Salão do Móvel de Milão: 7 dicas do evento para aplicar ao seu projeto

Salão do Móvel de Milão

A 61ª edição do Salão de Móvel de Milão foi realizada entre 18 e 23 de abril de 2023 e revelou ao mundo inteiro o melhor do design e da arquitetura europeia. Uma equipe se preparou para receber e expor todos os tipos de superfícies inovadoras, das mais variadas marcas, com as nuances e tonalidades mais surpreendentes.

O evento trouxe à tona pisos inspirados na natureza e na arte milenar do mosaico, com tecnologias avançadas de impressão digital.

A exposição foi planejada para a revelação de milhares de peças desenvolvidas por especialistas, que utilizaram a inovação para criar porcelanatos e pisos marmorizados com veios impressionantes, cores vivas e impactantes, que criaram o efeito natural das pedras.

Gostaria de saber qual é a importância do Salão do Móvel de Milão, como surgiu e quais as novidades de 2023? Acompanhe a leitura!

O que é o Salão do Móvel de Milão? 

O Salão do Móvel de Milão é um dos maiores eventos de design em âmbito global e teve a sua primeira edição no ano de 1961. Desde então, a cidade italiana começou a realizar a exposição anualmente, revelando a criatividade dos profissionais ano após ano. A feira passou a apresentar os nomes mais reconhecidos de designers de interiores.

Esse evento internacional realizado na Itália é aberto ao público e ocorre sempre no mês de abril de todos os anos, recebendo profissionais, estudantes e todas as pessoas interessadas. Geralmente se fazem presentes varejistas, distribuidores, designers, arquitetos, importadores, exportadores, gerentes de instalações, decoradores de interiores, empreiteiros gerais, investidores e operadores comerciais.

Qual é a sua importância para a arquitetura e decoração?

O Salão do Móvel de Milão é um lugar importante por criar novas oportunidades, possibilitar a reflexão de profissionais de design, arquitetura e decoração. Trata-se de um centro de experimentação que traz ao público internacional os produtos mais bem-feitos e bonitos, que embelezam os ambientes corporativos, domésticos e comerciais. Observe mais detalhes a seguir!

Elaboração de novas tendências

É um palco que aponta a evolução acelerada dos processos tecnológicos utilizados para a criação de pisos cerâmicos e impactam os observadores com o seu charme. O evento anual sempre gerou curiosidade e trouxe uma abertura à discussão sobre superfícies, a possibilidade de progredir e de elaborar novas fórmulas.

Geração de valor

O objetivo do Salão do Móvel de Milão é gerar valor para a comunidade que trabalha com arquitetura e design. Nos últimos anos foi realizada uma revisão do seu formato expositivo. Nessa feira, é possível impulsionar as novidades, mostrar pisos únicos nos pavilhões e trocar ideias com outros expositores.

Aquisição cultural

Os profissionais podem se deslocar pela área de exposição para ter uma excelente experiência, com acessibilidade para observar os produtos expostos e avaliar as propostas, os conteúdos e a qualidade dos materiais. O Salão do Móvel de Milão possibilita a aquisição cultural e o enriquecimento dos profissionais que participam do evento.

Troca de experiências

Normalmente, participam desse evento quase 200 países diferentes e milhares de participantes acessam o fórum para os profissionais do setor. O público-alvo é analisado de forma criteriosa e é levado em consideração o posicionamento das marcas, as afinidades e os interlocutores para compartilhamento de experiências.

Quais são os diferenciais da edição 2023?

Os organizadores da feira de 2023 otimizaram e ampliaram a possibilidade de encontros entre expositores e visitantes. O evento foi preparado com o intuito de receber mais de 170 países, 260 mil visitantes e em torno de 2.200 marcas para serem expostas ao público interessado. Veja, a seguir, mais alguns dos diferenciais da 61ª edição do Salão do Móvel de Milão!

Euroluce

Um dos diferenciais do evento de 2023 é a apresentação da feira internacional de iluminação, conhecida mundialmente como Euroluce. Ela chegou com um novo layout para apresentar as soluções de iluminação sustentáveis ​​e que ajudam a economizar energia. Os organizadores a centralizaram no estande e criaram um caminho mais conectado e acessível.

Piso único de exposição

Durante o Salão do Móvel de Milão de 2023, a feira foi organizada em um piso único. Os expositores se concentraram nos pavilhões superiores, com deslocamento direcionado para os inferiores. Isso simplificou e melhorou significativamente as experiências dos visitantes, que foram buscar novas ideias para aprimorar e atualizar os seus próximos projetos.

Workshops

O evento de 2023 trouxe consigo conteúdos interdisciplinares, componentes culturais, espaços integrados, iluminação atrativa, exposições de arte, palestras e workshops para os participantes. Algumas instalações específicas foram projetadas para que todos pudessem experienciar novas sensações e visualizar soluções fascinantes para oferecê-las aos seus clientes.

Sustentabilidade 

A sustentabilidade e o estilo de vida saudável tiveram um papel central nas exposições do Salão do Móvel de Milão de 2023. Afinal, o futuro do setor imobiliário já está interligado à economia verde e vários profissionais decidiram apresentar os seus projetos ecologicamente corretos. Foram trazidos produtos multifuncionais, materiais duráveis e abordagens de design mais inclusivo.

