Bancada de Porcelanato – Banheiro: Confira Opções e Modelos

A bancada de porcelanato no banheiro é um investimento que alia beleza, economia e durabilidade, proporcionando uma sensação de aconchego e permanência no lar.

Enquanto a maioria das pessoas associam tradicionalmente bancada de banheiro a materiais como mármore ou granito, é importante destacar que o porcelanato é uma opção igualmente atrativa, trazendo consigo uma série de benefícios.

Neste post, vamos explorar as principais vantagens das bancadas de porcelanato e como elas podem ser utilizadas para aprimorar a estética e funcionalidade dos banheiros.

Além disso, falaremos sobre os cuidados essenciais para manter esse material em perfeitas condições ao longo do tempo.

Continue a leitura!

Diferença entre cerâmica e porcelanato para as bancadas de banheiro

Quando se trata de escolher o revestimento para bancadas de banheiro, muitas opções estão disponíveis, incluindo diversas pedras naturais, como é o caso do mármore e granito.

No entanto, ao considerar revestimentos como cerâmica e porcelanato, é preciso ter clareza sobre as diferenças entre esses materiais.

Assim, uma das principais distinções está na composição e durabilidade:

  • Cerâmica:  fabricada a partir de argilas, minerais e materiais orgânicos, que são misturados, moldados e, em seguida, submetidos a altas temperaturas. Essa combinação de elementos resulta em um material relativamente poroso, tornando-a uma opção adequada, mas menos durável
  • Porcelanato: é produzido a partir de uma mistura de argilas especiais, minerais e pigmentos. O processo de fabricação envolve temperaturas extremamente elevadas, o que resulta em um material com baixa porosidade e alta densidade. Além disso, os porcelanatos esmaltados ganham uma camada extra de proteção e impermeabilização, conferindo ao porcelanato maior resistência à água e manchas

Então, compreendendo essa diferença fundamental entre cerâmica e porcelanato, entende-se que o porcelanato se destaca como a escolha principal para bancadas de banheiro.

Além disso, é importante destacar outras vantagens pelas quais o porcelanato é a escolha ideal para elevar o design e a funcionalidade da bancada do seu banheiro. Confira!

>>Revista de Lançamentos Roca Cerámica 2023<<

Quais são as vantagens das bancadas de porcelanato?

Série Pulpis Intense – Roca Cerámica

Decoração

Sem dúvida, um banheiro limpo promove a sensação de satisfação e, quando esse espaço recebe uma atenção especial, o sentimento pode ser de total integralidade com a casa. 

No entanto, muitas pessoas acabam deixando por último a decoração e reforma desse cômodo, talvez pelo fato de ser considerado uma área menos nobre da casa, diferentemente de uma cozinha americana ou uma sala de estar, por exemplo.

Porém, o banheiro tem uso diário e é fato que sua decoração faz diferença na maneira como se desfruta do lar – ainda mais se o projeto contemplar um lavabo, que costuma ficar à vista de todos – .

Dessa forma, uma bancada de porcelanato pode ser o toque mais importante em uma mudança radical na decoração, com seu protagonismo agindo como fio condutor de todo o projeto. 

Assim, além de construir o estilo, elas são ótimas para um ambiente com muita umidade, pois tem baixa capacidade de absorção de água.

Durabilidade

A bancada de porcelanato é durável pois sua fabricação é viabilizada para eliminar a absorção e presença de matéria orgânica. Isso evita a proliferação de mofo, fungos, bactérias e ácaros, comumente presentes em ambientes úmidos não controlados.

Vale destacar que essa característica é ainda mais acentuada nos SuperFormatos da Roca Cerámica graças à avançada tecnologia BioSafe, que oferece uma camada adicional de proteção. 

Então, ao contrário de uma pedra de mármore, que tem muita porosidade e necessita de manutenções constantes, o porcelanato é prático na sua limpeza e, ao mesmo tempo, garante um ambiente mais seguro e higiênico para o seu banheiro.

Resistência

A resistência é um fator de grande importância na tomada de decisão. Portanto, o porcelanato é amplamente reconhecido por essa qualidade, tornando-se uma escolha popular em projetos de construção e design.

