Bancadas de Porcelanato: Inspirações e Dicas de Escolha

Recentemente, as bancadas de porcelanato têm ganhado destaque no mundo do design de interiores devido à sua versatilidade, durabilidade e apelo estético.

Inclusive, quando se trata de projetar ou reformar uma cozinha ou banheiro, a escolha da bancada é uma das decisões mais importantes.

Afinal, ela não desempenha apenas um papel funcional crucial, mas também contribui significativamente para a harmonia do espaço.

Então, se você quer saber mais sobre o assunto, veio ao lugar certo.

Nesse post, falaremos sobre os tipos de bancada de porcelanato existentes no mercado, além das vantagens e desvantagens do seu uso.

Quais os tipos de porcelanato para bancadas?

Linhas Carrara, Ceppo Di Gre e Hangar – Roca Cerámica

As bancadas em porcelanato oferecem diferentes variações no acabamento da peça, atendendo gostos e necessidades de design específicos.

Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de porcelanato para utilizar em bancadas:

  • Porcelanato Técnico: Esta variedade de porcelanato não recebe adição de esmaltes ou cores na superfície do piso.

Também conhecido como “porcelanato de massa única”, esse revestimento apresenta uma notável resistência e uma baixa taxa de absorção de água.

  • Porcelanato Polido: possui um acabamento liso e brilhante. Por isso, ao empregar o porcelanato polido em bancadas, é fundamental lembrar que ele se torna escorregadio quando úmido. Em tal situação, é necessário aumentar a atenção com os objetos dispostos sobre sua superfície.

Linha Koronis – Roca Cerámica

  • Porcelanato Acetinado: O porcelanato com acabamento acetinado não passa por nenhuma etapa adicional ao final da sua produção, diferente do polido, com o objetivo específico de preservar sua neutralidade. 

Isso o torna uma opção ideal para áreas de alto tráfego, como cozinhas, por exemplo, pois é menos propenso a mostrar impressões digitais e arranhões.

Linha Nero Caressi – Roca Cerámica

Ao escolher o tipo de porcelanato para sua bancada, leve em consideração:

  • Facilidade de manutenção e limpeza (Conheça a tecnologia Biosafe, que elimina 99% dos vírus e bactérias ao incorporar um aditivo à base de prata no início da produção.)
  • Harmonia com o estilo do ambiente
  • Tamanho da peça
  • Qualidade e durabilidade do material
  • Tipo de acabamento (Microcrystal, possuindo uma camada vitrificada, melhorando a distribuição de luz e Softouch, um acabamento com efeito macio e toque sedoso.) 

>> Veja Também: Acabamentos de Porcelanato – Guia Completo

Onde utilizar bancadas de porcelanato?

Bancadas de porcelanato se tornaram uma escolha popular tanto para cozinhas, quanto para banheiros. Essa popularidade vem da busca por uma alternativa ao granito, que era comumente utilizado nesses ambientes.

Assim, ao comparar o porcelanato com o granito, é importante notar que ambos oferecem durabilidade, mas o porcelanato tende a ser mais resistente a manchas e à água.

Além disso, o granito é conhecido por sua aparência natural e exclusiva, enquanto o porcelanato oferece uma variedade de opções de design que podem imitar diferentes materiais, incluindo o próprio granito.

O que é mais barato, bancada de porcelanato ou granito?

Em comparação com o granito, uma bancada de porcelanato tende a ser mais acessível.

Afinal, o granito é uma pedra natural, enquanto o porcelanato é um material cerâmico fabricado.

Isso significa que a produção em massa do porcelanato pode resultar em preços mais baixos em comparação com a extração e corte de pedras naturais.

Além disso, o porcelanato oferece uma ampla gama de opções de cores e padrões que podem imitar pedras naturais, como o mármore, a um custo mais acessível.

Pode colocar panela quente sobre a bancada de porcelanato?

Select Antartica – Roca Cerámica

O porcelanato é conhecido por sua resistência ao calor.

No entanto, para a durabilidade e boa utilização dos porcelanatos, sugerimos os mesmos cuidados utilizados para superfícies de vidro e pedras naturais.

