O que é arquitetura humanizada e qual sua importância?

No dicionário, a definição do termo humanizar é bastante clara. Ela faz menção a uma abordagem mais afável, mais realista e, por consequência, humana. Essa prática vem se tornando um recurso importante tanto na facilitação da visualização quanto no entendimento de projetos da chamada arquitetura humanizada.

Seu surgimento se deve, principalmente, por causa da dificuldade dos profissionais arquitetos de se comunicar com os clientes, considerando que eles são leigos na linguagem técnica utilizada. Por isso, pode ser particularmente difícil aderir às ideias, um problema que pode ser resolvido a partir dessa nova abordagem proposta.

Quer entender mais sobre o aspecto humanizado na arquitetura? Então, fique de olho no conteúdo que preparamos!

O que é arquitetura humanizada?

Como você já deve ter ideia, a partir do que leu até aqui, a arquitetura humanizada é aquela que considera todos os aspectos necessários para que o cliente e o profissional “falem a mesma língua” quando se trata do projeto. Assim, eles podem chegar a acordos mais benéficos para ambos, evitando complicações em etapas futuras.

Por projetos humanizados, podemos compreender plantas mais realistas, que excedem a estrutura crua do projeto. Para isso, é importante constar:

  • desenhos mais coloridos;
  • projeção de luz e sombra;
  • texturização;
  • ilustração de elementos e mobiliários, entre outros.

Dessa maneira, os arquitetos podem fornecer projetos mais bem elaborados, sem que o cliente tenha dificuldades de compreender o resultado final. Assim, o material se torna mais didático e os desenhos facilmente visualizáveis por quem interessa: o público final.

Qual é a sua importância?

Se você ainda não está convencido da importância dessa abordagem, confira outras razões!

Satisfação do cliente

Uma das partes mais importantes do processo é que o cliente consiga compreender o projeto. Assim, ele pode solicitar mudanças e compartilhar suas dúvidas. Quando ele olha para o desenho e não consegue comparar com as suas expectativas, as chances de algo dar errado são grandes.

No fim, isso pode gerar uma série de dores de cabeça, o que pode ser traduzido em muitos ajustes ao longo do caminho. Então, para evitar tudo isso, é importante garantir essa conversão do desenho estrutural em uma planta realista para gerar a satisfação do cliente.

Dar vida ao ambiente

Você também percebeu que a arquitetura humanizada está diretamente ligada à realidade, certo? Em outras palavras, quanto mais próxima uma planta puder ser apresentada do resultado final, melhor para a compreensão do cliente.

Logo, ao atribuir elementos como luzes e sombras, texturas e mobiliários no desenho, as pessoas têm uma percepção muito melhor de como os espaços vão ficar. Isso é fundamental para compreender as proporções de cômodos, o jogo de cores, a disposição de divisórias e assim por diante.

Harmonização

Você pode criar um projeto impecável em termos de harmonização técnica, mas a verdade é que você só conseguirá entregar uma arquitetura realmente harmoniosa se ela estiver em consonância com aquilo que o seu cliente deseja. Por isso, humanizar as etapas iniciais é algo tão relevante.

Beleza para todos

Você já deve ter percebido, ao longo da sua trajetória profissional, que a beleza pode ser subjetiva. Por isso, boa parte da satisfação estética do seu cliente estará relacionada a gostos pessoais. Um cômodo colorido e cheio de elementos visuais pode ser lindo no senso comum, mas uma ideia terrível para uma pessoa discreta.

Caso esses aspectos não possam ser devidamente visualizados no desenho, o cliente pode não entender o resultado final até que ele seja concretizado. E aí será tarde para se arrepender ou, no mínimo, gerará grande insatisfação e trabalho para reverter.

Quais são as melhores práticas para implementar a arquitetura humanizada?

Quer saber como aumentar o realismo dos seus projetos e conquistar a arquitetura humanizada? Então, fique de olho nas nossas dicas!

Entender as necessidades do cliente

A primeira etapa diz respeito ao que o cliente está buscando. Por isso, trata-se de um levantamento das suas necessidades. Se não houver a compreensão do arquiteto nessa fase, provavelmente, todas as demais serão desenvolvidas equivocadamente.

Buscar referências

O próximo passo é buscar referências aproximadas daquilo que foi solicitado pelo cliente, afinal, só assim você saberá como colocar a ideia em prática. A intenção, aqui, não é reproduzir uma cópia de outro projeto, mas procurar insights que funcionaram em outros casos e que podem ser replicados e adaptados para o seu cliente.

Usar bons programas

Investir em softwares de qualidade também está entre as melhores práticas para implementar a arquitetura humanizada. Sem um programa com bons recursos, você não conseguirá apresentar com precisão aquilo que pretende fazer, e aí o seu cliente pode ficar em dúvida ou nem chegar a entender a proposta.

Envolver o cliente no processo

Nada melhor do que garantir que o cliente faça parte de cada etapa do processo. Desse modo, ele mesmo poderá fazer interferências quando necessário, seja para optar pelas cores tendência para o outono e inverno ou para dizer que não gostou de alguma estrutura específica.

Revisitar todos os materiais com o cliente

A nossa última dica de boas práticas é que você faça um apanhado de todo o projeto de arquitetura humanizada com o seu cliente, com atenção, especificamente, para os materiais que você pretende utilizar, como texturas, divisórias e elementos de bancadas, cerâmicas e afins. Isso ajuda a evitar contratempos, já que você pode ter uma grande preferência por oxidados na arquitetura, por exemplo, mas seu cliente, não.

Quais materiais mais se relacionam com a humanização?

Os materiais e acabamentos escolhidos para projetos de arquitetura humanizada podem fazer toda diferença na satisfação do cliente. Como o conceito diz respeito a uma abordagem mais realista, é importante que o seu público consiga sentir o aconchego desde a escolha desses materiais.

A neuroarquitetura tem um papel importante nisso, ajudando a optar por cores que vão além de gostos pessoais, e ajudam a criar certos estímulos para aqueles que vão transitar pelos ambientes. Além disso, alguns tons específicos contribuem para aumentar a sensação de conforto.

Projetos humanizados estão bastante relacionados a acabamentos em madeira ou outros elementos mais naturais. Contam com tecidos confortáveis na decoração e, até mesmo, texturas de parede que remetam a ambientes mais aconchegantes.

Depois de todas essas informações, você certamente está mais preparado para desenvolver esse tipo de projeto junto ao seu público. Agora, que tal arregaçar as mangas e colocar algumas dessas ideias em prática?

Ficou com alguma dúvida? Conte-nos nos comentários quais são as suas questões sobre a arquitetura humanizada!

Compartilhe:

Relacionados