Sua capacidade de suportar impactos, riscos e desgaste é uma característica fundamental que o distingue de outros materiais, como mármore e granito.

No entanto, o produto não está isento de lascamento e trincas causados por impactos e, caso isso ocorra, a extensão do dano no produto dependerá do peso do objeto, do formato e da altura da queda.

Além disso, o porcelanato é altamente durável e de fácil manutenção, tornando-o uma opção atraente para quem busca um revestimento que mantenha sua beleza e integridade ao longo do tempo, desempenhando um papel não apenas como revestimento de bancadas de banheiro, mas também como piso.

Funcionalidade

Em um momento em que cada espaço é pensado para ser aproveitado em toda a sua potencialidade, a bancada de porcelanato para banheiro segue nessa linha.

Por isso, sua estética tem uma razão funcional, pois toda a área pode ser utilizada como apoio para cremes, desodorantes, toalhas, sabonetes e outros itens de higiene pessoal.

Inclusive, sobre cremes e outros produtos líquidos que podem manchar, vale ressaltar que o porcelanato se destaca pela facilidade de limpeza e sua resistência a manchas.

Isso ocorre devido à baixa absorção de água (≤ 0,5) desse material e ao tratamento de superfície que o torna impermeável, impedindo que líquidos sejam absorvidos ou que sujeira se acumule. 

Portanto, ao cuidar dos detalhes da sua bancada de porcelanato, você não apenas realça a estética, mas também contribui para um ambiente que promove o relaxamento e a reconexão interior.

Pois, ter uma bancada organizada, por meio da qual é possível visualizar todos os seus produtos e pegá-los facilmente, é um tipo de simplicidade importante, que evita o estresse de procurar em gavetas ou armários e depois ter que guardar tudo novamente.

Beleza e bem-estar

Uma bancada com acabamentos de porcelanato pode funcionar como uma peça principal de decoração do banheiro. 

Afinal, valoriza o ambiente por conta do seu volume e da textura escolhida.

Além disso, a grande variedade de acabamentos é ideal para pensar um projeto mais específico, que pode ser neutro ou mais colorido, e até para introduzir elementos naturais alinhados ao conceito de biofilia, evocando sensações de contato com a natureza.

Série Rosso Lepanto – Roca Cerámica

Porcelanatos que reproduzem mármores e pedras naturais estabelecem uma conexão harmoniosa com a natureza, replicando com perfeição sua beleza e textura, proporcionando uma sensação de contato com o mundo natural, mesmo em ambientes funcionais, como o banheiro.

Assim, a beleza do porcelanato pode ditar o estilo do ambiente e favorecer estruturas específicas, como, por exemplo, um banheiro que tenha formatos retos – visto que, devido ao molde quadrado do material, é preferível que as linhas do banheiro também sigam esse encaixe – .

Como escolher bancadas de porcelanato para banheiros?

A opção por uma bancada de revestimento cerâmico é uma tendência nos projetos arquitetônicos que parece já ter um lugar cativo.

Então, caso ainda assim as dúvidas sobre a melhor escolha continuem, você pode começar por um projeto no banheiro de hóspedes ou em um lugar menos aparente. 

Assim, será mais fácil entender se essa decisão funciona para as suas expectativas.

Além disso, visitar a casa de conhecidos que têm esse tipo de bancada, conversar com eles e tirar dúvidas a respeito, também pode ser uma ótima forma de estar mais seguro na escolha. 

Afinal, nada melhor que experimentar minimamente antes de adquirir um serviço, não é?

E, após considerar esses passos, é fundamental compreender as escolhas essenciais que contribuem para a transformação do seu banheiro com o uso de porcelanatos.

Quais porcelanatos usar em banheiros? Veja 6 opções

Showroom – Roca Cerámica

Separamos seis opções de porcelanatos utilizados em banheiros e a diversidade desse número é ampliada ao adicionar cores, texturas e designs, além do tamanho das placas e variedade dos preços – facilitando combinações exclusivas para um projeto pensado nos mínimos detalhes – . 

