O que você precisa saber sobre a história da arquitetura

roca história arquitetura

A arquitetura envolve tanto a modelagem de um espaço físico dentro de determinadas categorias, métodos e estilos como o planejamento necessário para a elaboração dessa construção, moldando o que a humanidade tem ao seu redor no dia a dia. Além disso, essa é uma forma de manifestação artística das mais antigas.

Não por menos, a história da arquitetura está entrelaçada com a história da humanidade, já que conta muito de como ocupamos o espaço ao nosso redor. Duvida? Então acompanhe este artigo no qual guiamos você por essa trajetória, trazendo um pouco das influências e estilos presentes nas construções atuais. Confira!

Onde começa a história da arquitetura?

Você sabe qual a origem da palavra arquitetura? Assim como muitos outros termos do nosso vocabulário, ela vem do grego e quer dizer, em uma tradução, livre “construtor principal. Assim, um arquiteto de uma obra seria esse construtor principal, dando a direção para a forma final daquela construção.

Contudo, embora a palavra “arquitetura” tenha esse significado, não é fácil apontar quando efetivamente teve início a sua história.

Seja como for, cresce o consenso entre os historiadores de que suas raízes estão vinculadas não só à construção das primeiras habitações humanas fixas, mas também ao erguimento dos primeiros monumentos simbólicos, como esculturas, estátuas e pirâmides — edificações essas cujo objetivo poderia estar relacionado à devoção a alguma divindade, por exemplo.

Logo, esse período, que vai de 2000 anos a.C até 1000 anos a.C, marca o florescer do que veio a ser a arquitetura como conhecemos.

A Arquitetura no mundo antigo: o que restou?

As civilizações gregas, egípcias e romanas são expoentes da arquitetura no mundo antigo, período histórico que compreende desde a invenção da escrita (por volta de 4000 anos a.C) até a queda do Império Romano do Ocidente (no ano 476 d.C).

No Egito Antigo, por exemplo, foram desenvolvidas técnicas que permitiram a construção das famosas pirâmides e outros monumentos enormes, que permanecem de pé até hoje. Tudo isso utilizando materiais como tijolo de barro cozido, pedra e calcário.

Já gregos e romanos são representantes daquilo que se chama de Arquitetura Clássica. Foi com esses povos — que embora diferentes compartilhavam muito em comum — que as construções das mais diversas categorias passaram a ser regidas por rigorosos princípios matemáticos.

O objetivo não era apenas manter tudo em pé, mas alcançar ideais estéticos baseados na simetria e na proporção. Além disso, foi nesses locais que a arquitetura ganhou uma dimensão pública, já que muito dos templos, praças e monumentos construídos eram pensados para levar em conta a participação do público em seus espaços.

Outra característica dessa época são as colunas longas (conhecidas até hoje), bem como o uso do arco e da abóbada. Isso permitiu a construção de obras grandiosas e luxuosas.

Quais os estilos arquitetônicos mais marcantes?

Com a evolução da humanidade (e por consequência, da arquitetura) vários estilos foram desenvolvidos, com cada um deles ressaltando determinadas características ou procurando solucionar questões específicas de cada localidade. Nessa dinâmica, alguns estilos marcaram história e exercem certa influência até hoje, como indicamos nos tópicos abaixo.

Gótico

Com início em meados do século XX no que hoje é a França, esse estilo está presente principalmente em catedrais católicas e privilegia o verticalismo nas construções. Com isso, esperava-se estar mais perto do céu e, portanto, de Deus.

Saíram de cena as colunas grossas e ornamentadas da arquitetura clássica para dar lugar a abóbadas ogivais, que têm sustentação mais simples. Outra característica importante é o aproveitamento da iluminação natural por meio de amplos vitrais.

Moderno

Predominante no século XX, o estilo Moderno combina diferentes características que, em conjunto, buscam se distanciar do que era feito até então. Com isso, a preocupação estética é substituída pela funcionalidade e até certo ponto pela impessoalidade das construções.

Minimalista

Misto de estética e estilo de vida, o minimalismo é marcado pela presença maciça de retas e formas geométricas, além da ausência de ornamentos e elementos rebuscados. Isso costuma ressaltar os espaços vazios dos ambientes internos, dando a impressão de que eles são maiores.

Contemporâneo

Com origem no final do século passado, o estilo contemporâneo é resultado de uma convergência de vários estilos. Desse modo, traz a funcionalidade da modernidade com uma tentativa de personalização dos espaços.

Reflexo do período, esse estilo também se preocupa com a adoção de projetos sustentáveis, como telhados verdes e janelas maiores, que permitem um melhor aproveitamento da luz solar.

A arquitetura no Brasil: quais as características?

Muitos dos estilos apresentados no tópico anterior estiveram presentes no Brasil. Não é difícil, por exemplo, encontrar igrejas em estilo gótico em diferentes pontos do país.

O barroco, com seus inúmeros detalhes e luxo, também marcou época por aqui, principalmente onde havia exploração de ouro e pedras preciosas. Já a influência de Portugal deu margem para o desenvolvimento do estilo neoclássico em muitos locais, com palácios e teatros do século XIX mostrando essas características.

Brasília, por sua vez, é um expoente notável do modernismo, que tem no arquiteto Oscar Niemayer um dos seus principais nomes.

Arquitetura no pós-pandemia: o que mudou?

Como em quase tudo na nossa sociedade, a pandemia trouxe reflexos para arquitetura, o que certamente se refletirá nas novas construções. Com isso, espera-se que os ambientes domésticos tenham mais espaço para escritórios, sejam mais arejados, as áreas externas sejam mais aproveitadas e a preocupação com a higiene esteja sempre presente.

Essas mudanças são reflexo do desejo de se ter um espaço mais aconchegante e acolhedor diante da necessidade de passar longos períodos em casa, com o conforto necessário.

Isso só mostra que a arquitetura está em constante transformação. Novas técnicas e materiais são sempre incorporados, fazendo aquilo era atual até há alguns anos se tornar defasado em pouco tempo, ou o contrário — o uso de oxidados, por exemplo.

É claro que essa é apenas uma brevíssima introdução sobre a história da arquitetura. Para continuar aprendendo sobre o assunto, procure cursos, livros e filmes sobre arquitetura, que ajudarão a ampliar seus horizontes e a aprender mais sempre.

Quer outra forma de saber mais sobre as principais tendências em arquitetura? Assine então nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Compartilhe:

Relacionados