Bancada de porcelanato na cozinha: é a melhor opção?

O porcelanato tem sido cada vez mais usado nas bancadas, especialmente naqueles projetos mais modernos e ousados. No entanto, muitas pessoas ainda ficam em dúvida na hora de escolher, cabendo a você sugerir quando a bancada de porcelanato na cozinha é a melhor opção.

Sendo assim, reunimos uma série de informações que ajudarão você a identificar a melhor estratégia para adotar esse recurso e encantar o cliente com um projeto completamente inovador. Então, se gostou da ideia, fique conosco até o final deste post. Aproveite!

Onde o porcelanato pode ser utilizado?

Uma das principais dúvidas entre clientes e arquitetos são os limites da utilização do porcelanato. Muito empregado para o piso e as paredes, ele acaba ficando condicionado a esse uso. No entanto, é possível ter um pouco mais de ousadia e utilizar o material para bancadas e, até mesmo, diversos tipos de mobiliário, além de detalhes no acabamento com porcelanato.

O material utilizado é idêntico àquele aplicado nos pisos e paredes. São exatamente as mesmas placas, porém, usadas com finalidades diferentes. Portanto, fica muito mais fácil fazer uma composição que combine piso, parede e bancada, por exemplo.

Quais são os prós e contras da bancada em porcelanato?

Se você está começando a considerar a bancada de porcelanato na cozinha como uma possibilidade, é melhor ficar de olho nos prós e contras da escolha, antes de iniciar a instalação. Confira!

Benefícios

O porcelanato é um material extremamente resistente e que costuma apresentar uma longa durabilidade. Isso faz com que ele seja mesmo uma ótima opção para as bancadas de cozinha, que exigem um pouco mais de qualidade nesse sentido.

Sua absorção de água é considerada baixíssima e a sua superfície é resistente a altas temperaturas, o que significa que as panelas podem ser apoiadas diretamente na bancada, mesmo quando recém-saídas do fogo. Então, como a duração do porcelanato é semelhante à dos materiais naturais, ele acaba apresentando um melhor custo-benefício.

Como a absorção de agua é baixa, ele também se torna mais resistente a manchas. Outro ponto importante é que os grandes formatos não deixam a junta (recorte) exposta na bancada. É o caso do BioSafe, presente nos superformatos e super indicados para bancadas.

Sua tecnologia à base de prata ainda atrai vírus presentes no ambiente e bloqueia sua replicação. Assim, essas peças são consideradas chave para ambientes que pedem uma proteção extra, como banheiros, clínicas médicas, escritórios, áreas comuns e cozinhas.

Além disso, o material pode ser encontrado em cores fáceis de encaixar com absolutamente qualquer estilo decorativo, o que facilita bastante na hora se selecionar os outros elementos da composição. Isso inclui a escolha dos revestimentos do ambiente.

Para isso, é importante contar com uma fornecedora de confiança e que trabalhe com itens de alta qualidade. A Roca está muito bem preparada para o fornecimento de peças lindas, duradouras e com uma variedade bastante vasta de opções.

Desvantagens

Assim como tudo na vida, o porcelanato não é feito apenas de vantagens, portanto, é importante conhecer seus contras, antes de bater o martelo na hora da escolha da bancada. Em geral, os inconvenientes do porcelanato estão relacionados ao cuidado maior que é exigido no dia a dia.

Já aqueles porcelanatos que são instalados em grandes formatos devem ser assentados milimetricamente para apresentar uma boa aparência. Além disso, eles ficam mais seguros.

Quando o uso do porcelanato é indicado?

Entender o uso mais indicado do porcelanato também exige um pouco de conhecimento sobre cada tipo de acabamento. Nesse caso, existem diferentes variações no acabamento da peça, incluindo:

  • porcelanato polido;
  • porcelanato acetinado;
  • porcelanato ABS.

Conheça um pouco mais sobre cada um deles!

Porcelanato polido

Depois de finalizadas, elas recebem um polimento e uma camada com função impermeabilizante. É justamente por isso que ele fica com aquele aspecto perfeitamente liso, sendo bastante utilizado em salas, corredores e, até mesmo, quartos.

Quando utilizado para bancadas, é preciso ter em mente que o porcelanato polido é especialmente escorregadio quando está molhado. Portanto, nesses casos, o cuidado com os itens colocados sobre ele deve ser redobrado.

Porcelanato acetinado

Praticamente todos os porcelanatos, antes de tidos como prontos, levam uma etapa a mais de acabamento. Em alguns casos, são esmaltados, outros são impermeabilizados, e assim por diante. O porcelanato acetinado, por sua vez, não recebe nenhum acabamento ao final da produção, justamente, para que mantenha sua neutralidade.

Por causa disso, ele é mais resistente e pouco escorregadio, o que o torna ideal para o chão, mas um material bastante bruto para outros acabamentos. Com uma superfície mais fosca e sem brilho, ele atribui mais conforto e aconchego aos ambientes.

Porcelanato ABS

O ABS é uma opção de material externo, portanto, ele é adaptado para terraços e rampas, além, é claro, de cozinhas externas, seja na área de churrasco, ou em ambientes compartilhados.

Essa é a versão mais resistente do porcelanato, com uma durabilidade surpreendente e resistência à abrasão. Mas como tem uma superfície com um alto coeficiente de atrito, é contraindicado para a parte superior das bancadas, afinal, é difícil de limpar.

É claro que, se você estiver atento aos tipos de acabamento, pode acabar recorrendo ao porcelanato ABS para fazer um detalhe na base da bancada ou algo do gênero. Mas o material mais indicado para áreas internas e com aqueles detalhes mais caprichados é o porcelanato acetinado.

Então, tenha atenção aos seguintes aspectos para acertar na escolha:

  • segurança da utilização, evitando peças escorregadias;
  • facilidade de manutenção e limpeza;
  • harmonia com o estilo do ambiente;
  • tamanho da peça;
  • qualidade e durabilidade do material.

Como você já deve saber, o acabamento é aquele toque final que dá toda a cara e a personalidade de um cômodo. Por isso, optar pela bancada de porcelanato na cozinha pode ser um sinal sutil de que você segue as tendências da arquitetura, além de ser um charme.

Agora que você conhece essa opção da bancada de porcelanato na cozinha, que tal ficar por dentro de outras tendências e novidades que estão mudando o mercado da arquitetura? Aprenda mais com o Blog da Roca!

Compartilhe:

Relacionados