Ou seja, utilizar apoios que atuam como isolantes de choques térmicos e também como amortecedores, absorvendo impactos e riscos por atrito.

Bancada de porcelanato é resistente?

Sim. Uma bancada de porcelanato bem cuidada pode durar muitos anos, até mesmo décadas.

Contudo, é preciso se atentar à estrutura da bancada. Existem várias opções de estruturas no mercado, as mais comuns para mobiliário são a colagem da peça em outra superfície estruturada (alvenaria, pedra, XPS, etc.), e a estruturação da própria peça por telagem, utilizando manta ou tela de fibra de vidro – aderida ao verso da peça com resina de poliéster.

Então, para garantir uma vida útil longa, é essencial realizar uma instalação adequada além de seguir as instruções de cuidados e manutenção fornecidas pelo fabricante.

Prós e Contras da Bancada de Porcelanato

Se você está começando a pensar na possibilidade de utilizar uma bancada de porcelanato na sua cozinha, é aconselhável analisar cuidadosamente as vantagens e desvantagens dessa escolha antes de iniciar a instalação.

Confira!

Vantagens Bancada Porcelanato

  1. O porcelanato é um material extremamente resistente e que costuma apresentar uma longa durabilidade
  2. Sua absorção de água é considerada baixa e, com isso, se torna mais resistente a manchas
  3. Como a duração do porcelanato é semelhante à dos materiais naturais, ele acaba apresentando um melhor custo-benefício.
  4. Os SuperFormatos não deixam a junta (recorte) exposta na bancada, oferecendo um acabamento mais elegante
  5. O porcelanato possui uma grande variedade de opções, encaixando com absolutamente qualquer estilo decorativo, o que facilita bastante na hora de selecionar os outros elementos da composição. 

Desvantagens da Bancada de Porcelanato

  1. Os inconvenientes do porcelanato estão relacionados ao cuidado maior que é exigido no dia a dia.
  2. É necessário que a mão de obra seja de qualidade, principalmente em bancadas onde serão instalados porcelanatos em grandes formatos, que devem ser assentados milimetricamente para apresentar uma boa aparência.

10 Bancadas de Porcelanato para se Inspirar

Inspire-se com alguns modelos de bancadas de porcelanato em espaços que apostaram no seu uso para deixar a decoração ainda mais bonita e moderna.

 

O porcelanato marmorizado junto da madeira é uma combinação perfeita para cozinhas. Aqui, foi utilizado o Porcelanato Calacata Light

 

Em bancadas de recepção para ambientes corporativos. Esse porcelanato lindo é o Saint Tropez.

 

Uma ilha majestosa, feita em Porcelanato Athea.

 

Que tal uma cuba para lavabo toda esculpida no Porcelanato Pulpis Intense?

 

A bancada de porcelanato pode ser a grande protagonista do ambiente, explore combinações com outros revestimentos! Linha Kronos – Roca Cerámica

 

O porcelanato marmorizado é uma escolha que traz sofisticação para o ambiente, sendo uma versão mais acessível do mármore. Inspire-se com essa mesa de trabalho charmosa! Linha Mármore Paraná – Roca Cerámica

 

Outra ideia interessante é apostar o porcelanato das bancadas também no piso, dando uma sensação de amplitude ao ambiente. O efeito é simplesmente sensacional! Linha Marble Sorrento- Roca Cerámica

 

A Série Tempesta traz um espetáculo cromático de tons de verdes e dourados, pontuados levemente pelo branco.

 

O SuperFormato traz versatilidade de aplicação e permite revestir superfícies que vão além das bancadas. Aqui, as frentes da marcenaria também receberam a aplicação do Porcelanato Silver River.

 

Uma bancada de Porcelanato Fulmine é para não passar despercebida, a dimensão de um SuperFormato amplifica a sensação de uma pedra natural.

 

Então, esperamos que esse post te ajude a considerar o porcelanato como uma opção para a sua bancada.

Para isso, conte com a tecnologia, qualidade e variedade dos produtos Roca Cerámica.

Aproveite e compartilhe com quem também precisa saber tudo sobre bancadas em porcelanato!

Imagens: Roca Cerámica

Compartilhe:

Relacionados