Estilos em destaque

A exposição trouxe os estilos em destaque e possibilitou a estreia de milhares de produtos que fazem parte de 3 categorias. O Design explorou a funcionalidade e a inovação, o Classic se concentrou na modalidade tradicional e o xLux trabalhou a estética de luxo contemporânea. A feira manteve a presença digital e forneceu conteúdo de alta qualidade nas suas plataformas.

Conceitos criativos 

Na 61ª edição do Salão do Móvel de Milão apresentaram-se empresas internacionais e italianas de todos os portes, trazendo conceitos de design criativos. Jornalistas, funcionários públicos, arquitetos, designers de interiores e marcas reconhecidas internacionalmente marcaram presença durante 7 dias.

O evento criou oportunidades para a formação de conexões valiosas com novos mercados e fornecedores.

Diretrizes verdes

Outra novidade do evento realizado em 2023 foi a ênfase na responsabilidade social, ambiental e financeira. Os temas se tornaram prioridade e foram criadas novas diretrizes verdes para aplicação nas instalações da feira. As empresas expositoras não foram obrigadas a segui-las, mas incentivadas para a adoção de soluções e tomadas de medidas socialmente e ambientalmente responsáveis.

Como aplicar as tendências do Salão do Móvel de Milão em projetos?

A arquitetura está em constante evolução devido aos novos regulamentos globais e aos avanços da tecnologia. Você não pode ficar desatualizado e precisa aplicar as tendências apresentadas no Salão do Móvel de Milão de 2023 em seus novos projetos para ganhar competitividade. Confira adiante algumas dicas para fazer isso e obter sucesso!

Micro Crystal

Aposte em revestimentos forjados com a arquitetura impressa em 3D, que são mais duráveis, resistentes e fáceis de limpar do que outros materiais. As peças com o acabamento Micro Crystal são uma excelente opção, pois a sua superfície conta com uma camada vitrificada que ajuda na distribuição uniforme da luz e garante um brilho intenso.

Soft Touch

As opções Soft Touch para revestimentos oferecem um aspecto liso e seco existente no mármore extraído da natureza. Opte por peças com cores vivas, veios profundos e estampas criadas com tecnologia de ponta que se encaixem perfeitamente em todos os cenários e tipos de construções, para a criação de espaços residenciais ou comerciais.

Acabamento ABS

Os revestimentos com acabamento ABS são antideslizantes, fáceis de limpar, menos ásperos e têm excelente aderência em comparação aos pisos convencionais. Existem alternativas criadas com tecnologia HD que reproduzem uma enorme variedade de veios, alta fidelidade em suas texturas e estampas exclusivas, em tons verdes e terracota, que estão fazendo sucesso.

Juntas mínimas  

Escolha revestimentos que tenham um bom acabamento, com dimensão exata em todas as peças e borda retificada. Esses produtos permitem a aplicação de juntas mínimas que conferem um visual mais limpo aos ambientes e alinhamentos perfeitos. Use elementos de design criativos para ter espaços conforme a personalidade de cada cliente.

Estampas naturais

Uma ótima ideia é apostar nos revestimentos inspirados na natureza e usar uma paleta de mármores e pedras nos seus próximos projetos. Você pode decidir entre texturas expressivas, rústicas ou neutras para trazer a sensação de acolhimento aos ambientes. Aproveite o toque revigorante desses materiais para formar espaços surpreendentes.

SuperFormatos  

Os SuperFormatos ganharam espaço nos últimos tempos e podem ser aplicados em diversos locais. Eles são ótimos para a integração de pisos, bancadas, paredes e outras mobílias. As suas estampas são separadas por séries, cuja inspiração veio de pedras nobres e quartzitos. As lâminas são ideais para projetos de grande escala.

Relevo 3D

Além dos novos acabamentos e SuperFormatos que estão em alta, é possível utilizar linhas mais consolidadas ou então as lâminas em formato hexagonal. O relevo 3D é uma tendência para o revestimento das paredes e pode ter acabamento polido ou lapado, com polimento parcial que contrasta com áreas brilhantes e foscas em uma única peça.

Como os revestimentos da Roca conversam com essas tendências do Salão?

Os revestimentos da Roca foram especialmente projetados para se encaixar perfeitamente nas tendências apresentadas no Salão do Móvel de Milão de 2023. A empresa é especializada na produção de produtos que são ideais para revestir todos os tipos de imóveis, oferece revestimentos únicos, modernos, aconchegantes e inspiradores.

Agora você já sabe o que é o Salão do Móvel de Milão e conhece um pouco mais sobre as suas novidades e inspirações. A Roca Cerámica é a melhor parceira do mercado, trabalha com porcelanatos especiais e lâminas que eliminam praticamente todas as bactérias e vírus, perfeitos para a composição de todos os tipos de espaços.

Quer saber mais? Leia mais conteúdos no blog e conheça os lançamentos 2023 da Roca!

Compartilhe:

Relacionados