Roca Academy: entenda a diferença entre os pisos Grés, Semi-Grés e Poroso

No último texto da Roca Academy, explicamos a diferença entre revestimento cerâmico e porcelanato. Mas resumidamente, podemos dizer que os dois produtos diferem-se no processo de fabricação e composição.

O primeiro é resultado da mistura de argila com outras matérias-primas inorgânicas, que são prensadas e queimadas em altas temperaturas. Assim, obtém-se um material com baixa absorção de água, durável e de fácil limpeza.

O porcelanato também se enquadra na categoria de revestimento cerâmico. Porém, ele é composto por materiais refinados e porcelana. Além disso, em sua fabricação o porcelanato é submetido a uma temperatura de queimas mais elevada. Como resultado, temos peças com alta resistência mecânica.

Lembrando que a resistência mecânica corresponde à capacidade do material em suportar o peso sobre ele. No entanto, o que determina o quão resistente a peça será, é a porosidade da massa. Se ela for muito porosa, significa que absorve muita água, o que resulta em um produto pouco resistente.

Logo, a regra geral é: quanto menor a porosidade da massa, menor a absorção de água e maior a resistência.

Representação das camadas que compõem o revestimento cerâmico

O nível de porosidade é utilizado para classificar a massa, assim podemos dividi-la em 05 categorias diferentes: porcelanato, grés, semi grés, semi poroso e poroso. Como já comentamos no texto anterior sobre os diferentes tipos de porcelanato, iremos focar nas diferenças entre grés, semi-grés e poroso.

Grés

O Grés é uma ótima opção para quem procura por um produto resistente e versátil. Sua absorção de água varia entre 0,5% e 3%, o que o torna resistente aos impactos mecânicos, choques térmicos e gelo. Esse último fator está diretamente ligado à absorção de água e ocorre em ambientes onde a temperatura é baixa. Nesse casos, a água se solidifica no interior da massa cerâmica, podendo provocar danos devido ao aumento do volume causado pelo congelamento.

Portanto, quanto menor a absorção de água, maior será a resistência ao gelo. Os pisos Puro Grés e Porcelanatto da Roca são garantidos quanto à Resistência ao Gelo e a Resistência ao Choque Térmica, de acordo com a norma NBR 13818 e NBR 15463. As linhas Maiolica, Flake, Porto e Uno, são alguns exemplares.

Semi Grés

A Roca Brasil Cerámica não trabalha com produtos que se enquadram na categoria Semi Grés. Porém, esses produtos apresentam uma taxa de absorção de água que varia entre 3% e 6%, o que o torna mais frágil em comparação com o Grés.

Apesar da sua resistência inferior, o Semi Grés ainda pode ser uma boa opção para ambientes que não exigem peças que suporte grandes impactos físicos.

Poroso

Como o próprio nome sugere, das 03 massas apresentadas essa é a que possui maior porosidade. Consequentemente, possui menor resistência mecânica e aos choques térmicos.

O índice de absorção desse material é superior a 10%, quase o dobro do Semi Grés e mais do que o triplo do Grés. Porém, isso não significa que seja um material de qualidade inferior ou que não deve ser utilizado.

A cerâmica com massa porosa pode ser uma ótima alternativa para ambientes internos e que possuem pouco tráfego. Por esse motivo, é muito importante avaliar o projeto e analisar qual o produto que atende suas necessidades.

Após esse texto, esperamos que suas dúvidas sobre Grés, Semi Grés e Poroso tenham sido respondidas e você consiga escolher a melhor opção para o seu projeto. Mas lembre-se de sempre ler a embalagem dos produtos para conferir suas especificações.

Qualquer dúvida, estamos aqui!

Compartilhe:

Relacionados