Decoração de sala: as melhores e mais incríveis ideias!

decoração de sala

A sala é um dos principais cômodos de um lar. Afinal, é o cartão de visitas da casa. Além disso, é onde passamos a maior parte do tempo, relaxamos e recebemos amigos e a família para dividir ótimos momentos.

Para criar um clima aconchegante e receptivo, é fundamental planejar bem a decoração da sala. No entanto, muitos ainda encontram dificuldade para compor um décor bonito, com personalidade e, ao mesmo tempo, que seja funcional. Se isso também acontece com você, não se preocupe.

Nós preparamos um guia completo que vai orientar você para criar uma decoração impecável, tanto para a sala de estar quanto para a de jantar. Acompanhe as dicas.

Defina um estilo decorativo

O primeiro passo para compor um belo décor é escolher o estilo decorativo do ambiente. Há inúmeras possibilidades e ele servirá como uma guia para acertar em todos os elementos, desde o piso até a paleta de cores, os adornos e os modelos de móveis.

Sendo assim, o importante é optar por aquele com o qual você mais se identifica. Entre as opções, há:

  • minimalista — foge dos excessos e preza por um ambiente limpo, moderno e muito funcional;
  • rústico — torna um cômodo muito aconchegante, pois valoriza a aparência e a textura dos materiais naturais;
  • romântico — cria ambientes serenos, delicados, elegantes e muito acolhedores. Apesar do termo ser associado ao feminino, é possível compor uma decoração com um ar mais descontraído;
  • industrial — uma das grandes tendências do design de interiores, esse estilo utiliza acabamentos metalizados, instalações e estruturas expostas (como vigas, tubulações e colunas) e contraste entre cores sóbrias e vibrantes;
  • clássico — por ser composto por elementos volumosos, tapetes altos, móveis imponentes, cortinas pesadas e peças estofadas, é mais indicado para ambientes amplos e por quem não abre mão do luxo;
  • moderno — atemporal e que agrada a todos os gostos, o estilo moderno dá ênfase aos tons neutros, móveis com linhas retas, baixos e horizontais.

Escolha a paleta de cores

O próximo passo é definir a paleta de cores que vai guiar a escolha de todos os elementos. É verdade que cada estilo decorativo tem as cores predominantes. No entanto, você pode escolher entre tons mais claros ou escuros, ou a prevalência de determinada cor.

Por exemplo, a paleta do estilo moderno é composta por tonalidades neutras, como branco, off-white, bege, cinza, marrom e preto. Assim, se você quer uma sensação de amplitude, pode optar pelos tons mais claros de branco, palha e bege.

Quer saber como aplicar na sala? Imagine um piso com revestimento de porcelanato amadeirado, bem clarinho, ou que reproduz a textura de uma pedra natural clara, cortinas claras e com tecido fluido e uma parede destacada com porcelanato amadeirado em tom de bege.

Além disso, sofás com encosto baixo, com linhas retas e com estofado em linho off-white. Para decorar e criar contraste, uma manta macia no tom da parede em destaque e almofadas com listras ou em chevron em off-white e marrom mais escuro.

Como você viu, não é preciso utilizar todas as paletas de cores do estilo decorativo. Escolha algumas e brinque com as tonalidades.

Determine o objetivo da sala

Depois de escolher o estilo e as cores, é a hora de estipular qual é o objetivo principal da sala. É para relaxar e assistir à TV com a família ou o ambiente vai ser mais utilizado para receber convidados? Ao contrário do que muitos imaginam, esse ponto é fundamental, pois é isso que ditará o mobiliário e a disposição das peças.

Por exemplo, se você passará mais tempo assistindo à televisão com a família, é interessante optar por um sofá bem confortável e que acomode a todos. Além disso, vale a pena investir em uma boa TV e posicioná-la de frente ao sofá.

Porém, se a intenção é receber convidados, o ideal é incluir poltronas de frente ou de lado ao sofá principal. Isso facilitará a socialização entre todos.

Delimite os espaços

Hoje em dia, é bastante comum integrar a sala de jantar à de estar. O conceito aberto está em alta e a união desses dois ambientes permite que as confraternizações se tornem mais dinâmicas e inclusivas. Além do mais, traz uma forte sensação de amplitude ao espaço. Por esse motivo, a integração é ainda mais interessante em casas e apartamentos menores.

Para isso, deve haver uma unicidade de estilo decorativo. Para potencializar a impressão de amplitude, aposte em um único tipo de revestimento para os dois ambientes. Ao escolher porcelanato de grandes formatos, esse efeito se tornará ainda mais forte.

Contudo, é interessante delimitar os ambientes. Ou seja, fazer com que fique nítido até onde vai a sala de estar e começa a de jantar, mesmo que não haja qualquer divisória ou obstáculo entre os espaços.

Uma forma muito simples e eficaz é utilizar um tapete sob a mesa de jantar e outro sob o sofá. Eles devem ser diferentes, mas harmoniosos entre si. Outra dica é utilizar a mesma paleta, mas com tons mais claros para uma e levemente mais escuros para outra.

Outra forma interessante é destacar uma parede da sala de estar (a de trás da TV ou do sofá, por exemplo) e outra da sala de jantar (como a de trás do aparador ou buffet). O revestimento deve ser diferente, mas que combine, para não destoar no ambiente integrado.

Utilize elementos decorativos versáteis

Os quadros são uma excelente forma de enriquecer a decoração sem ocupar espaço. Portanto, escolha imagens que têm a ver com a proposta decorativa escolhida e faça uma composição de quadros na sala.

Espalhar livros e plantas em pontos estratégicos também é uma maneira de não errar no décor, pois são elementos que combinam com qualquer estilo. Outra vantagem é que eles preenchem o lugar sem desviar a atenção dos pontos focais.

Como você viu, não é difícil criar uma bela decoração de sala. Para acertar, basta ter atenção aos detalhes que listamos ao longo do post e seguir nossas dicas. Desse modo, você terá um ambiente aconchegante, funcional e com um aspecto incrível.

Quer mais ideias? Então, confira o Pinterest da Roca Cerámica e se inspire!

Compartilhe:

Relacionados