Mix and match: 5 dicas de como aplicar na arquitetura

mix and match

Um conceito que já é popular na moda, mas está ganhado espaço na decoração de ambientes e arquitetura, é o mix and match. Com a ideia de criar composições misturando elementos combinados, a fim de alcançar um resultado único, essa tendência oferece muitas possibilidades para melhorar um projeto de arquitetura

Neste post, saiba exatamente como esse conceito funciona e como buscar referências para aplicá-lo. Veja também como planejá-lo na prática, especialmente na escolha dos tipos de acabamento. Boa leitura! 

O que é mix and match na arquitetura?  

Basicamente, o mix and match se refere a uma combinação de elementos diferentes, com a proposta de gerar resultados surpreendentes. Na moda, ele pode ser a mistura de peças de vários estilos ou tecidos. Já em uma casa, está presente tanto na decoração quanto na arquitetura, por meio de materiais escolhidos, como estampas, cores e móveis. 

Dessa forma, sua aplicação é uma maneira não só de mostrar a visão do arquiteto ou designer, mas também de usar diversos elementos que os clientes apreciam para criar algo novo, diferente do que possa ter sido usado por outras pessoas. 

Como e onde buscar referências visuais adequadas?  

O mix and match é um trabalho criativo. Por isso, antes de aplicar qualquer coisa no projeto é preciso buscar muitas referências. Afinal, quanto mais se vê, mais ideias podem surgir, fugindo das associações comuns já conhecidas. 

Sendo assim, é importante estar em constante aprendizado para desenvolver um amplo repertório. Para isso, você pode: 

  • acompanhar as tendências de consumo para o ano
  • buscar inspirações em filmes e séries que apresentem estilos marcados de arquitetura que possam ser comparados; 
  • estudar história e conhecer as soluções de arquitetura empregadas em diferentes lugares do mundo; 
  • ver livros e revistas de arquitetura; 
  • seguir canais, influencers e sites altamente visuais, como Pinterest; 
  • realizar uma pesquisa para detectar os gostos específicos dos clientes. 

Como planejar um mix and match sensacional com 5 dicas?  

Depois das referências, chega a hora de planejar o mix and match. Para isso, é importante seguir alguns passos para completar o seu projeto com qualidade. Confira! 

1. Escolha o ponto focal 

Depois de captar o máximo de referências, é importante definir um tema central para a proposta, que esteja de acordo com as expectativas do cliente, a fim de guiar todos os outros elementos. Nesse caso, sendo um mix and match, é possível pensar em estilos. 

Por exemplo, em se tratando da casa de um casal, no qual uma pessoa gosta de arquitetura clássica e a outra do conceito industrial, essas serão as duas bases a serem trabalhadas juntas. 

2. Pense em combinações 

A partir do ponto focal, você pode começar a determinar combinações. Ou seja, dentro de cada universo, quais elementos se destacam e conversam de forma harmônica com os de outro estilo. No caso do exemplo acima, podemos falar de mármore combinando com aço ou cimento queimado, duas características fortes do estilo industrial. 

3. Selecione cores e padrões 

Na hora de selecionar cores e padrões, existem as combinações tradicionais, como preto e cinza para um conceito urbano e industrial ou branco e bege para o clássico. Mas com a ajuda das referências, é importante ir além e buscar mais ideias para fugir do óbvio. Por exemplo, o dourado está presente em vários elementos decorativos e conversa com esses dois estilos. 

4. Escolha os espaços 

Pode ser que o conceito de mix and match seja aplicado na casa inteira ou em apenas um espaço específico, como a piscina. Nesse caso, é importante estudar quais são as áreas a serem trabalhadas para saber como usar as escolhas em cada espaço, resultando em um conjunto harmônico que converse com os outros ambientes — especialmente se apenas um espaço for modificado. 

5. Determine os acabamentos 

Escolher os revestimentos são um dos aspectos mais importantes do projeto, pois é quando todos os outros elementos do planejamento se reúnem no produto final. Sendo assim, para escolhê-los bem é importante considerar uma série de fatores, como: 

  • padrões; 
  • texturas; 
  • cores; 
  • materiais; 
  • sensações. 

Com isso, é importante observar quais são as melhores escolhas para os diferentes ambientes. Afinal, nem todo revestimento do piso e do teto vão conversar harmoniosamente. Por isso, é importante ter o cuidado para não escolher peças que vão contrastar de forma negativa. 

Mix de revestimentos: o que combina de verdade? 

Para encontrar o mix and match ideal nos revestimentos, vale a pena considerar melhor alguns elementos que vão formar parte dele. Confira alguns a seguir! 

Cores contrastantes 

Por regra, as cores claras transmitem tranquilidade, além da sensação de paz e limpeza. Já as cores escuras são elegantes e ligadas à sobriedade. Por sua vez, cores quentes dão a sensação de conforto, enquanto as frias relaxam e são mais neutras. 

Diante disso, entender as combinações e saber trabalhar com o contraste é uma boa forma de manter o equilíbrio, sem abrir mão da originalidade. 

Por exemplo, em um banheiro que pede cores claras e frias, ideal para usar o mármore, é possível complementar o aconchego com tons brancos nas paredes e porcelanato que imita madeira para o piso, criando um ambiente rústico e agradável. Já optar pelo mármore negro cria um ambiente mais frio e moderno. 

Combinação de texturas 

A textura também é outro aspecto a se considerar nos revestimentos, pois também gera contraste e harmonia. Para ambientes internos, por exemplo, a combinação de textura lisa no piso com pedras na parede pode criar um visual interessante. 

União de materiais 

Dentro de um estilo ou com estilos diferentes conversando, a união de materiais diferentes também pode criar um mix and match único. Por exemplo, nas paredes com aplicação de azulejos ou porcelanatos que imitam esse material, até o uso do rejunte certo com cores variadas pode ser uma composição harmônica, como no caso de rejunte grafite com estampas geométricas. 

Falando em materiais, você pode combinar também estampas variadas em um mesmo material. No exemplo dos porcelanatos, é possível encontrar linhas que aparentam madeira, terracota, mármore, pedras, entre outros. Assim, você aproveita as vantagens de um mesmo componente, que visualmente vão parecer dois elementos completamente diferentes, resultando num mix and match perfeito. 

A tendência mix and match chega para expandir os horizontes da decoração e arquitetura, com combinações originais de materiais, texturas, estampas e cores a partir de um estilo ou entre dois tipos que, a princípio, não se conversam. Assim, é importante buscar referências e aprender a unir materiais, até mesmo nos menores detalhes, a fim de criar uma composição harmônica e agradável. Para isso, é interessante trabalhar com revestimentos que ofereçam várias possibilidades, como o porcelanato, que inclusive aparenta outros materiais. 

Gostou do post e quer saber como os porcelanatos favorecem as melhores combinações para o mix and match? Confira o catálogo da Roca

Compartilhe:

Relacionados