Very Peri: conheça a cor do ano 2022

Que as cores podem influenciar na nossa vida, todos sabemos. Mas você sabia que a PANTONE 17-3938 Very Peri foi eleita a cor do ano de 2022, especialmente pela sua presença corajosa, que estimula a criatividade e a inventividade pessoais? Pois é, a tendência vem com tudo e promete transformar o setor de decoração durante todo o próximo ano.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como o Pantone chegou à PANTONE 17-3938 Very Peri? Então, vem com a gente!

O que é o Pantone?

O Pantone Color Institute é uma empresa americana, reconhecida entre diversos profissionais da área gráfica, tal como ilustradores, designers e especialistas em comunicação visual das mais diversas naturezas, incluindo os decoradores. O sucesso da marca é tão grande, que seu nome se tornou sinônimo de paleta de cores, em especial, na referência de cor que dita as disposições ao longo de um ano.

O Pantone se tornou a principal referência na indústria da moda, assim como na arquitetura e design de interiores. Isso porque ele fornece códigos para todos os tons possíveis de serem imaginados, o que facilita a construção de tendências nesses setores.

Ela destaca as principais cores sazonais que estão presentes nas passarelas, seleciona a chamada Cor Pantone do Ano, se antecipa e prevê tendências globais de cores e assessora uma grande quantidade de empresas sobre as cores ideais para os seus produtos e para a identidade visual da marca.

Tudo isso é feito com base nas tendências sazonais, em avaliações de psicologia das cores e da consultoria que o instituto faz junto às marcas globais a fim de despertar emoções a partir da sua paleta.

Quais foram as cores dos últimos anos?

As cores do ano de 2021 foram o PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e o PANTONE 13-0647 Iluminante. Ambas são cores independentes, mas que se destacam juntas, expressando praticidade e solidez, ao mesmo passo que é aconchegante e otimista. A intenção foi demonstrar a união perfeita de força e de positividade, elementos fundamentais para o ano que passou.

Em 2020, foi a vez de uma tonalidade bastante atemporal de azul, o PANTONE 19-4052 Classic Blue. Nesse caso, a proposta foi trazer uma cor elegante, mas simples, com qualidades tranquilizadoras e estáveis. O azul é reconhecidamente uma cor de refúgio e o PANTONE 19-4052 Classic Blue é especificamente mais reflexivo, resiliente e confortável.

Já em 2019, foi a vez do vibrante e suave PANTONE 16-1546 Living Coral. Ele comunica calor e nutrição, com um quê de conforto e leveza, ideais para momentos de mudança. A cor do ano de 2019 reflete conexão, intimidade, envolvimento e autenticidade. Foi uma escolha energizante.

O que essa escolha significa?

Agora chegou a hora de entender a escolha da PANTONE 17-3938 Very Peri como a cor do ano de 2022. A tonalidade representa características como confiança, despreocupação, curiosidade, ousadia e espírito criativo.

A proposta é justamente abraçar as possibilidades, com gratidão e com uma nova perspectiva. A ideia é ótima, especialmente para o momento em que estamos vivendo, que exige esperança, otimismo e tranquilidade.

O próprio Pantone definiu a cor em seu Instagram como sendo:

Um azul floral dinâmico, com um subtom vermelho vivificante, mescla a lealdade e a constância do azul com um vermelho violáceo energético. Uma nova cor Pantone, com uma presença inovadora e dinâmica, que encoraja a inovação e a criatividade.

Estamos passando por um momento de transformação e de recuperação da autoconfiança, algo que a pandemia nos deixou como herança. Portanto, à medida que emergimos dessa etapa de isolamento, experimentamos novos padrões e comportamentos.

O PANTONE 17-3938 Very Peri marca exatamente isso, essa mudança, esse recomeço. Nesse novo mundo, o digital é quem abre as portas para uma nova realidade, mais dinâmica, colorida e otimista, características que podemos esperar na imagem de empresas, jogos, passarelas, decorações e assim por diante.

A criação dessa nova cor reflete inovação e transformação em um nível global. Por isso, o novo tom de azul conta com a complexidade da infusão de violeta vermelho, destacando as possibilidades de expansão que estamos prestes a encarar em 2022.

Como é realizado o processo de decisão?

O processo de decisão da cor do ano leva em conta muitos aspectos, em especial as expectativas e tendências para o ano que vai se iniciar. Todos os anos, o Pantone Color Institute™ aciona seus especialistas em busca das novas influências de cores.

Suas referências estão na indústria do entretenimento, em filmes em produção, nas coleções de arte, nos novos artistas, na moda, em todas as áreas do design, nos destinos de viagem populares e assim por diante. Outras fontes de insight também podem ser:

  • novas tecnologias;
  • materiais;
  • texturas;
  • efeitos;
  • plataformas de mídia social;
  • eventos esportivos etc.

Como essa tendência de decoração pode impactar o setor?

Ao longo dos últimos 23 anos, a cor do ano do Pantone influencia diversos setores, desde o desenvolvimento de produtos até o desenho gráfico de novos lançamentos. Por isso, artistas como designers e artesãos estão sempre de olho na sua determinação.

No universo da arquitetura e design não é diferente. Muitos profissionais procuram acompanhar essas tendências para usar em projetos de espaços mais ousados e antenados, cheios de estilo. Isso contribui para uma assinatura mais requintada.

Quando falamos de ambientes empresariais, demonstrar essa atenção pode ser importante para captar aqueles clientes mais antenados. E em casa, pode ser uma ótima oportunidade de dar uma repaginada nos ambientes, deixando o ano que passou para trás e dando as boas vindas ao novo.

Por isso, dá para usar e abusar da cor do ano em detalhes decorativos, em uma parede, nas almofadas do sofá, em móveis ou até mesmo nas peças de tapeçaria. A ideia é conseguir combinar essa proposta com diferentes estilos, como uma decoração provençal, por exemplo, ou investir como estratégia de cores para ambientes pequenos.

E aqui vai uma curiosidade: o Very Peri foi o primeiro tom criado do zero em toda a história do programa de cores do Pantone. Para a companhia, essa é mais uma maneira de refletir sobre as tendências de inovação e transformação a nível global que estamos sendo convidados a vivenciar.

Agora que você já está por dentro do Very Peri e já sabe como utilizar a cor do ano de 2022, que tal compartilhar este post nas suas redes?

Compartilhe:

Relacionados