SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – QUAL A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA PARA A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS?

Você já ouviu falar sobre a bioarquitetura? Esse conceito ganha cada vez mais destaque quando falamos de construção civil e de projetos arquitetônicos de sucesso. E você já vai entender o motivo de tudo isso.

Apostando em soluções ecológicas, sustentáveis e bioclimáticas, a bioarquitetura traz beleza, funcionalidade e conforto para as edificações. Ela une os cuidados com o meio ambiente e a tecnologia em cada espaço. Traz praticidade para as moradias (ou escritórios modernos) ao mesmo tempo em que promove o respeito e a harmonia com a natureza.

O resultado é um ambiente que aproveita os recursos provenientes do próprio local – como a iluminação e a ventilação naturais – e, ainda, gera menos gastos ao fim do mês. Mas o que é preciso para colocá-la em prática e quais são os efeitos dela na sociedade? Confira e se inspire!

O que é a e qual a importância da bioarquitetura?

A bioarquitetura otimiza os recursos da natureza local nos projetos de arquitetura e edificações. Versátil, pode ser aplicada em casas, edificações e espaços comerciais variados.

Sua aplicação faz com que ela traga vantagens econômicas, deixe os ambientes cheios de vida e ajude a manter o equilíbrio entre os seres humanos e a natureza. E esse equilíbrio é cada vez mais importante.

Isso porque o setor de edificações é um dos que mais utiliza os recursos naturais provenientes da natureza. “Ele consome 16,6% do fornecimento mundial de água pura, 25% de sua colheita de madeira e 40% de seus combustíveis fósseis e materiais manufaturados”. (Dados retirados do artigo “Sustentabilidade nas Edificações: Contexto Internacional e Algumas Referências Brasileiras na Área”, publicado em 2007 por Lamberts).

Por isso é tão importante saber mais sobre a bioarquitetura e fazer o possível para minimizar esses impactos naturais.

Benefícios da bioarquitetura

Tendo ciência dos efeitos que as edificações causam na natureza, Solano publicou em 2008 o artigo “A importância da Arquitetura Sustentável na redução do impacto ambiental”. Dentre diversos dados e propostas, o documento expõe que, utilizando os conceitos da bioarquitetura, é possível reduzir de maneira significativa:

  • A emissão de gás carbônico;
  • O consumo de energia elétrica;
  • O consumo de bens naturais, como água, petróleo, areia, minério de ferro, carvão e outros;
  • O volume de resíduos sólidos e líquidos;
  • A necessidade de transporte;
  • O nível de poluição do ar e dos cursos d´água.

Transformando essas informações em números, de acordo com o experimento feito no artigo, foram observadas a:

  • Economia anual de mais de 6.961.700 l/ano de litros de água potável;
  • Redução de consumo de energia elétrica com ar condicionado, chuveiro e iluminação estimada em 10.000 kWh/mês.

Ou seja: o bolso e a natureza agradecem!

Diretrizes do projeto de bioarquitetura

Porém, quais são as diretrizes e conceitos que orientam um projeto de bioarquitetura? Além da valorização da luz e da ventilação naturais – já citados anteriormente, – que ajudam a garantir mais conforto e economia, também são levados em consideração outros aspectos no projeto. São eles:

  • Preferência pela utilização de matérias-primas e materiais ambientalmente certificados. Se possível, usar aqueles que seguem a regra dos 4Rs: renováveis, retornáveis, recicláveis e reutilizáveis;
  • Utilização de energias renováveis, como a fotovoltaica;
  • Gestão eficiente do uso de água durante a edificação e, também, após o término do projeto, buscando por soluções em que haja a utilização da água da chuva e reutilização de águas;
  • Redução de desperdícios na construção, preferindo os sistemas modulares;
  • Pouca movimentação de terra;
  • Evitar a utilização de materiais tóxicos e que consomem muita energia para serem produzidos;
  • Preferência pela arquitetura vernacular, materiais e mão de obra local;
  • Controle e gestão da emissão de resíduos.
  • Valorização da permacultura.

Ainda, é fundamental fazer a avaliação do ciclo de vida (LCA – Life-Cycle Assessment) dos materiais escolhidos para o seu projeto de bioarquitetura. Essa avaliação vai do berço ao berço dos produtos, valorizando aqueles que causam menos impacto ao meio ambiente.

O LCA leva em consideração a obtenção da matéria-prima, passando pela produção e pelo transporte necessário do produto. Também, avalia a frequência de manutenção, a durabilidade do material e se ele pode ser reutilizado e reciclado. Por fim, julga a maneira a qual é feita a disposição final do produto.

Como você pode ver, são vários os processos que envolvem o desenvolvimento de um projeto de bioarquitetura. Hoje, já existem muitas opções viáveis de materiais e empresas que levam a sério todas essas diretrizes. Nós, da Roca, temos orgulho em valorizar a bioarquitetura e de trazer soluções sustentáveis, duráveis e de alta qualidade para os nossos produtos.

REVESTIMENTOS

A fabricação dos nossos revestimentos segue um rígido processo sustentável que colabora para minimizar o impacto ambiental em edificações e projetos arquitetônicos.

Dentre nossas ações, contribuímos para os “5 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global”, que você pode ler por completo para entender como funciona.

Além de oferecer revestimentos altamente duráveis, versáteis e com inúmeras opções de cores, texturas e formatos, temos um extremo cuidado em todo o processo de fabricação dos nossos produtos. Você pode saber mais como funciona todo esse processo no nosso artigo “Sustentabilidade na fabricação de revestimentos contribui para diminuir o impacto ambiental”.

Entendemos o nosso papel na sociedade no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente e nos preocupamos em seguir por esse caminho em todos os nossos processos.

O papel essencial da bioarquitetura na preservação do meio ambiente

Para colocar a bioarquitetura em prática, busque sempre projetar espaços confortáveis e que valorizem o que há de melhor da natureza ao seu redor.

Lembre-se que uma boa iluminação natural faz toda a diferença, que o ideal é apostar em materiais duráveis e que sigam os 4Rs. Também, tenha consciência sobre o desperdício de água, de energia e de demais produtos como um todo, evitando-o ao máximo.

Por fim, a bioarquitetura garante que você ajude na preservação dos recursos naturais ao mesmo tempo em que gera menos despesas ao fim do mês. Todos saem ganhando!

E agora que você já entendeu a importância desse conceito, chegou a hora de fazer boas escolhas! Conte com bons parceiros e compre os materiais necessários em empresas sérias, que você confia, e que valorizam o meio ambiente.

Fonte(s):

https://arquitetoleandroamaral.com/bioarquitetura/
https://www.usp.br/nutau/CD/28.pdf
https://www.aecweb.com.br/revista/materias/o-que-e-bioarquitetura/14771
http://www.i8bioarquitetura.eco.br/materiais-e-metodos.php?idioma=pt-BR
https://www.aecweb.com.br/revista/materias/iluminacao-natural-colabora-para-o-desempenho-e-a-economia-das-edificacoes/10561
Compartilhe:

Relacionados