Além disso, também é preciso pensar na necessidade de corte das placas de porcelanato pois, para manter a estética de homogeneidade, é preciso planejar o tamanho para que o encaixe dispense a necessidade de emendas.

Então, caso o espaço da bancada necessite desses cortes, é interessante contar com empresas que realizam esse trabalho de modo preciso. 

Afinal, o segredo para uma bancada perfeita é uma excelente mão de obra, bom manuseio e qualidade dos materiais.

Confira agora alguns tipos de porcelanatos e de acabamentos para bancadas de banheiros.

Micro Crystal 

A tecnologia Micro Crystal, um tipo de acabamento, é uma camada vitrificada que melhora a reprodução de padrões, cores e contraste em peças de porcelanato.

Sua principal vantagem é proporcionar alto brilho sem perder a realidade das estampas.

Além disso, oferece durabilidade e economia a longo prazo, tornando-a uma escolha inteligente para bancadas de porcelanato para banheiro.

SuperFormatos

Se você quer ter uma bancada com a impressão de que ela é uma grande peça de pedra inteira, o SuperFormato é uma ótima opção. 

Esse tipo permite que as juntas nas bancadas não sejam visualizadas. Dessa forma, o acabamento constrói uma superfície que é contínua e uniforme.

Então, esse visual homogêneo, além de trazer sofisticação, facilita uma limpeza rápida pois, geralmente, os maiores pontos de acúmulo de sujeira acontecem nas juntas. 

Logo, uma bancada que não tenha tantos espaços de encontro entre um porcelanato e outro reforça mais ainda a qualidade de durabilidade do material.

Atualmente, a Roca Cerámica oferece os SuperFormatos de 120x120cm, 100x200cm, 160x160cm, 120x250cm, 160x320cm.

Além disso, como muitas imitam o cimento queimado, o mármore, ou materiais que reforçam a ideia de integralidade, essa escolha é um encaixe perfeito para locais grandes e bem-divididos — por exemplo, banheiros quadrados ou retangulares.

Soft-Touch

O revestimento com acabamento Soft Touch reproduz com fidelidade o toque seco e aveludado do mármore, ideal para ambientes internos, sendo versátil para paredes, pisos e bancadas, incluindo banheiros.

Assim, apresenta várias opções de estampas e é resistente a manchas, riscos e fácil de limpar, tornando-o uma escolha prática e elegante, especialmente para áreas úmidas e sujeitas a manchas, como cozinhas e banheiros.

Porcelanato com acabamento mate

Esse tipo de acabamento possui uma textura suave e não reflete a luz, o que lhe confere uma aparência opaca.

O porcelanato com acabamento mate é valorizado por sua resistência a manchas, facilidade de manutenção e capacidade de se adaptar a uma variedade de estilos de decoração.

Além disso, sua superfície não é escorregadia, tornando-o adequado para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas.

Porcelanato com acabamento polido

O porcelanato polido é reconhecido por sua superfície lisa e brilhante em comparação com porcelanatos tradicionais.

Assim, é indicado para áreas internas secas e molháveis, como corredores, quartos e salas, e também banheiros e lavabos.

No entanto, o porcelanato polido deve ser evitado em áreas molhadas, onde há o contato direto com a água, como banheiros com chuveiro e piscinas, devido à possibilidade de deixar a superfície escorregadia.

Além disso, a escolha do porcelanato polido para bancadas de banheiro requer cuidado com objetos que serão colocados sobre ela, afinal, um risco no porcelanato polido se torna mais visível pelo efeito do reflexo da luz.

Portanto, ao selecionar esse revestimento, siga orientações apropriadas para assegurar o sucesso do projeto e a sua segurança.

Porcelanato com acabamento antideslizante Grip, Grip Plus ou ABS

Diferentemente do polido, o porcelanato com acabamento antideslizante Grip, Grip Plus ou ABS, é indicado para locais que tenham frequente contato com água.

Além disso, por ser uma versão mais encorpada, resistente à abrasão e, consequentemente, com alta durabilidade, ele é muito usado em áreas externas.

Contudo, além de terraços e rampas, ele também pode integrar projetos de bancada de banheiro e lavabo. 

