Roca Cerámica levando mais proteção para você e sua família com o BioSafe

A busca por superfícies antimicrobianas tem crescido exponencialmente. Hoje, mais do que nunca, entendemos a importância de impedir a contaminação cruzada que ocorre quando temos contato com uma superfície contaminada. 

Existem certos itens em nossas casas que parecem inofensivos, mas apresentam uma boa concentração de vírus e bactérias, como o teclado do computador, celular, bolsa e carteira, tapetes e, claro, o chão.

Sabendo da importância de oferecer o máximo de proteção possível para os moradores, a Roca Cerámica adicionou aos SuperFormatos uma tecnologia exclusiva que protege as superfícies dos revestimentos contra vírus e bactérias por toda a vida útil do produto. 

Continue a leitura e saiba mais sobre essa tecnologia e como ela pode ajudá-lo a projetar ambientes seguros e inovadores. 

Ambientes protegidos contra vírus e bactérias 

De forma geral, os revestimentos cerâmicos já possuem em sua composição outros componentes que contribuem para a redução microbiana, como o zinco, por exemplo. No entanto, para reforçar a proteção, a Roca Brasil Cerámica desenvolveu a tecnologia inédita BioSafe.

O BioSafe consiste em um aditivo à base de prata que elimina 99.% dos vírus e bactérias. Ele é incorporado ao produto nas etapas iniciais de produção. Por esse motivo, podemos dizer que dura por toda a vida útil do revestimento. 

Como funciona essa tecnologia? 

Já foi cientificamente comprovado que a prata, quando manipulada e estruturada em forma de sais, soluções ou partículas, torna-se um poderoso agente antimicrobiano. 

Devido a possibilidade da incorporação da nanoprata em diversas matrizes, como bandagens, máscaras, plásticos e revestimentos para materiais cirúrgicos, a sua utilização tem se mostrado como uma alternativa para diminuir e evitar as contaminações bacteriológicas em ambientes hospitalares. 

Graças às propriedades ópticas, físico-químicas e biológicas únicas, a prata vem sendo utilizada em diversos setores. A indústria têxtil, por exemplo, a utiliza para o desenvolvimento de tecidos de proteção, como máscaras, filtros de ar, aventais médicos e cortinas.

Como a prata atua nos revestimentos cerâmicos? 

A tecnologia BioSafe à base de prata atrai o vírus com carga oposta, se ligando aos grupos de enxofre presentes na superfície da glicoproteína viral, impedindo a ligação do vírus à célula hospedeira, bloqueando sua replicação. 

Os íons de prata gerados por meio das nanopartículas de prata incorporadas no material cerâmico, atuam no rompimento da camada bilipídica do vírus fazendo com que o DNA/RNA viral, ao ser exposto ao ambiente, reduza sua capacidade infecciosa. 

Ficou mais claro o seu funcionamento? Ah, e não se preocupe, essa camada de prata é totalmente segura e não prejudica a saúde humana. De acordo com os estudos da World Health Organization (WHO), a prata não apresenta toxicidade e nem atividade carcinogênica. 

Quadro explicativo de como funciona a tecnologia BioSafe da Roca Cerámica

BioSafe vs. Covid-19 

No atual momento que estamos passando, é normal se perguntar se a tecnologia BioSafe consegue eliminar o temido Covid-19.

Ainda não foram realizados testes diretamente contra o SARS-CoV-2 – vírus popularmente conhecido como o “novo coronavírus”, no entanto os testes já realizados demonstram a eficácia antiviral frente a  vírus envelopados do mesmo gênero e família do SARS-CoV-2, bem como o vírus da Influenza (causador do H1N1). Além desses, os testes demonstraram eficiência frente a vírus não envelopados, como o Adenovírus, os quais são caracterizados como vírus mais resistentes. A validação antiviral apresentou uma redução acima de 99% da carga viral após apenas 5 min. de contato.  Os resultados antibacterianos, por sua vez, mostraram uma redução de 99% de bactéria gram-negativa como a E. Coli.

Os resultados são cientificamente comprovados seguindo normativas internacionais, como a ISO 21702 que avalia as propriedades antivirais e a Jis Z 2801 que avalia as propriedades bactericidas. Esses resultados foram obtidos por meio de análises realizadas em laboratórios independentes e certificados, seguindo um rigoroso padrão de segurança e qualidade. 

SuperFormatos:
luxo, inteligência e proteção em grande escala

Os SuperFormatos Roca Cerámica são muito versáteis. Graças a alta resistência dos porcelanatos, eles podem ser aplicados em diferentes superfícies, como: paredes, áreas internas, áreas externas com grande circulação de pessoas e ambientes de alta umidade. 

Com a tecnologia BioSafe, eles se tornaram peça-chave para ambientes que exigem uma proteção extra ou com grande movimentação. Afinal, quanto mais pessoas, maior a quantidade de vírus e bactérias no local. 

Dessa forma, os SuperFormatos com tecnologia BioSafe são recomendados principalmente para banheiros, clínicas médicas, escritórios, áreas comuns e cozinhas. Lembrando que esse último cômodo é dos principais responsáveis pela contaminação cruzada. 

A Roca Cerámica está em constante processo de evolução, sempre aperfeiçoando seus produtos para trazer mais segurança e conforto às pessoas. Com a nova tecnologia BioSafe esperamos levar proteção a todos os lares brasileiros – sem deixar a estética de lado, é claro. 🖤

Compartilhe:

Relacionados