Tendências 2024: 6 grandes apostas do morar

O mundo da arquitetura e do design de interiores está em constante evolução e 2024 iniciou com tudo. Este ano, vemos uma fusão da tecnologia avançada e das práticas sustentáveis moldando as principais tendências do morar.

À medida que avançamos para o futuro é provável que vejamos ainda mais inovação e evolução nestes campos. Reunimos uma seleção com os principais destaques e saiba o que envolverá o mercado de decoração, arquitetura e design deste ano.

1. Casas Inteligentes

A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante na concepção dos espaços residenciais ou comerciais. As casas inteligentes estão se tornando uma realidade mais próxima, com dispositivos conectados que permitem aos usuários controlar tudo, desde a iluminação e a temperatura até os sistemas de segurança e os eletrodomésticos (basta usar comandos de voz, smartphones ou tablets). A tecnologia não é mais um elemento estranho ou invasivo na decoração. Pelo contrário, ela se integra sutilmente ao existente, tornando-se parte fundamental do ambiente. Dispositivos como termostatos, iluminação, fechaduras e câmeras de segurança são projetados para serem discretos e esteticamente agradáveis.

As casas inteligentes caminham, lado a lado, com os hábitos e preferências dos moradores. Sistemas de inteligência artificial podem ajustar a iluminação, a temperatura e até mesmo a música ambiente com base nas preferências individuais criam um lugar personalizado e exclusivo.

Como a sustentabilidade é uma preocupação crescente na arquitetura moderna, as casas inteligentes ganham ainda mais notoriedade, pois são projetadas para serem eficientes energeticamente, com sensores que ajustam automaticamente o consumo de energia com base nas condições ambientais. Além disso, o monitoramento em tempo real do uso de energia permite que os usuários tomem decisões informadas sobre como otimizar o consumo.

2. Superformatos para pisos, paredes e móveis

O uso de porcelanatos de dimensões generosas tem se tornado uma tendência significativa. Os Superformatos, disponíveis em 100 x 200 cm, 120 x 120 cm, 120 x 250 cm, 160 x 160 cm e 160 x 320 cm, da Roca Brasil Cerámica, se tornaram escolhas certeiras para pisos, paredes e até mesmo na confecção de móveis, originando um visual moderno e sofisticado.

Em pisos, criam uma aparência limpa e contínua, especialmente em locais abertos. Além disso, são resistentes e de fácil manutenção, perfeitos para áreas com grande movimentação. No que diz respeito às paredes, os porcelanatos conferem uma sensação de requinte e amplitude. Além disso, o porcelanato é imbatível em se tratando de umidade, sendo eficiente em banheiros e cozinhas.

Em 2024, vemos uma tendência crescente no uso de porcelanatos com Superformatos, sobretudo, na movelaria. Isso inclui bancadas de cozinha, mesas e até mesmo armários.

 

3. Móveis Multifuncionais

Com o trabalho remoto e o crescimento dos imóveis compactos, especialmente nas megalópoles, o mobiliário versátil tem tudo para ocupar ainda mais espaço. Designers e arquitetos têm explorado formas inovadoras e materiais modernos para criar peças que não só se adaptam às diversas funções, mas também contribuem para a estética do ambiente.

Apartamentos e casas com espaços mais compactos beneficiam-se particularmente dos móveis multifuncionais: mesas dobráveis, bancos com espaço de armazenamento interno e divisórias que servem como estantes e armários são exemplos de soluções inteligentes para maximizar o espaço em ambientes menores, sem sacrificar a estética ou a funcionalidade.

 

4. Práticas Sustentáveis: Tecnologia Verde e a Natureza Indoor

A sustentabilidade é uma grande tendência para 2024. Isso inclui o uso de materiais reciclados ou sustentáveis, bem como a incorporação de plantas e outros elementos naturais nos projetos. Há uma ênfase na eficiência energética, com mais pessoas optando por aparelhos de baixo consumo e soluções de iluminação de LED.

A tecnologia também está desempenhando um papel na promoção da sustentabilidade. Isso inclui painéis solares, sistemas de irrigação inteligente e termostatos programáveis. Essas tecnologias não só ajudam a reduzir o impacto ambiental, mas também podem economizar dinheiro a longo prazo.

Natureza Indoor: o conceito de biophilic design, que se refere à incorporação de elementos naturais em ambientes construídos, tem sido amplamente adotado na arquitetura e decoração de interiores. Plantas, pedras, madeira e água são elementos frequentemente usados para originar espaços que evocam a sensação de estar ao ar livre. Essa abordagem não apenas melhora a estética, mas também promove o bem-estar físico e mental, reduzindo o estresse e aumentando a produtividade. A criação de jardins internos e paredes verdes é uma maneira eficaz de trazer a natureza para dentro de casa. Esses elementos não apenas adicionam vegetação, mas também melhoram a qualidade do ar, fornecendo oxigênio e removendo poluentes.

Compartilhe:

Relacionados