartzo e superfície de quartzo. Gostaria de entender como o quartzito é empregado em porcelanatos, como os da Roca Cerámica? Acompanhe a leitura!

O que é quartzito?

O quartzito, como já foi dito, é um tipo de rocha metamórfica retirada das camadas mais profundas da Terra. Por esse motivo, os revestimentos criados com esses materiais, que variam entre as cores cinza e branca, podem ter veios surpreendentes. As pedras são formadas pela pressão e temperatura que incidem sobre componentes denominados como arenitos.

Pedras resistentes

O processo de aquecimento e pressão facilita a recristalização das rochas, que podem ser foliadas ou maciças. Entre as suas principais características estão a sua resistência, que supera a dos granitos e faz com que sejam muito indicados para fabricar bancadas de cozinha. Os materiais contam com veios marcantes, como os do mármore, entretanto, o material não é poroso.

Cores variadas

Os produtos de quartzito contam com tonalidades e cores variadas, especialmente os tons rosados, que são os mais comuns. A rocha natural recebe vários tipos de acabamento, como bruto, flameado, escovado, levigado e polido. Esses processos podem beneficiar as pedras graças aos profissionais que dedicam seu tempo e carreira a estudá-los e aplicá-los.

Beleza do mármore

O quartzito consegue unir a resistência do granito com a beleza do mármore para formar peças que serão usadas em revestimentos. Os materiais são extraídos em bloco das pedreiras, cortados em pedaços e destinados à fabricação de placas nos mais variados tamanhos e formatos para atender às demandas dos profissionais da arquitetura.

Rocha nobre e versátil

O material é uma rocha versátil e nobre, que pode ser encontrada no território brasileiro, principalmente no Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Goiás. A sua utilização nos processos produtivos teve início recentemente em função dos avanços tecnológicas, que possibilitaram a industrialização do quartzito que antes era praticamente inacessível pela dificuldade de extração e dureza elevada.

Uso na construção civil

Os maquinários da atualidade permitem a aplicação de algumas técnicas de corte e exigem conscientização por parte dos profissionais, conhecidos como marmoristas. Isso facilita para que o material seja manipulado de forma adequada e faça parte dos projetos da construção civil, agregando valor a outras rochas que já estão inseridas no cotidiano das pessoas.

Acessibilidade

A tendência para os próximos meses é que o quartzito se torne mais acessível, com queda nos preços devido à simplificação dos processos de extração da matéria-prima. Mas você já consegue encontrar produtos feitos com esse material para aplicar em paredes, pisos, mobílias e acessórios. É aconselhável observar as bordas das peças e o acabamento antes de fazer a aquisição.

Uniformidade

Analise os revestimentos de superfície plana e tente perceber se há pontos de esfarelamento ou variações na sua espessura. Avalie a existência de indícios de infiltração, manchas indesejadas, trincas, fissuras e outros fatores que tornam as lâminas mais frágeis. Escolha um fornecedor confiável e evite transtornos futuros ao adquirir peças de quartzito.

Condições climáticas ideais

O quartzito é uma rocha que oferece resistência para todos os tipos de alterações climáticas, suporta grandes mudanças de temperatura, não transmite calor em excesso, nem sofre modificações estruturais. Dessa forma, os revestimentos podem ser aplicados em regiões que sejam afetadas pelo calor no verão ou pelo frio no inverno.

Inflexibilidade

Os revestimentos de quartzito são inflexíveis, ou seja, eles não podem ser dobrados ou curvados por terem baixa tenacidade. Se o profissional que fizer a aplicação tentar dobrar a peça ela vai se quebrar, mas não ficará curvada. Quem recebe o material precisa escolher um ambiente próprio para o seu armazenamento, longe da água, sol e outros elementos.

Limpeza

É importante impermeabilizar as peças para que elas fiquem com um visual perfeito. Proteja os pontos em que será realizado furo ou corte novo para a colocação de torneiras, se for utilizar o quartzito em bancadas ou pias. Para limpar as placas, basta utilizar um pano umedecido com sabão ou detergente neutro e água.

Não permita o uso de palha de aço, caneta esferográfica ou massa de vidraceiro na hora de fazer a instalação. Encontre a argamassa correta para quartzito e opte por tonalidades claras, para evitar manchas e sombreamento atrás das placas. As versões epóxi e acrílica são mais duradouras e estáveis para utilizar juntamente com esses produtos.

Qual a diferença entre quartzito e quartzo?

O quartzo é diferente do quartzito em função de diversos fatores. Esse material é composto por outros elementos, por exemplo, superfícies e quartzos, quartzitos, arenito e granito. Ele é muito abundante na terra e, normalmente, pode ser associado às micas e aos feldspatos. Desse modo, a sua composição química é distinta e é mais fácil encontrar essa matéria-prima.

Diferença entre quartzo e superfície em quartzo

Agora que você já sabe o que é o quartzo, vamos diferenciá-lo das superfícies em quartzos, que são conhecidas pela maior parte do público. A superfície em quartzo é uma pedra industrializada composta por pigmentos, resina e 90% de quartzo natural. O produto é utilizado para fabricar bancadas de banheiro, pias de cozinha, paredes, painéis, balcões, escadas e outros móveis.

Como o quartzito é usado em porcelanatos? 

O quartzito é reproduzido em porcelanatos, como os da Roca Cerámica, por meio da tecnologia HD que permite que a marca imprima em altíssima resolução qualquer textura no porcelanato, trazendo todos os benefícios do porcenalato, com a reprodução da textura da pedra e que fazem muito sucesso em projetos arquitetônicos na atualidade. Uma delas é denominada Mystic e está inserida entre os lançamentos de 2023, com caráter hipnotizante e exótico. Os revestimentos têm detalhes brancos em um esverdeado profundo, com nuances e variações tonais de verde.

Agora você já sabe o que é e como investir no revestimento de quartzito! As séries da Roca Cerámica podem ser utilizadas em todos os tipos de ambientes de uma casa ou empresa, como cozinhas, sala de estar e de jantar, quartos, banheiros, ou seja, áreas internas e externas. A Mystic, mencionada acima, tem pontos brilhantes micro crystal, que dão um toque de requinte e moderno aos cenários.

Achou interessante? Então leia outros conteúdos do blog, confira o nosso especificador virtual e baixe o nosso catálogo de lançamentos!

Compartilhe:

Relacionados