Pois, dependendo do contexto e da pegada do projeto, caso seja algo mais rústico, por exemplo, ele é uma boa escolha.

De toda forma, esse tipo de porcelanato apresenta uma versatilidade interessante, desde que respeitadas as suas características, como menor capacidade de limpeza, por conta do alto coeficiente de atrito. 

Inclusive, por ser impermeável, ele não mancha facilmente.

Como as bancadas de porcelanato podem ser usadas em banheiros?

Série Calacata Light – Roca Cerámica

Conforme apresentamos ao longo dos primeiros parágrafos, as bancadas de porcelanato aliam o uso estético ao funcional.

Assim, projetos personalizados com duas pias, compartimentos para guardar toalhas e outros utensílios e a sensação de integração ao ambiente, são destaques importantes de uso.

Inclusive, imagine essa estrutura revestida com o mesmo porcelanato do chão e da parede. O resultado é uma evidência nos objetos colocados sobre a bancada, impressão de amplitude espacial e harmonização estética. 

Além disso, há muitos projetos que utilizam acessórios para evidenciar a estrutura da bancada.

Por exemplo, o uso de uma única prancha que pegue toda a extensão do espelho e tenha o mesmo tom do porcelanato.

Uma outra tendência é o estilo industrial com cuba, nicho esculpido e pés metalizados. 

A estética urbana, que remete ao movimento modernista, constrói harmonia e elegância quando utilizada na cor preta ou branca em um tipo de porcelanato que reproduz o cimento, por exemplo.

Enfim, o fato é que as possibilidades de combinações e usos da bancada são vastos, principalmente pela facilidade que o material tem de funcionar em ambientes úmidos, como citamos. 

Então, após explorar as possibilidades de combinações e usos das bancadas de porcelanato, é relevante direcionar a atenção para um aspecto crucial: a escolha das cubas, que desempenham um papel essencial na otimização do uso e da funcionalidade dessas bancadas no banheiro.

Quais cubas utilizar na bancada de porcelanato banheiro?

Showroom – Roca Cerámica

Uma das grandes vantagens de uma bancada de porcelanato são as possibilidades de tamanhos para a cuba que, inclusive, podem ser feitas na estrutura, garantindo uma integração estética ao ambiente e podendo ter vários formatos.

Por outro lado, também é possível a utilização de cubas disponíveis no mercado, como as quadradas e ovaladas em cerâmica.

E, se o projeto for mais ousado, é possível a confecção de uma cuba mais exótica, pois, por ser em uma bancada, ou seja, uma superfície lisa, destaca a peça escolhida, evidenciando seus melhores traços. 

Por exemplo, uma cuba de madeira de lei esculpida envernizada se torna um verdadeiro objeto de arte no banheiro ou lavabo.

Quais são os cuidados necessários com as bancadas em porcelanato?

Toda reforma é pensada para durar um bom tempo. Afinal, tanto investimento em tempo e dinheiro, seguido de momentos de estresse, não são períodos que gostaríamos de repetir com alguma regularidade, concorda? 

Por isso, uma bancada de porcelanato para banheiro que seja durável deve ser uma exigência básica.

Essas superfícies super funcionais podem permanecer bonitas por muitos anos, desde que se tenha os cuidados necessários. 

Para isso, existem dois conjuntos de fatores que permitem a boa durabilidade, são eles:

  • Excelência na qualidade de materiais, mão de obra e projeto
  • Manutenção consciente, a partir dos cuidados especificamente indicados para o processo de limpeza

Assim, para esse segundo item é necessário uma atenção especial que já começa na aplicação do revestimento, pois é preciso ter um cuidado cirúrgico para que as emendas, caso aconteçam, sejam bem pensadas e feitas com um rejunte ideal. 

Além disso, após sete dias do firmamento das placas, uma atitude ideal é a aplicação de saponáceo cremoso (tipo de sabão ultra concentrado) diluído nos rejuntes, deixando agir por alguns minutos e garantindo a limpeza do mesmo após a obra.

Portanto, vamos adentrar nos aspectos fundamentais relacionados aos cuidados e manutenção necessários para garantir que essas bancadas permaneçam funcionais e duradouras.

