Metaverso: a tecnologia usada pela Roca para os lançamentos de 2022

Será que você já teve contato com o metaverso sem perceber? A palavra tem tomado espaços nos noticiários, eventos e planos para empresas que sabem a importância de trazer o futuro para o presente. Por isso, estar atento a essa nova forma de experimentar o mundo é uma atitude que pode render, no mínimo, uma sensação agradável e diferente.

Dessa forma, após a leitura deste texto, você entenderá o que é metaverso, como ele surgiu e está sendo empregado no ramo da construção civil. Além disso, será possível conhecer como a Roca utiliza da tecnologia para apresentar os melhores lançamentos do mercado. Ficou curioso? Continue agora a leitura e conheça!

O que é metaverso? 

Basicamente, para entender o metaverso, é preciso levar em consideração três palavras: integração, imersão e tecnologia. Imagine um mundo virtual, como um videogame, que funciona como um espelho da nossa realidade. Dessa forma, o metaverso é um grande espaço de interação coletiva, viabilizado pela internet e que possibilita a criação de realidades paralelas.

Por mais que, em um primeiro momento, pareça algo distante, esse tipo de proposta já tem seus inícios. Ao pensarmos, por exemplo, no funcionamento das redes sociais, que construímos nossos perfis virtuais, utilizamos fotos, textos e ações que irão expressar a nossa personalidade naquele espaço conjunto. De modo semelhante, isso também ocorre em alguns games.

Porém, a grande novidade que fará o metaverso crescer e se popularizar nos próximos anos, será o desenvolvimento de uma internet mais rápida, com capacidade de processamento para conseguir integrar plataformas. Afinal, a quantidade de dados necessários é alta para a criação de mundos que envolvam mercado de compras, ambientes de trabalho, absorção de informações e modos diversos de interação.

Como isso surgiu?

Se buscarmos no significado do nome, o termo apareceu pela primeira vez já em 1992, na obra literária estadunidense “Snow Crash”, de Neal Stephenson. A temática cyberpunk constrói uma narrativa baseada em torno das ações do entregador de pizzas, Hiro Protagonist. Elas caminham para um mundo virtual, onde o terreno é propício para a criação de uma identidade de hacker samurai pelo protagonista. Assim, essa realidade alternativa digital foi nomeada de metaverso.

Contudo, mundos imaginados e que apresentam outras maneiras de experimentar a vida sempre estiveram presentes na produção artística, seja na pintura, na literatura ou no cinema. Filmes contemporâneos como a sequência de Matrix ou produções de Steven Spielberg.

Na linha do tempo, para chegar ao nível que estamos hoje do metaverso, o jogo Second Life, lançado em 2003, pela Linden Lab, foi um passo importante. A ideia de criar, em 3D, uma simulação de nós mesmos e do que fazemos na vida real, com uso de avatares, não conseguiu se tornar popular na época.

O motivo foi a necessidade de uma conexão de internet muito alta e espaço de processamento de dados. Aliado a isso, a falta de produção de um “ecossistema” que pudesse viabilizar a produção financeira dentro desse universo impossibilitou o investimento massivo para que houvesse a popularização do game.

Atualmente, vários jogos já utilizam de uma tecnologia de metaverso, como o Minecraft, Roblox e Fortnite. Além disso, com a popularização da tecnologia 5G, que viabiliza uma internet mais rápida, e a inserção de grandes empresas nesse mercado, como é o caso do Facebook e do Instagram, o cenário é positivo.

Como o metaverso está sendo empregado pela Roca? 

O metaverso foi um caminho perfeitamente bem encaixado para a apresentação dos lançamentos no que há de mais moderno em revestimentos para o mercado de construção civil. Nesse sentido, a Roca construiu uma plataforma exclusiva e personalizada, com capacidade para que três mil pessoas experimentassem um evento disruptivo e imersivo.

A empresa, a primeira do setor de construção civil a utilizar dessa estrutura do metaverso, começou a divulgar os lançamentos dos portfólios para os principais parceiros e lojistas, promovendo, também, rodadas de negócios.

Para o mercado de revestimento, esse tipo de tecnologia promete se tornar uma prática devido a possibilidade de observar o produto de maneiras mais interativas. Afinal, as diferentes texturas, cores e estampas de cerâmicas podem ser mais bem visualizadas em aplicações de variadas formas de superfícies.

Quais são os principais lançamentos da Roca nesse sentido?

A Avant Première organiza o mármore como uma das grandes estrelas. Afinal, esse produto é um clássico que, com a tecnologia atual, tem muitas possibilidades de tons, incluindo os mais exóticos e impactantes. Além disso, as linhas de SuperFormato, com mais de trinta opções de estamparia, prometem se destacar.

É coerente com a história da Roca Cerâmica o uso de tecnologias de ponta. Por isso, o metaverso destaca o mundo dos formatos inteligentes de revestimento, que inclusive contam com a tecnologia BioSafe, um aditivo que dura por toda a vida útil do porcelanato. Essa vantagem oportuniza a manutenção de uma higienização, com eliminação de 99% de bactérias e vírus.

Dessa forma, pisar em superfícies duráveis, bonitas e de fácil limpeza está ao alcance da versatilidade dos formatos. A sofisticação encontrada nas cerâmicas de apenas 7 mm, menor espessura do mercado, aliada a dimensões do SuperFormato (lâminas de 120 x 120 cm, 100 x 200 cm ou lastras de 120 x 250), é um investimento para pensar na reforma ou construção de apartamentos conectados com o futuro já exercido no presente.

Como eles usam a tecnologia de metaverso? 

Capaz de eliminar as fronteiras do mundo físico e digital, o Metaverso é uma das maiores tendências de tecnologia recentes e foi a solução encontrada pela Roca Brasil Cerámica, para apresentar os lançamentos de 2022.

A tecnologia foi apresentada na Avant Première, em janeiro, e também em stand na Expo Revestir, em março. Na primeira, lojistas e clientes se encontraram online, em um espaço completo que permitia a criação de avatares personalizados para transitar por salas de reunião para rodadas de negócios, auditório para eventos e palestras, além de espaços específicos para a apresentação dos produtos das marcas.

Capaz de emular o mundo real, o metaverso pode transformar a relação com os clientes, como acredita Christie Schulka, Marketing Manager da RocaBrasil Cerámica. “Ter experiências digitais cada vez mais nos possibilita sensações que não são possíveis no mundo físico e nos proporcionam novas experiências prazerosas e inusitadas, então porque não trazer esta vivência para o mundo corporativo?”, questiona.

Como você pôde perceber, o metaverso é a promessa de uma tecnologia que une imersão e integração do mundo coletivo virtual e do mundo “real”. A possibilidade de alta conexão e troca de informações, de um modo dinâmico e inovador, já é uma realidade para a Roca.

Você pode contar essa novidade da construção civil e do metaverso para seus amigos, sabia? É fácil e simples. Então, caso tenha interesse, compartilhe agora este conteúdo nas suas redes sociais.

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