Acabamentos de porcelanato: o guia completo sobre eles!

Acabamentos de porcelanato: o guia completo sobre eles!

Você sabe quais são os principais acabamentos de porcelanato e quais são as diferenças entre cada opção? Sem dúvidas, tanto para áreas internas quanto externas, o material é a melhor escolha. Além da beleza, o porcelanato oferece muitas vantagens.

A alta durabilidade, resistência e variedade de estilos e modelos, por exemplo, é algo que chama a atenção. No entanto, é fundamental entender qual o tipo de revestimento ideal para cada ambiente do imóvel, sobretudo no momento de optar pelo formato, textura e, claro, o acabamento.

Acompanhe a seguir e confira o guia completo que preparamos sobre os diferentes acabamentos de porcelanato disponíveis no mercado!

O que é acabamento de porcelanato?

Os acabamentos de porcelanato aliam estética, qualidade, durabilidade e uma diversidade de cores que proporcionam o aumento da valorização dos imóveis. Por contar com diferentes superfícies, o porcelanato é altamente versátil e, por isso, pode ser instalado em variados cômodos e espaços.

Quando comparado às cerâmicas tradicionais, por exemplo, o porcelanato apresenta mais resistência mecânica e menos porosidade. Isso porque o material conta com um baixo índice de absorção de água, que varia entre 0,1% e 0,5%. Além de tudo, o porcelanato possibilita diversas aplicações.

O acabamento das peças pode apresentar diferentes características em suas superfícies, como brilho, resistência ao escorregamento (Grip, Grip Plus e ABS), tecnologia HD, relevo 3D, metalização e BioSafe. Por isso mesmo, no momento de escolher os revestimentos, é fundamental ter clareza da proposta desejada para o seu lar.

Qual a diferença entre acabamento polido e acetinado?

Entendendo melhor sobre os diferentes tipos de acabamento das peças, chega o momento de descobrir também qual a diferença entre porcelanato polido e acetinado.

O porcelanato polido conta com um polimento e uma camada de impermeabilizante na superfície que geram um brilho intenso. Assim, ele é mais liso e escorregadio, sendo recomendado para ambientes internos e secos, como quartos e sala de estar, e paredes.

Já o porcelanato acetinado é altamente versátil e durável, podendo ser aplicado em diversos ambientes do imóvel, como áreas secas do banheiro e varandas cobertas. Sua superfície é menos brilhante e apresenta menos risco de queda devido ao acabamento acetinado.

Quais são as especificidades dos acabamentos da Roca Cerámica?

Os produtos da ROCA CERÁMICA são fabricados nacionalmente e atendem às diferentes demandas de necessidades em porcelanatos. A Roca Cerámica é pioneira em tecnologia, design e sustentabilidade, consolidando-se no país com peças de pequenos e grandes formatos.

Os acabamentos da Roca Cerámica podem ser aplicados em paredes, bancadas e pisos, tendo alta resistência que reduz o risco de manchas. Além disso, a marca investe em tintas de tons exclusivos, que permitem o desenvolvimento de peças verdes ou vermelhas.

Com a tecnologia de impressão HD, a Roca Cerámica também fabrica materiais inspirados nas pedras naturais, madeira, concreto e aço. Além disso, as peças garantem versatilidade e elegância aos projetos arquitetônicos, sendo alternativas inteligentes para casas e apartamentos.

Para quais áreas são indicados cada tipo de acabamento?

Os porcelanatos com acabamento polido, por apresentarem brilho na superfície, são indicados para cômodos internos, como quartos e cozinha. A principal vantagem é a facilidade de limpeza, além, é claro, da alta resistência a riscos e manchas.

Já os porcelanatos com acabamento acetinado são ideais para ambientes internos secos ou molháveis, de tráfego intenso, como sala de estar e de jantar. Esse tipo de peça gera uma estética mais sedosa, já que o material passa por um processo de escovação que proporciona conforto visual e beleza. 

Tanto o porcelanato acetinado quanto o porcelanato polido apresentam vantagens e desvantagens. Por isso mesmo, é fundamental conhecer as características de cada tipo de acabamento antes de investir nas peças para a reforma da sua casa ou apartamento. 

Por que porcelanato e acabamento são tratados como sinônimos?

Em geral, o porcelanato e o acabamento são considerados sinônimos justamente pela qualidade superior das peças. Os porcelanatos, por exemplo, podem vir em diferentes cores, texturas e estampas, ajudando bastante a decorar os diferentes cômodos do imóvel.

Existem peças, inclusive, que imitam outros materiais, como mármore, madeira, cimento queimado, granilite, entre outros. Os acabamentos, por outro lado, são classificados de acordo com a composição, o tipo de borda, o coeficiente de atrito e a variação de tons.

Alguns acabamentos são indicados para áreas internas e outros para uso externo. Cada fabricante produz o revestimento com suas especificidades, indicando a melhor utilização e aplicabilidade. Devido às semelhanças, portanto, é muito importante ter atenção no momento de escolher as peças.

Quais as opções de acabamentos disponíveis na Roca Cerámica?

Em 2023, a Roca Cerámica lançou coleções de acabamentos altamente elegantes e ideais para espaços internos e externos. As peças da linha Mate, por exemplo, são recomendadas para paredes e pisos, apresentando superfície acetinada.

Outra opção que a Roca Cerámica oferece é o acabamento fabricado a partir da tecnologia Micro Crystal. Com ela, os produtos dispõem de uma camada vitrificada na superfície que distribui a luz de forma uniforme, trazendo um alto brilho, cores mais vivas e profundidade para os desenhos e veios da estampa.

A linha BioSafe, igualmente, apresenta peças com tecnologia contra vírus e bactérias durante toda a vida útil do porcelanato, sendo recomendada para ambientes que exigem uma proteção extra ou grande movimentação.

Disponível em SuperFormatos a partir do formato 120×120, o BioSafe é um modelo ideal para banheiros, cozinhas, clínicas, escritórios e áreas comuns, pois não prejudica a saúde e garante segurança e conforto às pessoas.

Os acabamentos da Roca Cerámica oferecem muitas vantagens, como alto brilho, cores mais vivas, maior contraste de veios e ótimo custo-benefício. No entanto, antes de escolher o tipo de porcelanato para o seu imóvel, é fundamental avaliar as necessidades do seu projeto e considerar as particularidades de cada ambiente.

Com os acabamentos de porcelanato da Roca Cerámica, você encontra uma grande variedade de opções da empresa mais conceituada na fabricação deste tipo de material no Brasil. A marca segue padrões globais de qualidade, sendo uma excelente alternativa para a sua casa ou apartamento.

Lembre-se apenas de ter atenção no momento de reformar ou construir, garantindo a qualidade e durabilidade dos acabamentos de porcelanato. Apostar nas mais novas e recentes tecnologias do mercado, por exemplo, pode fazer toda a diferença.

Aproveite a visita para ler outros conteúdos do blog e descubra qual o acabamento ideal para o seu projeto. Ah! E não deixe de conferir também todos os lançamentos da ROCA CERÁMICA em 2023!

Compartilhe:

Relacionados