Veja as vantagens do porcelanato tradicional sobre o porcelanato líquido

porcelanato líquido

Os revestimentos são parte importante do acabamento da obra. São responsáveis por garantir a qualidade estética final e o uso seguro de cada ambiente. Por isso, é fundamental fazer escolhas que otimizem seu tempo de obra e que garantam um resultado de acabamento com alta performance. 

Os porcelanatos líquidos são uma das opções de tipos de piso que a algumas pessoas recorrem, por seu acabamento brilhoso e monolítico. No entanto, é preciso estar atento ao material que é utilizado, já que apesar do nome, o porcelanato líquido se trata de um revestimento à base de resina. 

A seguir, explicamos de forma detalhada o que é esse produto e mostramos a sua diferença em relação ao porcelanato tradicional. Acompanhe!

Porcelanato líquido

Porcelanato líquido é o nome dado ao tipo de piso produzido com resina epóxi autonivelante. Dessa forma, o material utilizado não tem as mesmas propriedades do porcelanato tradicional, que é produzido a partir da argila e se caracteriza como um material cerâmico. 

O nome foi dado a esse tipo de revestimento por se assemelhar visualmente ao revestimento cerâmico. No entanto, suas características e formas de aplicação são diferentes. 

O piso de resina é altamente resistente e, por isso, é utilizado, junto a aditivos, em locais com alto tráfego, como aeroportos e shoppings. Seu uso ainda é pouco comum em residências, já que sua aplicação demanda mão de obra especializada para que se tenha um bom resultado final. 

Dentre suas características de acabamento, o porcelanato líquido se trata de um piso monolítico, ou seja, não tem juntas de assentamento de dilatação. Seu acabamento é brilhante e pode ser escorregadio, por isso, é importante assegurar o uso de aditivos que tornem o piso antiderrapante, no caso da aplicação em áreas molhadas. 

Aplicação do porcelanato líquido

O porcelanato líquido precisa de mão de obra especializada para que seja possível ter um acabamento de qualidade e sem desperdícios de material. Ele pode ser aplicado sobre piso ou acima do contrapiso — o fundamental é fazer a preparação do piso de forma adequada.

Em um primeiro momento, é preciso lixar a camada que receberá o novo revestimento. Em seguida, é necessário fazer a preparação do piso com primer. Também deve ser realizado o selamento com a massa niveladora e, mais uma vez, feito o lixamento, para que não haja imperfeições.

Todo o processo de preparação da superfície precisa de tempo para secagem, que gira em torno de 24 horas a cada etapa. A partir disso, a resina pode ser aplicada de forma cuidadosa, para que seja possível um acabamento nivelado e sem bolhas. 

Para conseguir as diferentes padronagens, há a possibilidade da mistura da resina com corantes. Ela também pode ser realizada a partir da aplicação de um adesivo com a estampa abaixo da resina transparente. 

Todas essas etapas têm de ser realizadas com cuidado e podem variar de acordo com o local em que o piso será aplicado. Por ser um material de alto custo, a mão de obra especializada é fundamental para que não haja desperdício.

Desvantagens da resina

Obras sempre demandam organização, paciência e estar ciente de que imprevistos podem ocorrer. No entanto, alguns podem ser prevenidos. 

Os pisos em resina oferecem diferentes padronagens e um brilho de alta qualidade, mas para obter esse resultado final, é preciso contar com uma mão de obra de qualidade e com experiência. Ressaltamos, aqui, alguns pontos que devem ser observados com atenção no uso do porcelanato líquido:

  • mão de obra especializada: a aplicação requer técnica e treinamento para que tenha qualidade no acabamento final e tenha a durabilidade ideal. Por ser uma técnica relativamente recente e que ainda vem ganhando espaço, é preciso uma pesquisa para encontrar os profissionais ideais;
  • escorregamento: é necessária atenção especial ao índice de escorregamento desse revestimento. Os porcelanatos líquidos tendem a ser mais escorregadios, por isso, é importante conferir as características do produto que for utilizar em áreas molhadas, como banheiro e cozinha;
  • umidade: a preparação para aplicação do material deve ser minuciosa, pois se houver umidade, não há formas de ela sair, o que pode gerar futuros problemas, como bolhas e rachaduras no piso;
  • possíveis desgastes: esse material tende a riscar facilmente se não tiver o acabamento adequado. Por ser um piso liso, é suscetível a arranhões e degradação ao longo do tempo. 

