Roca responde: como realizar o assentamento e manutenção dos SuperFormatos

No texto anterior, falamos sobre as ferramentas, transporte e armazenamento dos SuperFormatos. Hoje, iremos abordar como fazer o assentamento correto, limpeza e os principais erros no momento da instalação. Confira!

Assentamento

Os SuperFormatos da Roca Brasil Cerámica são produtos de grandes dimensões, retificados e de baixa espessura, o que possibilita a cobertura de grandes áreas, com juntas mínimas. Como resultado, temos ambientes com amplitude e continuidade visual.

Porém, para alcançar esse efeito é fundamental realizar o assentamento de forma correta. A técnica indicada é a mesma utilizada em formatos menores. No entanto, são necessárias ferramentas específicas para a movimentação, transporte e aplicação das peças.

Antes de realizar o assentamento, deve-se verificar se a superfície em que o SuperFormato será aplicado está nivelada, seca e sem obstruir algum eletroduto. Após conferir essas informações, basta retirar o produto dos pallets com o auxílio da régua de movimentação, deixando o tardoz com fácil acesso para aplicação da argamassa.

Em seguida, com auxílio de uma desempenadeira dentada, aplique a argamassa na placa e retire o excesso com os dentes da ferramenta, formando os cordões. Repita esse mesmo procedimento no contrapiso e, com o auxílio da régua de movimentação, deite a peça no local em que será assentada.

Recomendamos colocar a peça com uma distância de 5cm do que seria sua posição final. Assim, você consegue arrastá-la até o local ideal e expulsar o ar dos cordões, aumentando a aderência da placa à superfície. Para complementar, dê leves batidas com um martelo de borracha.

Por fim, retire o excesso de argamassa com uma colher de pedreiro. Agora, para um alinhamento perfeito, basta colocar os clipes do espaçador nivelador entre o revestimento e a argamassa, com um intervalo de aproximadamente 30 cm entre cada um deles.

Após posicionar todas as peças, coloque a cunha nos clipes e, com o auxílio do alicate, faça os apertos necessários para nivelá-las. Assim, você terá alinhamento e nivelamento perfeitos. Outra dica importante é: aguarde 96 horas até retirar os clipes e cunhas. Esse é o tempo necessário para a argamassa secar totalmente.

Limpeza e manutenção

Depois de instalados, é importante aprender a limpá-los da forma correta. De forma geral, os SuperFormatos não exigem muitos cuidados. No entanto, são necessários alguns pontos de atenção.

Na limpeza pós obra, deve-se varrer os resíduos soltos com uma vassoura de cerdas finas. Aqueles que aderiram ao revestimento devem ser retirados com uma espátula de plástico. Caso tenha respingos de tinta, umedeça um pano com Thinner ou Aguarrás e passe sobre as manchas. Em seguida, realize a lavagem com produtos destinados ao pós-obra.

No dia a dia, a limpeza é ainda mais simples. Basta varrer com uma vassoura de cerdas finas e passar um pano úmido com sabão neutro. Para aqueles que utilizam os SuperFormatos em balcões, pias e mesas, recomendamos utilizar um pano com detergente neutro ou álcool. Além disso, evite produtos de limpeza ácidos e esponjas, principalmente nas peças polidas.

Principais erros e falhas de execução

Alguns erros são muito comuns no momento de instalação dos SuperFormatos. Portanto, separamos os principais para que você consiga evitá-los preventivamente.

  • Não utilizar as ferramentas corretas ao realizar o corte, o que pode gerar trincas, lascamento, serrilhado e acabamentos imperfeitos.
  • Não realizar dupla camada de argamassa na hora da aplicação e fazer o denteamento em sentidos diferentes, comprometendo a aderência da peça.
  • Não executar a dessolidarização nas juntas. A longo prazo, pode ocorrer estufamento e desplacamento das peças.

Com essas dicas, esperamos que você tenha compreendido como assentar os SuperFormatos e limpá-los da forma correta. Caso deseje se aprofundar no assunto e aprimorar seus conhecimentos, clique aqui e assista aos vídeos do Treinamento SuperFormatos!

Compartilhe:

Relacionados