Tamanho das placas

Um cuidado fundamental começa no momento da escolha do tamanho das placas. 

Como citado, emendas e cortes podem ser evitados e, dessa maneira, não comprometer a estética da bancada, principalmente com relação a sua impermeabilidade.

Por isso, ter as exatas medidas do local de instalação da bancada de revestimento cerâmico evita estresses e gastos.

Corte das placas e emendas

Por outro lado, em alguma parte do projeto, há probabilidade de que seja necessário o corte das placas e emendas. 

O segredo então é focar no encaixe perfeito e analisar bem o modo como os cortes das quinas irão se organizar. 

Imagine um trabalho de bancada de porcelanato perfeito até você notar a presença de uma pequena rachadura em uma quina?

Mão de obra

Ninguém quer investir tanto para o resultado não ser o esperado. 

Portanto, saber selecionar a mão de obra mais competente é uma questão básica. 

Pois, infelizmente, não é todo profissional que consegue assentar e revestir, perfeitamente, uma bancada de porcelanato.

Afinal, diferente do piso, que tem um modo de aplicação horizontal, e, por isso, o ângulo para visualizar o encaixe se torna mais confortável, a aplicação em uma bancada tem etapas verticais, o que a depender da altura, requer um olho mais treinado e um trato mais suave com a peça. 

Logo, o projeto exige um conhecimento mais específico, o que requer uma avaliação minuciosa de quem escolher para contratar.

Limpeza

A limpeza cotidiana da bancada de porcelanato é simples, é apenas uma remoção de poeira e alguma pequena sujeira encontrada. 

Afinal, em função da natureza do material que é feito o porcelanato, que não acumula sujeira, não é preciso um grande empenho nem uso de produtos fortes de limpeza. 

Aliás, para garantir a durabilidade e beleza da bancada, é uma atitude básica evitar a aplicação de químicos que corroem sua estrutura, podendo danificá-lo de maneira irreparável.

Portanto, jamais utilize ceras, impermeabilizantes e ácidos (a exemplo do muriático e fluorídrico).

Além disso, cada tipo de porcelanato pode ter uma especificidade de limpeza e contraindicação, fique atento a isso.

Confira o passo a passo para limpeza de acordo com a assistência técnica Roca Cerámica:

  • Para a limpeza diária, recomendamos utilizar sabão neutro e uma esponja do tipo “Scotch Brite Teflon” (ambos os lados)
  • Remova o excesso de água com um rodinho e seque a superfície com um pano limpo. Secar por completo evita o surgimento de manchas.
  • Se desejar, pode finalizar a limpeza com um pouco de álcool perfumado. 

É importante ressaltar que nunca se deve utilizar palha de aço ou fibras abrasivas (como o lado verde da Scotch Brite), pois isso pode resultar em riscos na superfície do porcelanato.

Bancadas de Porcelanato Banheiro para se Inspirar

A cuba de porcelanato pode interpretar diferentes materiais naturais, incluindo a madeira. Série Legno Rovere – Roca Cerámica

 

O uso de porcelanato marmorizado na bancada é uma excelente opção para quem busca adicionar elegância ao banheiro. Série Calacata Light – Roca Cerámica

 

Pureza e elegância em cada detalhe. A beleza do Porcelanato Koronis na bancada. Série Koronis – Roca Cerámica

 

O contraste harmonioso entre a bancada marmorizada clara e a parede em marmorizado verde tornou este banheiro um oásis de sofisticação. Série Calacata Light – Roca Cerámica

 

Uma bancada de porcelanato marmorizado escuro, como a série Infinity Black, pode ser o toque de requinte do seu banheiro, integrando o preto e o branco do revestimento de parede da série Uno da Roca Cerámica

Então, como você notou, uma belíssima bancada de porcelanato revigora o olhar sobre o banheiro ou lavabo. 

Assim, esse material resistente, durável e com muitas opções de cores e texturas, pode ser a escolha que faltava para dar o primeiro passo na reforma da sua casa.

Agora que você está por dentro deste assunto, continue conosco e aprenda mais com o Blog da Roca.

Compartilhe:

Relacionados