Porcelanato tradicional

O porcelanato é classificado como um revestimento cerâmico devido a sua matéria prima e sua forma de produção. As peças são resultado de uma mistura de argila com aditivos de alta qualidade, que são tratados e levados à queima em temperaturas que chegam a 1.200ºC. 

Esse revestimento é um dos mais usados e facilmente encontrados no mercado. Devido à alta tecnologia utilizada em sua produção, é possível encontrar revestimentos com diversos acabamentos, variações de padronagens e texturas, além de uma grande diversidade de formatos. Os porcelanatos têm alta resistência mecânica e durabilidade.

Aplicação do porcelanato tradicional

O porcelanato, assim como o piso cerâmico, é um material popular no Brasil. Por isso, encontrar uma mão de obra de qualidade se torna uma tarefa mais tranquila. A aplicação desse revestimento é simples, e a atenção principal é no alinhamento das peças e na paginação do piso. 

As variações de modelo permitem que a aplicação seja realizada em diferentes ambientes: áreas externas, internas, molhadas ou secas. As características técnicas devem ser analisadas para que se tenha alta durabilidade e melhor uso do produto.

Além disso, os porcelanatos podem ser usados não só no piso, mas também, nas paredes e até no teto. A aplicação é simples e, se escolhida a argamassa de assentamento ideal, o material terá longa duração e alta performance durante longo prazo. 

Vantagens do porcelanato 

Além de ser um produto de fácil aplicação, o porcelanato conta com uma ampla variedade de design, texturas, acabamentos e paginações. Essas características fazem com que existam opções para diferentes gostos e para todo tipo de ambiente.

A seguir, pontuamos alguns dos principais diferenciais do porcelanato tradicional, em relação ao porcelanato líquido:

  • variedade de textura: são muitos os modelos de porcelanatos, e essa é uma das grandes vantagens dessas peças. Acabamento mate, brilhante, madeirado ou natural são alguns tipos que se adequam a diferentes estilos e ambientes; 
  • diversidade de formatos: alguns modelos de porcelanato têm formatos que facilitam a aplicação, como os SuperFormatos da Roca Cerámica, peças em formatos maiores que podem chegar a cobrir uma parede inteira. Além disso, há peças amadeiradas, por exemplo, que se assemelham à madeira natural, o que agrega valor estético a seu ambiente;
  • acesso a mão de obra qualificada: quanto melhor for a mão de obra, mais durabilidade e melhor acabamento seu piso terá. Por ser um tipo de revestimento popular, o acesso a serviço de qualidade é mais fácil, economizando tempo e dinheiro;
  • alta resistência: devido a sua produção, os porcelanatos são peças que têm boa resistência mecânica. A queima em alta temperatura e a prensagem da matéria-prima resultam em materiais que podem ser utilizados em áreas de alto tráfego. 

Novos lançamentos da Roca Cerámica 

A Roca Cerámica é uma empresa especialista na produção de revestimentos cerâmicos e conta com a mais alta tecnologia na produção de porcelanatos no Brasil e na América Latina. Os SuperFormatos, por exemplo, são modelos de porcelanatos recentes no mercado brasileiro.

Peças com tamanhos que variam entre 100x200cm, 120x120cm e 120x250cm, com espessura de 7mm e juntas de apenas 1mm a 2mm. As lastras em SuperFormatos são peças gigantes de porcelanato que podem ser aplicadas em paredes, piso, áreas internas ou externas e, até mesmo, utilizadas para fazer bancadas em porcelanato

Outra inovação são as peças de Mineral Lab. Esse revestimento tem um efeito 3D convidativo ao toque. Sua produção é feita usando minerais especiais que, ao serem aquecidos, formam relevos únicos em cada uma das peças. 

A Roca Cerámica trabalha com inovação e alta qualidade. A matéria prima e os meios de produção da empresa visam sempre ao respeito ao meio ambiente. Como vimos, seu porcelanato tradicional oferece qualidade superior, em relação ao porcelanato líquido.

Quer conhecer mais sobre revestimentos cerâmicos, casa e decoração? Leia outros conteúdos do blog e conheça os lançamentos da Roca Brasil Cerâmica! Um material completo para você achar o revestimento que mais combina com você.

Compartilhe:

Relacionados