Roca responde: SuperFormatos – ferramentas, transporte e armazenamento

Apesar da Roca Brasil Cerámica confeccionar os SuperFormatos desde 2018, ainda existem algumas dúvidas sobre esse produto. Por isso, iremos compartilhar essas informações em dois textos para responder às principais questões.

Neste, iremos falar sobre as ferramentas, transporte, armazenamento e corte dos SuperFormatos.
Continue a leitura e acompanhe!

Ferramentas específicas

Para o manuseio, corte e instalação dos SuperFormatos, são necessárias ferramentas específicas. Assim, é possível garantir movimentação segura, cortes perfeitos e assentamentos corretos. Confira a seguir as principais ferramentas:

01. Bancada


Esse é o primeiro item para o trabalho com SuperFormatos. Normalmente, recomendamos aquelas confeccionadas em alumínio ou com tampo em MDF. Porém, o mais importante é que sejam robustas, niveladas e com base firme, uma vez que a precisão do corte está diretamente ligada ao apoio da peça na bancada.

02. Cortador para SuperFormatos

Com ele, é possível riscar a peça de forma contínua e realizar cortes retos. Em seguida, basta utilizar o alicate de separação e aplicar uma pressão gradativa na área demarcada, até que ocorra o destaque das partes e, consequentemente, o corte.

03. Sistema de movimentação

Para a movimentação dos SuperFormatos, o ideal é utilizar um sistema de réguas com ventosas. Dessa forma, é possível movimentá-los de forma segura e estruturada.

Outra opção, seria realizar a movimentação com o sistema de transporte. Porém, essa alternativa é indicada apenas para locais com piso nivelado.

04. Assentamento

Para o assentamento, são necessárias algumas ferramentas. A primeira delas é um aplicador tipo caixote ou uma desempenadeira para grandes formatos. Com eles, é possível aplicar argamassa na dosagem correta e formar cordões, auxiliando no correto acondicionamento e ancoragem da peça.

Além disso, também é necessário o uso de um clipe, cunha e alicate de aplicação. Juntos, eles realizam o nivelamento, alinhamento e travamento entre as peças.

Transporte e armazenagem

Ao escolher uma transportadora para os SuperFormatos, recomendamos optar por empresas que possuem experiência em transporte de produtos cerâmicos e que disponham de uma estrutura adequada, com caminhão de carga, empilhadeira e mão de obra qualificada.

Já o local de armazenamento precisa ser fechado e seguro, com piso plano, livre de umidade e com espaço suficiente para manobras da empilhadeira.

Cortes

Os SuperFormatos oferecem inúmeras possibilidades de corte. As principais delas são:

01. Corte reto

É utilizado para adequação e dimensionamento da peça nos locais de aplicação. Para realizá-lo, o primeiro passo é apoiar a peça na bancada e fazer as marcações do local em que deseja realizar o corte.

Em seguida, posicione a régua do cortador para SuperFormatos, utilize as ventosas de fixação para dar mais estabilidade e precisão ao corte. Após essa etapa, basta efetuar o risco na peça e utilizar o alicate separador para empregar uma pressão de forma gradativa, até ouvir o estalo do destacamento das partes.

Recomendamos realizar esse processo com o auxílio de uma segunda pessoa. Assim, enquanto uma segura a placa, a outra força para baixo a parte que deseja destacar. Por fim, pode-se lixar o corte com uma lixa de ferro, garantindo um acabamento melhor.

02. Corte circular

Normalmente, esse corte é feito quando há necessidade de inserção de tubulação, luzes e outros elementos através da peça. Antes de realizar esse corte, é necessário que você faça um gabarito, realizando o furo com o auxílio de uma serradeira ou serra-copo para porcelanato. Somente após essa etapa, deve-se colocar a peça em cima da placa e iniciar o furo. Dessa forma, é possível garantir que a serra não irá escapar e riscar o material.

Além disso, é fundamental o auxílio de uma segunda pessoa para adicionar água aos poucos e refrigerar a serra durante o corte. Aqui, também é possível melhorar o acabamento com o auxílio de uma lixa de ferro.

03. Corte retangular

Essa opção é muito comum para a inserção de luzes, caixas de passagem ou acabamentos em cantos e quinas. Para esse corte, é necessário realizar 04 furos nos vértices com a serra-copo e, somente depois, cortar o quadrado ou retângulo com o disco e destacar o pedaço do material que não será utilizado. Do contrário, podem surgir trincas na placa.

Com esse texto, esperamos que suas dúvidas tenham sido respondidas. Caso queira saber mais detalhes, clique aqui e assista aos vídeos do Treinamento Superformatos!

Compartilhe:

Relacionados